Comisión de Relaciones Internacionales

Comissão de Relações Internacionais

Pesquisa conjunta da University Global Partnership Network

Por Vitor Freitas

Foto colorida em ambiente externo, de um avião erguendo voo
 Imagem: Unsplash

Até o dia 20 de junho de 2023, estarão abertas as candidaturas para a 12ª chamada de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN), rede formada pela USP, University of Surrey (UoS, Reino Unido) e North Carolina State University (NC State, EUA).

O edital (disponível ao clicar aqui) prevê apoio de até dez mil dólares por instituição a cada projeto de pesquisa conjunta (bilateral ou trilateral) entre as universidades parceiras.

Nesta edição de 2023, serão priorizadas propostas que contribuam para as áreas de pesquisa em:

• Cidades inteligentes / sociedade digital;
  • Enfrentamento à vulnerabilidade social e sanitária;
  • Desafios globais de segurança;

e/ou que sejam multidisciplinares/interdisciplinares no âmbito das ciências, tecnologia, engenharia, matemática, ciências sociais e humanidades.

O edital é voltado aos docentes e doutorandos da USP. Os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade. Pesquisadores de pós-doutorado da USP poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento.

A candidatura deverá ser efetuada por apenas um dos docentes responsáveis pela proposta (da USP, da UoS ou da NC State), exclusivamente por meio de formulário online: https://ugpn.org/members/rcf-application/.

Atenção! Para ter acesso ao edital e ao formulário de inscrição (links acima), o interessado deverá inserir seu nome, sobrenome e email institucional nos campos determinados. Em seguida, será direcionado ao menu “Members” do site da UGPN, sem necessidade de validação por senha.

O resultado da seleção de propostas será divulgado até o dia 31 de agosto. Os projetos contemplados terão vigência de 1º de setembro de 2023 a 31 de julho de 2024.

Mais informações em: https://ugpn.org/members/rcf-guided-notes/.

Quaisquer dúvidas não elucidadas por consulta ao edital deverão ser encaminhadas ao Fale Conosco do Sistema Mundus – Assunto: Editais de Pesquisa Conjunta, ou ao e-mail international.networks@usp.br.

Fonte: AUCANI