CAC | Departamento de Artes Cênicas

Nota de Falecimento – Armando Sérgio da Silva

COMUNICADOS

É com grande pesar que a Diretoria da Escola de Comunicações e Artes da USP informa o falecimento de Armando Sérgio da Silva, docente aposentado do Departamento de Artes Cênicas (CAC), no último sábado, dia 11 de fevereiro.

Foto em preto e branco de Armando Sérgio da Silva. Ele é um homem idoso, branco, de cabelos brancos e calvos, sobrancelhas e olhos escuros e sem barba. Ele sorri enquanto olha para a câmera. Usa uma blusa grossa e escura sobre uma blusa de tricô listrada.
Professor Armando Sérgio da Silva. Foto: CEPECA

Professor titular do CAC até 2015 – ano de sua aposentadoria –, Armando Sérgio da Silva concluiu graduação em Artes Cênicas (1970), mestrado em Artes (1980), doutorado em Artes (1987) e livre docência em Interpretação Teatral (1999), sempre pela Universidade de São Paulo.

Entre 1983 e 1996, foi Secretário da Educação e Cultura de Mogi das Cruzes, cidade em que criou três importantes grupos de teatro.

Na ECA, formou diversos doutores e mestres. Também fundou, em 2007, o Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator – CEPECA, com o objetivo de desenvolver projetos específicos na área de interpretação. Em entrevista concedida em 2022 ao professor Eduardo Coutinho, Armando Sérgio da Silva afirmou: “ser professor foi a coisa mais importante da minha vida”.

“Perdemos neste final de semana o professor Armando Sérgio, um grande homem do teatro, que tinha um olhar preciso e rigoroso desta arte! Em Mogi das Cruzes, sua cidade, é muito conhecido e reconhecido pela sua atuação na área da cultura. Ganhou prêmios como diretor teatral. Na USP, foi da primeira turma de alunos da ECA e se aposentou como Titular e decano da ECA. Foi muito importante na consolidação da pesquisa prática em atuação, criando o grupo de pesquisa CEPECA, orientando dezenas de dissertações e teses. Como professor, ministrou uma disciplina chave em atuação no segundo ano e, no final, ministrou o Projeto Teatral, o trabalho de conclusão de curso.”

Eduardo Tessari Coutinho, atual coordenador do grupo de pesquisa CEPECA

Com os sentimentos de solidariedade e tristeza, a Direção da ECA manifesta seu profundo pesar aos amigos, familiares e colegas do CAC neste momento tão difícil.

Diretoria da ECA