CMU | Departamento de Música

Música, Performance e Decolonialidade são tema de evento na ECA

AGENDA

Evento discute a superação do eurocentrismo como normatizador das práticas e conhecimentos do sul global

Cartaz do evento com destaque para um grafitti que representa uma pessoa tocando algum instrumento de corda. Em volta do grafitti há a predominância de cores quentes, exceto por uma caixa em azul com a data e horário. As informações do evento estão distribuídas abaixo do grafitti.
Imagem: divulgação

Nos dias 15 e 16 de junho, das 9h às 17h, o Departamento de Música (CMU) da ECA promove o evento Música, Performance e Decolonialidade no Auditório Olivier Toni. Irão se reunir artistas, pesquisadoras e pesquisadores para debater e ouvir muita música. O objetivo do encontro é levantar discussões a respeito das práticas de pesquisa, performance e ensino de música, refletir sobre os pontos de encontro entre essas práticas, além de tratar de discussões dentro do campo dos estudos decoloniais, tema das Ciências Humanas que se desenvolve principalmente na América Latina. Dentro dos estudos decoloniais existem diversos trabalhos acadêmicos e artísticos que tem sido desenvolvidos no CMU, e muitos desses trabalhos serão discutidos no evento.

Este evento possui, assim, o objetivo de discutir decolonialidade em música e em performance musical, trazer novas práticas de pesquisa artística e acadêmica e propor interlocução entre outras linguagens artísticas. Pretende-se também divulgar os trabalhos acadêmicos e artísticos que têm sido desenvolvidos e incentivar estudantes a buscarem a decolonialidade em suas práticas artística, pedagógicas e de pesquisa.

Para participar, basta acessar o site do evento e fazer a inscrição.

15 de junho

9h às 12h: Mesa-redonda: decolonialidade na academia e na música

Convidados:

Luiz Ricardo Queiroz (UFPB)

Thiagsom (USP)

Marília Velardi (USP)

Mediador:

Ricardo Ballestero (USP)

14h às 17h: Mostra Performática + debates

Ivan Vilela

Henrí Brandino e David Xavinho

Karine Viana e Amanda Jacometi