Pesquisadoras ecanas inauguram série Encontros Brasileiros IEB-Cinusp

AGENDA

Negros nas telas: questionando padrões de representação dos corpos nas artes plásticas e no cinema é o debate inaugural da série Encontros Brasileiros IEB-Cinusp, parceria entre o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e o Cinusp, sala de cinema da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

O primeiro encontro tem como mote inspirador, sugerido pelo IEB, o Estudo para A Negra (1923), de Tarsila do Amaral, desenhos de Di Cavalcanti e outras obras do modernismo brasileiro do período entreguerras e, indicado pelo Cinusp, o curta-metragem Uma Noite sem Lua (2020), da artista visual Castiel Vitorino Brasileiro, e a versão recentemente restaurada em 4k e ainda pouco exibida do longa-metragem A Rainha Diaba (1974), de Antônio Carlos Fontoura. O evento conta ainda com uma pequena exposição do IEB com o estudo de Tarsila do Amaral e outras obras do acervo da instituição, que serão discutidas no debate logo após a sessão de filmes.

Cena do filme. Pessoa negra, cabelo crespo baixo, aparentemente uma coroa prateada na cabeça. A pessoa usa sombra verde, batom vermelho e vários colares. Está encostada na parede e olha para o lado aparentemente reflexiva. Na parede há desenhos feitos com linhas verdes
O ator Milton Gonçalves em Cena de A Rainha Diaba (1974). Foto: Reprodução / CinemAção

O debate conta com a participação de três ecanas. A professora Liliane Benetti, docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), a pesquisadora Eliane Pinheiro, doutoranda do PPGAV e Mariana Queen Nwabasili, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA).

Para assistir ao debate no IEB, basta se inscrever de 9 a 21 de novembro no site do Instituto, preenchendo um breve formulário e anexando os seus respectivos comprovantes de ciclo vacinal completo com reforço por meio do link de inscrição.

Serviço:

Data: 22 de novembro

Horário: exibição do filme A Rainha Diaba (Cinusp) às 15h, debate (IEB) às 17h30

Local: Cinusp (Rua do Anfiteatro, 181, Colméia - Favo 04 Cidade Universitária
São Paulo, SP) e Sala Marta Rossetti Batista do IEB (Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Butantã, São Paulo - SP)

Formulário de inscrição para o debate