V Colóquio Internacional de Cinema e História

AGENDA

O V Colóquio Internacional de Cinema e História acontece de 7 a 9 de dezembro e dá sequência nos debates realizados em suas edições anteriores. O evento pretende reafirmar a relação entre Cinema e História, que é tema frequente em debates acadêmicos desde 1970, graças aos estudos do historiador Marc Ferro, que iniciou as pesquisas cujas metodologias dão aos filmes status de documento, reconhecendo seu potencial como fonte para conhecimento historiográfico. Outros nome que deram continuidade ao desenvolvimento desse campo foram Pierre Sorlin, Michèle Lagny, Antoine De Baecque, Christian Delage, Sylvie Lindeperg, Robert Rosenstone, Tom Gunning.

Imagem do filme Um Homem sem Importância. Um homem jovem, branco, de cabelos escuros cacheados e curtos e sem camisa, olha para algo fora do enquadramento enquanto outro homem o olha e toca em seus ombros. Este segundo homem é jovem, tem traços orientais, barba e cabelos escuros, lisos e compridos, e usa um kimono escuro.
Oduvaldo Vianna Filho e Katsuo Kon em cena de Um Homem sem Importância (1971). Imagem: Reprodução/ IMDB.

No Brasil é destacada a importância de Ismail Xavier, que valoriza a análise estética relacionada aos aspectos políticos e culturais propostos pelos filmes que trabalha. Os colóquios de Cinema e História irão partir do ponto que aproxima esses autores, que é o fato de todos eles partirem da análise fílmica para refletir sobre questões políticas, socias e culturais das sociedades.

A programação do V Colóquio irá contar com a realização de conferências plenárias, a exibição do filme Um Homem sem Importância (Alberto Salvá, 1971), seguido de debate, e mesas temáticas com convidados:

• 1) Violência, raça e gênero;
  • 2) Narrativas fundacionais;
  • 3) O cinema e as modernidades;
  • 4) Os arquivos e as perspectivas historiográficas.

O evento pretende, com a realização das mesas, gerar debates, atualizações metodológicas e compartilhar resultados recentes de pesquisas na área de História e Cinema.

Para saber mais, entre no site do V Colóquio Internacional de História e Cinema e acesse a programação completa.

Serviço:

V Colóquio Internacional de História e Cinema

Data: 7 a 9 de dezembro

Horário: Consulte a programação

Local: Auditório Lupe Cotrim (Prédio central da ECA, 1º andar), Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo - SP e CINUSP Paulo Emilio – Colmeia Favo 4 – Rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo - SP

Será obrigatório o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinaça contra covid-19

- -
Auditório do CMU - Departamento de Música da ECA Oficina "Percussões: recursos e sonoridades"
- -
Auditório da Faculdade Arquitetura e Urbanismo (FAU) Desenvolvimento urbano e tecnologia das cidades são temas de evento do PROLAM