CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

Professor da ECA lança livro sobre jornalismo decolonial e América Latina

AGENDA

Livro é resultado de pesquisas de Alexandre Barbosa e discute o lugar do jornalismo na América Latina

Capa de livro azul com o mapa da América Latina em bege. Abaixo estão estendidas quatro mãos de diferentes tonalidades de pele segurando aparelhos de jornalistas, como microfones e gravadores
Capa do livro com ilustrações da aluna de Jornalismo, Aldrey Olegário

O livro Por uma teoria latino-americana e decolonial do Jornalismo será lançado no  painel: Como tirar a América Latina da solidão nos meios de comunicação. Quem assina a obra é Alexandre Barbosa, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). A ilustração de capa é  da estudante Aldrey Olegario, do curso de Jornalismo, e a organização do evento fica por conta da Jornalismo Júnior, empresa dos estudantes de Jornalismo da ECA. O evento acontece no dia 31 de agosto, às 16h, no Auditório Freitas Nobre, no CJE

A publicação foi elaborada a partir de pesquisa de pós-doutorado realizada pelo autor na Unesp entre 2021 e 2022 e apresenta fatores que excluem a América Latina como categoria de seleção e construção de notícias na indústria jornalística. Com o livro, o professor Alexandre atualiza estudos publicados em A solidão da América Latina na indústria jornalística brasileira (2017), resultante de seu mestrado defendido na ECA em 2005, bem como dá continuidade às reflexões de seu doutorado, defendido também na ECA em 2013. A tese analisou mais de 300 edições do Jornal Sem Terra e constatou que a América Latina era uma categoria de seleção de notícias ao longo da história do jornal.

O autor defende que a América Latina é relevante para a imprensa das classes populares e também pode ser para a indústria jornalística. Com a nova obra, a intenção é atualizar os estudos sobre os critérios de noticiabilidade, que é um dos pontos centrais da teoria do jornalismo, a partir do olhar latino-americano e da análise decolonial. E, a partir de estudos decoloniais, apresentar a teoria latino-americana e decolonial do jornalismo como guia de análise da comunicação jornalística feita na América Latina.

O painel de lançamento do livro contará com a presença de Aldrey Olegário e das jornalistas Claudia Alexandre e Karla Burgoa.

É possível adquirir o livro com desconto pelo link da pré-venda no site da editora.

Serviço

Painel: Como tirar a América Latina da solidão nos meios de comunicação e lançamento do livro Por uma teoria latino-americana e decolonial do Jornalismo, de Alexandre Barbosa.

Data: 31 de agosto

Horário: 16h

Local: Auditório Freitas Nobre, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Prédio 2

Endereço: Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, SP