Personagens ficcionais são tema de aula inaugural do curso de Editoração
Especialistas falam da influência dos universos da ficção em diferentes populações a partir de pesquisa global
Personagens fictícias e sua manifestação na realidade social, práticas culturais e comportamento humano serão temas debatidos entre especialistas, estudantes de Editoração e público em geral na mesa redonda Do livro ao videogame: a memória de personagens fictícias no mundo. O evento acontece no dia 20 de março, das 9h às 12h, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Especialistas irão dividir com participantes resultados de pesquisa sobre personagens da ficção que geralmente são negligenciadas em estudos acadêmicos, mas atravessam fronteiras culturais. A pesquisa foi realizada com 2.500 pessoas distribuídas em 15 países, incluindo o Brasil. As análises serão publicadas em livro na Suíça pela Presses Universitaires de Lausanne, mas já é possível conferir os resultados do estudo.
O debate acontece entre a professora Françoise Lavocat, vice-presidente de Relações Internacionais da Sorbonne Nouvelle, Charlotte Krauss, professora de Literatura Comparada da Universidade de Poitiers, e João Luís Ceccantini, professor do Programa de Pós-graduação em Letras na Universidade Estadual Paulista (Unesp). A mediação do debate será feita pela professora Marisa Midori Deaecto, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA.
Serviço
Do livro ao videogame: a memória de personagens fictícias no mundo
Data: 20 de março de 2025
Horário: 9h
Local: Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Endereço: R. da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo - SP