Reitoria antecipa liberação de nove claros docentes para a ECA

COMUNICADOS

O reitor da USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti, anunciou hoje, dia 22 de agosto, ao final da reunião do Conselho Universitário, a antecipação de nove claros para a contratação de docentes na ECA. A decisão se dá após solicitação circunstanciada da Direção da Escola endereçada à Comissão de Claros Docentes (CCD) e encaminhada no último dia 15 de agosto, imediatamente após o recebimento dos dossiês dos Departamentos de Artes Plásticas e de Música.

Em 2022, foram destinados 27 claros à ECA para a contratação de professores, sendo 24 claros em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) e 3 claros em Regime de Turno Completo (RTC). Dessas 27 vagas, somente nove haviam sido autorizadas pela Reitoria até então (8 em RDIDP e 1 em RTC). Para estas vagas, os concursos já estão em andamento e a expectativa é concluir as contratações até o final do ano.

Com o anúncio do Reitor de mais nove claros, será possível adiantar novos concursos para os Departamentos da ECA. Para isso, a Direção designou, no dia de ontem, 21, uma comissão interna com o objetivo de preparar uma proposta de distribuição dos claros entre os Departamentos da Escola. Conforme a Portaria ECA nº 031/2023, integram a comissão as chefias de cada Departamento e três representantes discentes: na Congregação, no Conselho Técnico-Administrativo e na Comissão de Graduação (CG). A comissão será presidida pelo Prof. Dr. Claudemir Viana, presidente da CG. A referida comissão tem 30 dias para apresentar uma proposta de distribuição dos claros docentes, a ser submetida aos colegiados da ECA (CTA e Congregação) para aprovação.

A antecipação dos claros é o resultado claro da parceria exitosa entre a Direção e seus Departamentos, que, espera-se,  possa render novos frutos em demandas futuras.

Diretoria da ECA