Conhecida por suas performances radicais, Marcela Lucatelli conversa sobre experimentação musical
Cantora e compositora premiada na Europa acaba de lançar Coisa Má, seu primeiro álbum inteiramente em português
Nesta segunda, dia 26 de maio, o Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom) promove uma conversa com a compositora, diretora, artista vocal e performer Marcela Lucatelli. A artista vai falar sobre conceitos e estratégias estéticas que fundamentam a criação de suas experiências musicais, cuja proposta é mostrar como noções tradicionais de sublime e belo se vinculam a opressões de raça, gênero e classe.

Nascida no Brasil e vivendo entre São Paulo e Copenhague, Marcela conquistou reconhecimento internacional por suas performances radicais—sensuais, politicamente carregadas e intransigentemente originais. Suas obras já foram interpretadas pela Orquestra Sinfônica Nacional da Dinamarca, o Ensemble Vocal Nacional da Dinamarca e o Neue Vocalsolisten Stuttgart. Ela já se apresentou em festivais e espaços como o Theatro Municipal de São Paulo, Donaueschinger Musiktage, Copenhagen Opera Festival, WOMEX, entre outros. O trabalho rendeu à artista prêmios como o Carl Nielsen and Anne Marie Carl-Nielsen Talent Prize (2019), Pelle Prize (2021) e o Danish Music Awards de 2023 na categoria Álbum do Ano de Jazz Vocal. Ela acaba de lançar Coisa Má, seu primeiro álbum inteiramente em português.
A Conversa com Marcela Lucatelli acontece a partir das 14h na sala 12 do Departamento de Música (CMU) da ECA. O evento integra as atividades do NuSom, grupo de pesquisa liderado pelo professor Fernando Iazzetta, do CMU.
Serviço:
Conversa com Marcela Lucatelli
Data: 26 de maio de 2025
Horário: 14h
Local: Sala 12, Departamento de Música (Prédio 6)
Endereço: Rua da Reitoria, 215, Cidade Universitária, São Paulo, SP