CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão



Estudantes de Audiovisual exibem seus curtas-metragens produzidos na China

Em julho de 2024, através do projeto Looking China, três alunos dirigiram documentários na região de Xinjiang
 


AGENDA

No dia 6 de novembro, às 18h30, no auditório A do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), Bryan Marquini, Cristina Neves e Pedro Nishi exibem os filmes que dirigiram na região de Xinjiang, noroeste da China, em julho deste ano. Os estudantes do curso de Audiovisual produziram curtas-metragens através do projeto Looking China, uma iniciativa da Academia de Comunicação Internacional da Cultura Chinesa (AICCC), sediada na Universidade Normal de Pequim.

Cartaz de divulgação do evento. No topo, há 3 pôsteres de filmes. Da esquerda para a direita: pôster com o desenho de uma paisagem de montanhas cortadas por um rio, com escritos chineses e templos em laranja; pôster com o desenho de uma mulher com cabelos que viram um rio, com o título em português e chinês no topo, em marrom; pôster com a foto de uma mulher chinesa de vestimentas rosas tirando uma foto entre arbustos, com o título em portugês e fonte azul no topo e em chinês e fonte rosa do lado esquerdo. Abaixo dos pôsteres, o título do evento, em fonte vermelha, e data, horário e local do evento em fonte preta. No rodapé, há os logos dos apoiadores do evento. O fundo é branco-perolado.
Imagem: Divulgação/ CTR.

Bryan Marquini apresenta o filme Paisagem, um curta que discorre sobre um templo taoísta em homenagem a Xi Wangmu, divindade capaz de conceder a imortalidade aos humanos que encontrarem total equilíbrio com a natureza. Rio Mãe, de Cristina Neves, é sobre o rio Karez, um rio subterrâneo em Xinjiang que leva vida ao deserto do povo uigur. Pedro Nishi apresenta o curta Primavera na Casa de Mudan, que tem como tema central o reencontro entre uma jovem chinesa e sua família com um amigo brasileiro após oito anos de afastamento. 

 

Sobre o projeto Looking China

No projeto, 100 estudantes de cinema do mundo todo são convidados para irem à China e cada um dirige um documentário de 13 minutos com a ajuda de um estudante-produtor chinês, em diferentes províncias do país. Os grupos formados na China são, em geral, compostos por 10 alunos de diferentes países, e, sob a supervisão de um professor estrangeiro, devem realizar o documentário em 17 dias

A ideia é promover o intercâmbio, comunicação e cooperação intercultural entre diferentes países e a China. O CTR é parceiro do programa desde 2016. Em 2024, os estudantes ecanos foram orientados pela professora Cecília Antakly de Mello, e produziram seus filmes entre 20 de junho e 6 de julho.

 

Serviço

Sessão Looking China

Data: 6 de novembro de 2024

Horário: 18h30

Local: Auditório A do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Prédio 4 - Cidade Universitária, São Paulo, SP

 

Agenda de Eventos