CBD | Departamento de Informação e Cultura

Data and Cultural Analytics Seminar 2024

AGENDA

Data and Cultural Analytics Seminar 2024" é um evento que faz parte da celebração do 10º aniversário do grupo de pesquisa Smart Media & Users, SMU (smartmediausers.org) da Universidade de São Paulo, Brasil, dedicado a investigar o acesso e uso de artefatos digitais na cultura contemporânea explorando métodos digitais.

No contexto dos estudos de software, os objetos de informação e mídia são o foco principal da pesquisa da SMU, usando métodos computacionais, de visualização e outros métodos de ciência de dados para explorar as nuances da cultura digital.

Para este seminário, está programada uma tarde com atividades envolvendo mesas de discussão e uma palestra de Lev Manovich (que entrará virtualmente, por meio do Google Meets), artista, teórico da cultura digital e um dos principais e mais importantes autores contemporâneos nesta área de pesquisa, discutindo destaques de seus livros, como The Language of New Media (2001), Software Takes Command (2013) e Cultural Analytics (2020). Lev Manovich é professor no The Graduate Center, City University of New York, e fundador e diretor do Cultural Analytics Lab.

O seminário está previsto para ocorrer na tarde do dia 7 de junho de 2024 (15h às 19h), no auditório Lupe Cotrim da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), São Paulo, Brasil. Com este seminário pretendemos valorizar e divulgar a discussão sobre Dados e Análise Cultural, chamando a atenção para a necessária perspetiva interdisciplinar e promovendo a colaboração de investigação nacional e internacional neste tema. O professor Alan Angeluci é o organizador desta iniciativa. É do Departamento de Informação e Cultura da ECA/USP e líder e fundador do grupo de pesquisa SMU.

O evento será transmitido pelo Canal da ECA USP

Sobre o grupo de pesquisa Smart Media & Users, SMU, acesse: https://smartmediausers.org/