Ciclo de leituras promove estudos sobre arte e decolonialidade


AGENDA

Série de encontros online e gratuitos é realizada por grupo de pesquisa do Departamento de Artes Plásticas 

 

Cartaz de divulgação do evento, de fundo bege escuro, com informações de data, horário e link para inscrição. No centro, em vermelho, o nome do livro que será lido no semestre. Acima disso, o nome do ciclo de leituras. Na parte inferior, o logo do GMEPAE.
Imagem: Divulgação 
 

O Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE) organiza o ciclo de leituras Arte e Pensamento Decolonial - A Liberdade de Ser e Estar no Mundo. O foco será em temáticas contemporâneas que precisam ser discutidas por educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Os encontros acontecem remotamente, às sextas-feiras, no período da tarde. 

No dia 23 de setembro, às 16h, ocorre o primeiro encontro, em que será discutido o cronograma de leitura e a dinâmica dos trabalhos. O link será enviado por email aos inscritos, que devem garantir sua participação preenchendo um formulário. Os que tiverem 80% de frequência receberão um certificado de participação. A obra que será lida no ciclo é Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano, de Grada Kilomba, mas não é necessário lê-la para esse encontro inaugural. 

O GMEPAE é um grupo de pesquisa ligado ao Departamento de Artes Plásticas (CAP), com coordenação de Sumaya Mattar, professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV). Seu objetivo é investigar, através de projetos de extensão e pesquisa, os fundamentos do ensino das artes nas instituições de ensino de todos os níveis, bem como em organizações sociais e culturais. 

 

Serviço:

Ciclo de leituras Arte e Pensamento Decolonial - A Liberdade de Ser e Estar no Mundo

Data: 23 de setembro, 21 de outubro e 18 de novembro

Horário: 16h

Online, com link enviado para inscritos - Inscrição através do formulário