Oficina de dança: Bumba Meu Boi da Floresta
Encontro apresenta ao público as tradições do universo do Bumba Meu Boi
No dia 31 de maio, das 9h às 12h, acontece no Departamento de Artes Cênicas (CAC) a Oficina-Encontro de Cultura Popular Bumba Meu Boi da Floresta. Trata-se de uma oficina que propõe uma vivência prática do Bumba Meu Boi, dança circular em que a maioria dos personagens se movem, cantam e tocam de forma simultânea.
A oficina será ministrada por Nadir Cruz e Talyene Melônio, do Boi da Floresta de Mestre Apolônio, grupo da cidade de São Luís (Maranhão) com mais de 50 anos de tradição.
O evento pretende ser um dos pontos de partida que contribuem para os vínculos de inclusão e pertencimento em relação aos diferentes indivíduos que ocupam a USP. A ideia é conduzir os participantes ao universo do Bumba Meu Boi, dando a oportunidade de experimentarem movimentos e saberes desta tradição. Também haverá momentos de conversa com as mestras durante a execução da atividade.
O encontro-oficina é parte do projeto Cantar, Dançar, Batucar: Encontro com Mestres(a)s, articulado pela professora Andréia Nhur, do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA, com apoio do Edital Santander de Incentivo às Artes e Esportes. O projeto pretende reconhecer e compartilhar saberes de populações historicamente excluídas, por meio de expressões artísticas oriundas de tradição indígena e afrodiaspórica.
Para participar da oficina-encontro, basta preencher o formulário de inscrição.
Serviço
Oficina-Encontro de Cultura Popular Bumba Meu Boi da Floresta
Data: 31 de maio
Horário: 9h
Local: Teatro Laboratório do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA
Endereço; Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Prédio 7, São Paulo, SP