CMU | Departamento de Música



TRIO PLURISONS - Recital Palestra: Práticas performativas na música atual

trio Plurisons


AGENDA

TRIO PLURISONS

O Trio Plusinons – formado pela violoncelista Elise Pittenger, pelo percussionista Fernando Rocha e pelo pianista Alexandre Zamith - é um sub-grupo camerístico do Plurisons, ensemble que contempla instrumentistas de diversas localidades e se dedica exclusivamente à disseminação de repertório contemporâneo.

Elise Pittenger é professora de cello na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também coordena a área de Música de Câmara e o Grupo de Violoncelos, e realiza um projeto de pesquisa sobre música brasileira para violoncelo. Natural de Baltimore, EUA, ela se mudou para o Brasil em 2010 para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos de 2011 a julho de 2015. Elise possui Doutorado em Performance Musical pela McGill University (Canadá), sob a orientação do cellista Matt Haimovitz e Mestrado pela Rice University (EUA), onde estudou com Norman Fischer. Possui também Bacharelado em Literatura pela Yale University (EUA). Elise possui grande experiência em música de câmara, tendo sido integrante do Haven String Quartet (EUA) por dois anos; no Brasil ela tem desenvolvido trabalhos com pianistas Gustavo Carvalho e Rodrigo Miranda, percussionista Fernando Rocha (Duo Qattus) e colegas na UFMG (Sonante 21).

Fernando Rocha é professor de percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com atuação na música de concerto contemporânea e na música popular instrumental. Formado pela UNESP, com Mestrado pela UFMG e Doutorado pela McGill University (Canadá), entre 2015 e 2016 foi artista e pesquisador visitante na Universidade da Virgínia (EUA). Seu trabalho de pesquisa foca na performance de música contemporânea, sobretudo na música eletrônica mista. Ao longo se sua carreira, Fernando tem se dedicado especialmente à performance de música contemporânea, participando, como solista ou membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior (USA, Canadá, Argentina, Uruguai, Chile, Alemanha, França e Portugal). Como intérprete, estreou mais de 50 obras, colaborando com compositores como Douglas Boyce, Lewis Nielson (EUA), Almeida Prado, Silvio Ferraz, Roberto Victorio, Sérgio Freire, Maurício Dottori, Alexandre Lunsqui (Brasil), Nicolas Gilbert, Brian Cherney, D. Andrew Stewart, Geof Holbrook (Canadá), João Pedro Oliveira (Portugal) e Daniel Blinkhorn (Austrália). Já se apresentou nos mais importantes festivais de música do Brasil e também na Argentina, Chile, Uruguai, EUA, Portugal, França, Alemanha e Canadá. Seu trabalho contínuo em música de câmara contemporânea inclui sua participação no grupo Oficina Música Viva, no Duo Qattus (com a celista Elise Pittenger), no grupo Tectum (percussão e eletrônica) e grupo Sonante 21 (ligado ao programa de Pós-Graduação da UFMG). Fernando foi também o fundador do Grupo de Percussão da UFMG, do qual foi diretor por mais de 20 anos e com o qual lançou o CD ‘Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda’, finalista do Prêmio da Música Brasileira em 2005, na categoria Álbum infantil e, em 2019, CD comemorando 20 anos do grupo.

Alexandre Zamith é professor de piano e música de câmara da Universidade Estadual de Campinas. Enfatiza a produção musical dos séculos XX e XXI, bem como a prática improvisatória, tanto instrumental como conjugada a recursos eletrônicos e digitais. Suas pesquisas acerca da música atual o conduziram a vários trabalhos artísticos, com os quais tem se apresentado em diversos encontros musicais e científicos nacionais e internacionais, com destaque para o Performa ’09 (Encontro de Investigação em Performance – Lisboa/Portugal), Composition in 21st Century Conference (Dublin/ Irlanda), Sonorities Festival of Contemporary Music (Belfast / Irlanda do Norte), X Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo e Forum IRCAM / Brasil. Lançou, em 2013, o CD Pianisticontemporâneo, contemplado pelo ProAC (Programa de Apoio à Cultura da Secretaria Estadual da Cultura), com repertório direcionado exclusivamente a obras dos séculos XX e XXI. É Docente na área de piano e música de câmara do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da qual foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música. Sua formação acadêmica inclui doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Financiamnto - Capes), Mestrado em Artes pela mesma instituição (Financiamento FAPESP)  e bacharel em Música Instrumento/Piano pela Universidade de São Paulo.  Desenvolveu também projeto de pós-doutorado pelo Nusom – Núcleo de Pesquisas Sonologia – USP, com financiamento da FAPESP.

Agenda de Eventos