CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

Projeto Redigir busca alunos da USP para democratizar conhecimentos

Desenvolvida por estudantes da ECA, iniciativa tem vagas para novos voluntários dispostos a trabalhar conteúdos de comunicação

Comunidade

A comunicação é uma ferramenta poderosa de transformação social. Foi pensando nisso que, há 23 anos, o Projeto Redigir trabalha para democratizar conhecimentos da área da comunicação que geralmente circulam apenas em segmentos restritos da sociedade brasileira. Formado por estudantes da ECA, o projeto busca estudantes de todas as áreas do conhecimento da Universidade para atuar como voluntários para os vários segmentos do projeto.

Uma das atividades do grupo é o curso de Comunicação e Cidadania voltado para a população de baixa renda e escolaridade. O objetivo, conforme divulgado pelo projeto, é permitir que “as pessoas possam se empoderar, se comunicar melhor e ter uma participação mais ativa na sociedade”.

Além do curso lecionado, o projeto também dissemina conhecimentos da área da comunicação por meio das suas redes sociais. Assim, conceitos como Storytelling e A jornada do herói se tornam mais acessíveis para o público que os acompanha na internet e ensinam como escrever melhor e compreender a realidade por meio dos textos.

Montagem com diversos conteúdos do Projeto Redigir publicados nas redes sociais: dicas de leitura, curiosidades sobre escritores, curiosidades sobre a Semana de Arte Moderna, explicação sobre o conceito de Jornada do Heroi. As peças são marcadas por ilustrações e montagens fotográficas com predominância de tons quentes, como laranja e amarelo.
Conteúdos do Projeto Redigir nas redes sociais – Foto: Reprodução/Youtube.

Os interessados no trabalho voluntário poderão integrar os núcleos Comunicação, Pedagógico, Institucional e RH. Para mais informações sobre como participar, os interessados devem entrar em contato através dos perfis oficiais do Projeto Redigir no Facebook e Instagram.

Mais detalhes sobre a iniciativa podem ser obtidos pelo e-mail projetoredigir@gmail.com e pelo perfil do projeto no Facebook

Publicado originalmente no Jornal da USP