Informe da reunião da Congregação do mês de dezembro

COMUNICADOS
A seguir, um breve relato da 10ª Sessão Ordinária da Congregação da ECA, realizada no dia 15 de mês de dezembro de 2021

Comunicados
  • Esta foi a primeira reunião dos novos representantes discentes de graduação: Danielly Milena Oliveira dos Santos e Léo Vitor Utida;
  • Cultura e Extensão: estão abertas as inscrições para o edital 7º edital Santander/USP/FUSP de fomento às iniciativas de cultura e extensão. O edital na íntegra está disponível na página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP;
  • Finalização do processo seletivo da pós-graduação: em 2022, a ECA receberá 166 novos estudantes de mestrado e doutorado;
  • Relato da reunião do Conselho Universitário: o representante da ECA no CO relatou aos membros da Congregação as principais deliberações reunião do conselho de 14 de dezembro, quando foi aprovado o orçamento da USP para 2022.

Nova representação no IEB
A Congregação da ECA elegeu os novos representantes da Escola no Conselho do Instituto de Estudos Brasileiro (IEB): o professor Mario Videira, do CMU, como titular, e a professora Irene Machado, do CCA, como suplente.

Concursos de livre-docência
A ECA realiza concursos de livre-docência, um título que é concedido aos doutores e doutoras com reconhecida qualidade na docência e na pesquisa. Nesta reunião, os resultados de dois concursos foram homologados: do CMU, na especialidade "Instrumento" e do CTR, na especialidade "Administração e Produção Audiovisual". Novos concursos também foram autorizados no CAP, CAC, CBD, CCA, CJE, CMU, CRP e CTR e foram divulgados na página de Concursos do site da ECA.

Programa de Professor Sênior
O programa da USP é destinado a docentes aposentados que desejam continuar a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na Universidade. Nesta reunião, o pedido de ingresso no programa, feito pela professora Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves, do CCA, foi aprovado. Outros três professores tiveram seus pedidos de participação no Programa de Professor Sênior renovados: Regina Stela Barcelos Machado, do CAP, Dilma Melo Silva, do CCA, e José Coelho Sobrinho, do CJE.

Ingresso nos cursos de graduação da ECA
A Congregação aprovou os editais com as normas de ingresso para portadores de diploma e para transferência interna, ambos para o 1º semestre de 2022; e, ainda, o edital para transferência externa, para o 1º semestre de 2023. As informações serão divulgadas ao público em breve, na página do Serviço de Graduação da ECA.

Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte
Foi divulgado o resultado da eleição para escolha do novo vice-presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Foi eleito vice-presidente da comissão o professor Arthur Hunold Lara, da FAU.

Calendário de reuniões em 2022
As reuniões do Congregação acontecem geralmente na última quarta-feira de cada mês, sempre às 14h. O calendário do próximo ano já foi aprovado e em breve estará disponível na página da Assistência Acadêmica.

A próxima reunião ordinária da Congregação acontece no dia 23 de fevereiro de 2022.

Texto: Assistência de Comunicação e Relações Institucionais
Data de atualização: 22 de dezembro de 2021