Pró-Reitoria de Graduação lança novo edital do Programa Unificado de Bolsas

Prazo para docentes submeterem propostas vai até 13 de junho; estudantes de graduação poderão se inscrever em até três projetos a partir de 28 de julho

Vida acadêmica

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) acaba de lançar o novo edital do Programa Unificado de Bolsas (PUB). Na primeira etapa do processo de inscrição, do dia 12 de maio a 13 de junho, docentes que tenham interesse em orientar projetos nas áreas de ensino de graduação, pesquisa, cultura e extensão submetem as propostas no Sistema Juno. Cada docente pode inscrever até três projetos.

Para o aluno ou aluna de graduação interessado em se inscrever em um projeto PUB, é necessário realizar previamente a inscrição no sistema SASe, o módulo de avaliação socioeconômica do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE). O período para inscrições no PAPFE estará aberto de 31 de maio a 30 de junho, enquanto as inscrições no PUB devem ser feitas entre 28 de julho e 12 de agosto, ambas no Sistema JupiterWeb.

Neste ano, estudantes podem se inscrever em até três opções de projetos. As bolsas terão vigência a partir de 1º de setembro de 2021 e serão finalizadas em 31 de agosto de 2022. O pagamento da bolsa no valor de R$ 400,00 é feito exclusivamente em conta corrente do Banco do Brasil em nome da pessoa beneficiada e cadastrada no JupiterWeb.

Para concorrer à bolsa, além da inscrição no PAPFE, é importante ter bom desempenho acadêmico e não possuir vínculo empregatício. Não existe renovação automática e a bolsa não pode ser acumulada com o recebimento de outras bolsas, com exceção dos apoios e auxílios da Superintendência de Assistência Social (SAS-USP). A carga horária de atividades no projeto é de 10 horas por semana, totalizando, no máximo, 40 horas mensais.

A seleção de bolsistas é feita pelo próprio professor ou professora que inscreveu os projetos, por meio da avaliação do perfil acadêmico e socioeconômico. Estudantes com maiores dificuldades socioeconômicas de permanência na USP têm prioridade no processo de seleção.

O Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP) faz parte da Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP.

Para conferir mais detalhes sobre o PUB, acesse na íntegra o edital 2021/2022, disponível no site da PRG.