CAC | Departamento de Artes Cênicas



Podcast discute vivências em Artes Cênicas

CEPECast já possui quatro episódios lançados e integra o Projeto Ciclo 22 da USP
 

Vida acadêmica

O Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA) acaba de lançar o quarto episódio do CEPECast, podcast criado como parte do Ciclo 22 da USP, que propõe eventos em diálogo com os marcos de 1822, 1922, 2022 e 2122, a fim de refletir sobre o passado, o presente e o futuro do Brasil.

A ideia é produzir 22 episódios no formato de entrevista, retratando as experiências dos pesquisadores e discutindo o universo cênico. Segundo Eduardo Coutinho, coordenador do CEPECA e docente do Departamento de Artes Cênicas (CAC), o podcast quer valorizar o conhecimento adquirido nos 15 anos de existência do grupo e aproximar a pesquisa acadêmica das pessoas que produzem arte. “Mostrar a pesquisa como uma criação, tal qual vivemos na arte, em que aprendemos fazendo, refletindo, escolhendo caminhos”, afirma.

O CEPECA é um grupo de pesquisa que promove o encontro de artistas integrantes da pós-graduação, graduação e colaboradores de diversas regiões do Brasil e do mundo. O projeto funciona como um espaço de escuta e partilha, fomentando a pesquisa e a reflexão sobre a atuação cênica contemporânea

 

Imagem de divulgação do CEPECast. Fundo azul, balões e formas nas cores amarelo e laranja com informações sobre o podcast em primeiro plano. Ao lado direito um desenho de duas mulheres conversando, cercadas de um computador e microfones. No canto inferior esquerdo o logo do CEPECA, com letras na cor azul.
Foto: Divulgação
Os podcasts 

 

Do total de 22 episódios, 4 já foram ao ar. O primeiro traz uma entrevista com o criador do CEPECA, professor Armando Sérgio da Silva e relata um pouco de sua trajetória com o projeto e com a pesquisa.

O segundo e o terceiro episódios são apresentados pelo professor Marcello Amalfi, do CAC, e condensam uma entrevista realizada com Eduardo Coutinho, colocando em cena suas experiências artísticas, em especial com mímica, dança e teatro. 

Em sua fala, o docente ressalta a necessidade de trazer para as pesquisas acadêmicas uma ótica decolonial e antropofágica, além de comentar a importância do corpo e do movimento no fazer artístico. “A Arte Cênica é a arte da presença, onde eu coloco meu corpo para dançar e agir. A dramaturgia precisa ser no corpo”, afirma.

O entrevistado do quarto episódio foi o pesquisador e docente Ipojucan Pereira, que comentou sobre seu percurso no teatro e suas pesquisas em pedagogia, atuação, dança e consciência corporal, com atenção especial para o uso da máscara em peças teatrais.

Novos episódios do CEPECast vão ao ar às quintas-feiras e ficam disponíveis no site da ECA.