Escola de Arte Dramática recebe inscrições para processo seletivo 2023/2024
Inscrições vão até as 12h do dia 10 de novembro; ao menos 20% das vagas serão reservadas para pretos, pardos e indígenas
Até 12h do dia 10 de novembro de 2023, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo 2023/2024 para o Curso de Formação de Atores da Escola de Arte Dramática (EAD), centro tradicional de formação de artistas da cena vinculado à ECA. O curso oferecido pela EAD é de nível técnico e tem duração de oito semestres com aulas teóricas e práticas.
Diferente dos cursos de graduação da ECA, em que o processo seletivo é realizado pela Fuvest, na EAD o processo é conduzido pelo corpo docente da Escola. A seleção conta com três etapas eliminatórias, realizadas presencialmente:
- 1ª. etapa: exame de interpretação com base em cena de livre escolha da pessoa candidata e com duração máxima de três minutos;
- 2ª. etapa: exame de interpretação com base em cena a ser extraída da lista de textos indicados no edital;
- 3ª. etapa: práticas coletivas e atuação. Esta etapa consiste em uma atividade teórica e práticas específicas do trabalho do ator definidas pela banca examinadora.
Ao fim do processo seletivo, 20 candidatos serão aprovados. Ao menos 20% das vagas serão destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.
Para se inscrever é necessário preencher o formulário e pagar uma taxa de 100 reais. Não há possibilidade de isenção da taxa de inscrição.
Consulte o edital para mais informações sobre o processo seletivo.

Sobre a Escola de Arte Dramática
Fundada por Alfredo Mesquita em 1948, um período de transformação cultural na cidade de São Paulo, a Escola de Arte Dramática, mais conhecida como EAD, surge como um projeto de alcance nacional, tomando forma no cenário artístico com a abertura do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1948, e da Companhia Vera Cruz de Cinema, em 1949.
A partir daí, a Escola formou gerações de artistas que se destacaram no teatro, cinema e televisão. A EAD também compreende em seu processo de formação os campos da crítica, dramaturgia, cenografia e figurino. Graças à formação diversa proporcionada pela EAD, foi possível a criação do Teatro de Arena, um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros, composto por artistas formados na primeira turma da Escola.
A EAD foi integrada à USP em 1969, fazendo parte da então Escola de Comunicações Culturais (ECC), atual Escola de Comunicações e Artes (ECA). Inicialmente, a EAD foi inserida no Departamento de Teatro, atual Departamento de Artes Cênicas (CAC), que abriga o curso de graduação em Artes Cênicas, formação de nível superior oferecida pela ECA.
Hoje, a EAD é independente do CAC, apesar de dividirem uma série de instalações físicas, sendo a principal delas o Teatro Laboratório. Mesmo vinculada à ECA, a EAD continuou sendo um curso de nível técnico, preservando a especificidade do seu trabalho pedagógico e artístico.
Saiba mais na página da EAD.