Em prata, tinta e papel: nova exposição no Espaço das Artes
O Eda inaugura a exposição no dia 16 e a visitação segue até 6 de setembro
No dia 16 de agosto, o Espaço das Artes (EdA) recebe a exposição coletiva Em prata, tinta e papel, que reúne a produção artística de 23 integrantes e ex-integrantes do Grupo de Pesquisa em Impressão Fotográfica (GPIF) do Departamento de Artes Plásticas (CAP), sob coordenação do professor João Musa. A visitação fica disponível até o dia 6 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h.
Além da exposição, o Grupo também promove um ciclo de conversas com integrantes e convidados sobre suas pesquisas entre os dias 21 de agosto e 5 de setembro, nas quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h, no auditório do EdA. As conversas serão sobre os temas edição de fotografias, digitalização de fotografias analógicas, mescla de desenhos e fotografias, subjetividade na reprodução fotográfica, construção textual e fotografia e alteridade entre o fotógrafo e pessoa fotografada. Para conferir a programação completa, acesse o site do Grupo.
Em prata, tinta e papel conta com trabalhos realizados a partir dos conhecimentos em impressão fotográfica gerados ao longo dos anos de pesquisa do Grupo. A abordagem poética da produção pode ser observada tanto em obras finalizadas quanto em provas, bonecos de livros, dentre outras etapas intermediárias dos processos criativos em fotografia.
A exposição realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) tem como apoiador a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Fundado em 2010, o Grupo de Pesquisa em Impressão Fotográfica (GPIF) investiga a fotografia e trabalha, principalmente, com edição e sequenciamento de imagens, consideração de suportes e formatos para a constituição do objeto artístico — como o meio editorial, impressões e ampliações de fotografias, bem como imagem digital —, história da fotografia e cultura visual, digitalização de negativos e diapositivos e reprodução de obras de arte.
Serviço
Em prata, tinta e papel
Abertura da exposição
Data: 16 de agosto de 2024
Horário: 18h às 21h30
Visitação
Data: 16 de agosto a 6 de setembro de 2024, de segunda à sexta
Horário: 10h às 20h
Ciclo de conversas
Data: 21 de agosto à 5 de setembro de 2024, nas quartas e quintas-feiras
Horário: 19h às 21h
Local: Espaço das Artes. Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP