CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Presença e atuação de cineastas negros e negras no audiovisual é tema de aula magna

AGENDA

Cristina Amaral relata sua trajetória e Heitor Augusto apresenta pesquisa realizada em parceria com a Cinemateca Brasileira

Uma composição de duas fotos com enquadramento de peito e rosto.  À esquerda, Cristina Amaral, uma mulher negra, com óculos escuros de armação oval, cabelos curtos e pretos, casaco preto e blusa azul. Ao fundo estão alguns galhos de árvores. À direita, a foto de um homem negro sorrindo, com cabelos curtose e barba. Ele usa uma camisa laranja, um colar de contas colorido. O fundo é branco.
Reprodução / arquivo pessoal

Apesar do avanço dos debates sobre a importância de políticas para garantir a diversidade em todos os âmbitos da sociedade, cineastas negras e negros ainda são minoria na realização de produções cinematográficas. Essa discussão tem ganhado mais espaços no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA, que sedia no dia 30 de abril, às 14h30, no Auditório A do CTR, a aula magna Cineastas negros/as no Brasil e a trajetória singular de Cristina Amaral.

A aula será ministrada pela própria Cristina Amaral, uma das mais longevas cineastas mulheres em atuação, que formou-se em Cinema pela ECA e participou de uma longa lista de filmes e curtas, principalmente como montadora. No início do evento, o pesquisador Heitor Augusto apresentará a pesquisa recém lançada Cinemateca Negra, criada pelo Nicho 54, instituto que fomenta a inserção de profissionais negros e negras no audiovisual brasileiro.

O evento é organizado pelo Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), que, neste ano, recebeu sua primeira leva de discentes cotistas. A aula magna também tem o apoio do Cineclube Vânia Debs.

Serviço

Aula magna: Cineastas negros/as no Brasil e a trajetória singular de Cristina Amaral

Data: 30 de abril de 2024

Horário: 14h30

Local: Auditório A do CTR. Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443. Cidade Universitária. São Paulo, SP.