CAC | Departamento de Artes Cênicas



EdA exibe história do vestuário brasileiro do século 16 ao 19


AGENDA

Exposição reúne mais de 80 peças produzidas a partir de pesquisa sobre trajes históricos

 

Até 1º de setembro, o Espaço das Artes (EdA) sedia a exposição Modas e Vestires no Brasil do Século 16 ao 19: uma experiência pedagógica com trajes brasileiros. “São mais de 80 trajes que ajudam a contar a história do vestir no país, através de protótipos em algodão de trajes militares, eclesiásticos e civis”, contam os curadores Fausto Viana e Isabel Italiano, respectivamente professor do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA-USP e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. 

 Foto de um manequim sem cabeça e de costas, trajando  vestido longo na cor creme. O vestido possui mangas curtas adornadas com duas camadas de renda que seguem até uma amarração cruzada com cordão no centro das costas, que desce até um laço na altura da cintura. A saia do vestido tem pregas na cintura, é ampla e volumosa, com camadas, e uma cauda se estende pelo piso para o canto direito. O piso e o fundo são cinza e no canto superior esquerdo está parte de um refletor que ilumina o manequim.
Legenda: Manequim com um dos protótipos produzidos pelos professores Fausto Viana (ECA) e Isabel Italiano (EACH). Foto: Ronaldo Gutierrez

A exposição é resultado da pesquisa Passando a história para moldes - trajes históricos e seu uso nas artes e na moda, que vem sendo desenvolvida pela dupla de docentes desde 2013. A partir do levantamento de imagens, outras fontes documentais e peças do acervo de coleções particulares e de museus nacionais e estrangeiros, Fausto e Isabel, munidos de câmera fotográfica e fita métrica,  investigaram características como cor, modelagem e costura das roupas. De volta a seus ateliês, eles produziram os protótipos que agora são exibidos no EdA. 

A pesquisa e as peças produzidas deram origem aos e-books gratuitos Para Meninos, Meninas e Suas Bonecas e à série Para Vestir a Cena Contemporânea, voltados para estudantes de teatro, moda, pesquisadores em geral e interessados em cultura brasileira. Além de trazer “reflexões sobre o traje brasileiro, seus modos de produção e sua identidade cultural”, os livros apresentam modelagens e instruções passo a passo para confecção das roupas, em um convite para que as pessoas interessadas criem suas releituras das peças. Em outubro, Fausto e Isabel lançarão mais um livro da série, intitulado Para Vestir a Cena Contemporânea: moldes e moda no Brasil dos séculos XVI e XVII



 

Serviço

Exposição Modas e Vestires no Brasil do Século 16 ao 19: uma experiência pedagógica com trajes brasileiros

Visitação: 16 de agosto a 1º de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h

Local: Espaço das Artes (EdA) Rua da Praça do Relógio, 160 - Cidade Universitária

Entrada Franca

 

Agenda de Eventos