Cultura e Extensão

Catálogo de Cultura e Extensão da ECA

 

 

Catálogo de Cultura e extensão

 

Confira aqui o CATÁLOGO DE CULTURA E EXTENSÃO DA ECA

 

Ações universitárias de cultura e extensão são importantes canais de diálogo com a sociedade. Ao mesmo tempo em que permitem evidenciar a produção que se articula entre o ensino e a pesquisa, são também uma estratégia para viabilizar o acolhimento de demandas, refinando a sintonia entre a universidade e o interesse público.

Refletindo um amplo espectro de temas nas artes e nas comunicações, a ECA possui um perfil bastante peculiar, uma vez que seu cotidiano está naturalmente voltado para uma intensa efervescência cultural. Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Biblioteconomia, Editoração, Educomunicação, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo: uma diversidade de áreas de formação distribuída em oito departamentos, que, somados à Escola de Arte Dramática e seu curso profissionalizante para formação de atores, reúnem docentes, técnicos e estudantes engajados em iniciativas que buscam efetivamente contribuir para valorizar a sensibilidade e o diálogo no convívio social.

Para além do oferecimento de seus cursos de especialização, atualização, difusão, ou mesmo aqueles na forma de pequenas oficinas – que atendem desde profissionais em busca de aprimoramento em sua formação, até o grande público interessado em adquirir conhecimentos sobre 10 Cultura e Extensão | ECA USP temas específicos –, a ECA propõe programas e projetos que promovem atividades de interação e integração, e também produções artística e midiática, tais como exposições, espetáculos, produções audiovisuais, jornais-laboratório, programas de rádio, podcasts, dentre inúmeras outras formas, que consolidam uma grande variedade de interfaces para compartilhar seus saberes.

É objetivo deste catálogo elencar essa diversidade de atividades. Por meio de sua contextualização junto aos departamentos, intenta evidenciar o forte caráter interdisciplinar da Escola, que também é articulado pelos seus cursos de pós-graduação, Núcleos de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão e Empresas-Juniores. Ao apresentar um panorama de iniciativas voltadas para a produção cultural e ações extensionistas, este conjunto deve também ser entendido como a expressão da relevância e responsabilidade de uma universidade pública frente à sua sociedade mantenedora.