EdA exibe história do vestuário brasileiro do século 16 ao 19
Exposição reúne mais de 80 peças produzidas a partir de pesquisa sobre trajes históricos
Até 1º de setembro, o Espaço das Artes (EdA) sedia a exposição Modas e Vestires no Brasil do Século 16 ao 19: uma experiência pedagógica com trajes brasileiros. “São mais de 80 trajes que ajudam a contar a história do vestir no país, através de protótipos em algodão de trajes militares, eclesiásticos e civis”, contam os curadores Fausto Viana e Isabel Italiano, respectivamente professor do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA-USP e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

A exposição é resultado da pesquisa Passando a história para moldes - trajes históricos e seu uso nas artes e na moda, que vem sendo desenvolvida pela dupla de docentes desde 2013. A partir do levantamento de imagens, outras fontes documentais e peças do acervo de coleções particulares e de museus nacionais e estrangeiros, Fausto e Isabel, munidos de câmera fotográfica e fita métrica, investigaram características como cor, modelagem e costura das roupas. De volta a seus ateliês, eles produziram os protótipos que agora são exibidos no EdA.
A pesquisa e as peças produzidas deram origem aos e-books gratuitos Para Meninos, Meninas e Suas Bonecas e à série Para Vestir a Cena Contemporânea, voltados para estudantes de teatro, moda, pesquisadores em geral e interessados em cultura brasileira. Além de trazer “reflexões sobre o traje brasileiro, seus modos de produção e sua identidade cultural”, os livros apresentam modelagens e instruções passo a passo para confecção das roupas, em um convite para que as pessoas interessadas criem suas releituras das peças. Em outubro, Fausto e Isabel lançarão mais um livro da série, intitulado Para Vestir a Cena Contemporânea: moldes e moda no Brasil dos séculos XVI e XVII.
Serviço
Exposição Modas e Vestires no Brasil do Século 16 ao 19: uma experiência pedagógica com trajes brasileiros
Visitação: 16 de agosto a 1º de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h
Local: Espaço das Artes (EdA) Rua da Praça do Relógio, 160 - Cidade Universitária
Entrada Franca