Delegação da Meio University, de Okinawa, visita ECA para propor parcerias
Grupo de professores da universidade japonesa esteve reunido com docentes da ECA e da EACH para falar sobre oportunidades de colaboração entre as três instituições
A Meio University é uma das dez universidades de Okinawa, conjunto de ilhas localizadas ao sul do Japão. É também uma das mais jovens: a universidade foi fundada em 1994 e, em 2010, tornou-se uma universidade pública.
Com uma localização estratégica, próximas à China, Taiwan, Coreia do Sul e Filipinas, as ilhas de Okinawa sofreram forte influência internacional e se desenvolveram em intenso intercâmbio com outras culturas.
Essa vocação para a internacionalização se fez presente na reunião realizada na ECA no dia 2 de agosto, quando uma delegação da Meio University, formada pelo presidente (cargo que equivale a Reitor na instituição) Masanori Sunagawa, por Toi Nakayama, diretor executivo do Center for International Exchange, e pelo professor Ikehara Hideto, esteve na ECA para falar sobre as possibilidades de cooperação entre a USP e a instituição.
Na ECA, a comitiva foi recebida pela professora Cecília Antakly de Mello, presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt), e por Margarida Maria Krohling Kunsch, professora emérita do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). Dois professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) também participaram do encontro: Rosa Yuka Sato Chubaci e Thiago Allis.
O presidente da Meio University contou que a universidade tem cerca de 2 mil estudantes, sendo metade deles oriundos de outras regiões do Japão. A Meio University possui duas grandes faculdades: a Faculdade de Estudos Internacionais e a Faculdade de Ciências da Saúde Humana. Na visita à ECA, a comitiva japonesa esteve particularmente interessada em ações de cooperação junto ao seu bacharelado em Indústria do Turismo.
A professora Cecília lembrou do grande número de estudantes nisseis e sanseis que passam pela USP todos os anos. Professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), ela contou que uma de suas alunas está preparando um curta metragem, em parte animação e em parte live-action, sobre a herança cultural de Okinawa. Para a presidente da CRInt, “será um acordo que certamente irá atrair muitos de nossos alunos”.
Fotos: Amanda Ferreira/ LAC ECA-USP