CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Personagens ficcionais são tema de aula inaugural do curso de Editoração

Especialistas falam da influência dos universos da ficção em diferentes populações a partir de pesquisa global


AGENDA

Personagens fictícias e sua manifestação na realidade social, práticas culturais e comportamento humano serão temas debatidos entre especialistas, estudantes de Editoração e público em geral na mesa redonda Do livro ao videogame: a memória de personagens fictícias no mundo. O evento acontece no dia 20 de março, das 9h às 12h, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. 

Cartaz com imagem de fundo composta por uma pintura em tons de marrom, de um ambiente rural com um céu com nuvens brancas, uma rua de terra em primeiro plano, um morro e um moinho ao fundo à esquerda. No centro estão alinhadas quatro fotos em molduras circulares das pessoas que irão fazer apresentação e mediação. Estão dispostas pelo cartaz ilustrações das personagens Tintim, Alice, Pikachu a Estrela da Morte e o Homem Aranha. No cartaz estão o título do evento, horário, data, local e logotipos de realização e apoio.
Imagem: divulgação/CJE. 

Especialistas irão dividir com participantes resultados de pesquisa sobre personagens da ficção que geralmente são negligenciadas em estudos acadêmicos, mas atravessam fronteiras culturais. A pesquisa foi realizada com 2.500 pessoas distribuídas em 15 países, incluindo o Brasil. As análises serão publicadas em livro na Suíça pela Presses Universitaires de Lausanne, mas já é possível conferir os resultados do estudo.

O debate acontece entre a professora Françoise Lavocat, vice-presidente de Relações Internacionais da Sorbonne Nouvelle, Charlotte Krauss, professora de Literatura Comparada da Universidade de Poitiers, e João Luís Ceccantini, professor do Programa de Pós-graduação em Letras na Universidade Estadual Paulista (Unesp). A mediação do debate será feita pela professora Marisa Midori Deaecto, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA.

 

Serviço

Do livro ao videogame: a memória de personagens fictícias no mundo

Data: 20 de março de 2025

Horário: 9h

Local: Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Endereço: R. da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo - SP