Intercâmbio: entenda como fazer parte de sua graduação no exterior

Preparação antecipada é fundamental para conseguir uma vaga de intercâmbio em Universidade estrangeira


intercâmbio
intercâmbio acadêmico
estudar no exterior
convênios internacionais
Seis pessoas, dois homens e quatro mulheres, estão de pé, abraçados um do lado do outro, exceto por um deles, mais à direita, enquanto posam para uma foto. Ao fundo, há um banner de divulgação da Semana de Recepção aos Calouros, nas cores roxa, rosa, amarelo, azul e branco. Nele está escrito, ECA USP, em amarelo, sobre um fundo Rosa, e 2023, em branco. O desenho de um leão rugindo, em azul, está no canto esquerdo
Thaíse Desirree da Silva [vestindo uma blusa vermelha] e estudantes da ECA que fizeram intercâmbio, durante apresentação na Semana de Recepção. Foto: Amanda Ferreira/ LAC ECA

Um dos grandes diferenciais da USP é a quantidade de oportunidades de vivência acadêmica que a universidade proporciona. Mas quais são elas de fato e como aproveitá-las?

Uma dessas possibilidades é fazer um intercâmbio e cumprir parte do currículo no exterior. São disponibilizadas diversas vagas a cada semestre e você pode passar de seis meses a um ano em outro país, muitas vezes com o auxílio de uma bolsa.

Como fazer isso? A Comissão de Relações Internacionais (CRInt) oferece orientação e suporte para estudantes da ECA que desejam fazer o intercâmbio, que pode ser feito tanto com bolsa de estudos quanto sem. A seleção de intercambistas é feita por meio de editais, que podem ser realizados pela própria ECA, duas vezes ao ano, ou pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), a qualquer tempo, com vagas para discentes de toda a USP. Os editais da AUCANI são publicados no sistema Mundus, da USP.

Apesar de estudantes do primeiro ano não poderem se candidatar, é preciso se preparar com antecedência para os processos seletivos. Por exemplo, uma condição dos editais é a necessidade de uma média ponderada superior a 7. Outro ponto importante é o planejamento financeiro. Embora existam programas de bolsa para a realização do intercâmbio, a quantia é um auxílio e não corresponde à totalidade dos gastos durante a estadia no exterior. 

Convênios internacionais

A ECA possui convênios acadêmicos com 53 universidades em diversos países do mundo. Os convênios facilitam a troca de estudantes entre países para cursar parte da graduação. No início de cada semestre, a CRInt publica editais de seleção para intercâmbio nas universidades que possuem convênio com a ECA.

O aluno de Publicidade e Propaganda Eduardo Uemura Biscuola, que fez intercâmbio na Université Lumière Lyon 2, na França, destaca a importância do aprendizado da língua nativa do país-sede da universidade a ser frequentada: “Aproveita esse primeiro ano [...] para estudar outras línguas; então, se já se preparar, depois fica muito mais fácil para conseguir qualquer tipo de intercâmbio”. Vale ressaltar que, para a inscrição nos editais, é necessário ter certificado de proficiência na língua exigida em nível intermediário.

Uma das dicas de Thaise Desirree é se envolver com a universidade. Isso só vai contar pontos para você, seja para conseguir bolsas, seja para você conhecer melhor a universidade e explorar as possibilidades que ela oferece”. Um dos modos de fazer isso e de quebra ter uma experiência internacional é por meio do Programa USP iFriends, cujo intuito é conectar estudantes brasileiros a intercambistas que vêm para a USP.

Ana Carolina Cipriano, ex-aluna de Jornalismo que realizou intercâmbio na Università degli Studi di Roma La Sapienza, na Itália, comenta que se equivocou quanto à ideia de que seria difícil estudar no exterior ou que os editais eram muito complicados. “Eu me arrependi um pouco de não ter feito [o intercâmbio] antes. [...] Demanda tempo, demanda atenção e dedicação, mas vale muito a pena”.

 

Começa agora a se preparar

Para conferir as normas, os critérios de seleção e as dicas para participar do processo seletivo de intercâmbio na ECA, dê uma olhada na seção “Como se candidatar” no site da ECA. Acesse também os materiais de apoio disponibilizados pela CRInt, como a planilha de gastos e os relatórios de estudantes que já realizaram intercâmbio

Nas redes sociais, a CRInt possui uma playlist sobre intercâmbio no Canal da ECA no Youtube. Nela você encontra mais detalhes a respeito da preparação para o intercâmbio, bolsas de estudo e processo de seleção. A comissão também possui perfis no Instagram e um grupo no Whatsapp.

Vale a pena conferir também o site da AUCANI, que tem informações sobre editais, cursos de idiomas, convênios da USP, materiais de apoio, entre outros.

 

 

Foto de capa: Marco López/ Unsplash
Texto original publicado em 31 de março de 2022