Grupos de pesquisa
- Alteridade, Subjetividades, Estudos de Gênero e Performances nas Comunicações e Artes
-
O grupo reúne pesquisadores e pesquisadoras que têm disseminado discussões sobre as temáticas da alteridade, das subjetividades e dos estudos de gênero e performances nas comunicações e artes tanto do ponto de vista de produção bibliográfica, quanto da organização e participação em eventos científicos aderentes à temática, como a organização do encontro Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA.
Líder do grupo: Cláudia Lago
- LLD – Cibernética Pedagógica - Laboratório de Linguagens Digitais
-
O grupo desenvolve pesquisas sobre as novas tecnologias e as mediações educacionais, refletindo sobre as conexões homem/máquina e as interfaces entre a Comunicação e a Educação, com ênfase no trabalho colaborativo, interdisciplinar e multi-institucional. Seus projetos tratam do comportamento comunicativo dos jovens diante da presença das mídias digitais e dos aparelhos celulares, da potencialidade da ciência colaborativa na sociedade em redes e dos movimentos migratórios no contexto da globalização mundial. Atua também no desenvolvimento de plataformas digitais amigáveis para divulgação de trabalhos de pesquisa, de educação, de cultura e extensão e outros temas.
Líderes do grupo: Lucilene Cury
Pelópidas Cypriano de OliveiraClique e acesse a página do grupo.
- Epistemologia da Educomunicação: Fundamentos, Metodologia e Áreas de Intervenção
-
O grupo de pesquisa propõe uma reflexão epistemológica sobre as vertentes do pensamento presentes na constituição do conceito da Educomunicação e a análise sistêmica da produção acadêmica de seus autores e autoras. Neste percurso, construiu um documento intitulado Princípios da Educomunicação, que vem sendo submetido a coletivos de educomunicadores, pesquisadores, discentes e docentes da Licenciatura em Educomunicação, entre outros.
Líder do grupo: Claudemir Edson Viana
- GELiDis – Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação
-
Criado em 2015, o grupo dedica-se aos estudos de linguagem e discursos em diferentes suportes e modalidades. De caráter interdisciplinar, tem como objetivo a investigação sistemática da linguagem verbal e das narrativas ficcionais nos meios de comunicação – seus discursos, suas formas de estruturação, estilos e estéticas, bem como sua distribuição em diferentes plataformas e sua recepção a partir de diferentes modalidades e suportes. Também entra no escopo do grupo o estudo da produção de sentido na construção de identidades geracionais, de gênero e de classe social, bem como da cultura popular nos meios de comunicação.
Líder do grupo: Maria Cristina Palma Mungioli
Clique e acesse a página do grupo.
- Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação
-
O grupo dedica-se a investigar problemas da comunicação contemporânea que se serve das mediações audiovisuais e digitais. Para isso, promove um trabalho de formação nas linguagens em que atua, ao mesmo tempo em que se ocupa de refletir sobre os problemas semióticos da comunicação cultural que incidem sobre esfera sócio-política. Também discute problemáticas da comunicação intercultural; das linguagens do ativismo artístico; dos códigos nas redes de comunicação; dos processos da imersão virtual; dos novos espaços de fronteira e de convívio; das transgressões; enfim, dos discursos dialógicos geradores dos textos da cultura contemporânea.
Líder do grupo: Irene de Araújo Machado
- Labidecom – Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação
-
Fundado em 2014, o Labidecom tem o objetivo de engajar docentes e estudantes de pós-graduação e graduação em atividades de extensão e pesquisa em Educomunicação. O laboratório já desenvolveu oficinas, seminários e outros produtos educomunicativos. No estúdio do Labidecom é gravado o programa de rádio Diversidade em Ciência, apresentado pelo professor Ricardo Alexino Ferreira e veiculado pela Rádio USP.
Líderes do grupo: Roseli Figaro Paulino e Maria Cristina Castilho CostaClique e entre em contato com o laboratório.
- MECOM – Mediações Educomunicativas
-
Grupo voltado à pesquisa, ao estudo e à produção científica em torno das interfaces entre a Comunicação e a Educação – a Educomunicação, a partir da reflexão da mediação dos recursos tecnológicos e informacionais nas práticas educativas em diferentes níveis e ciclos de ensino. Os resultados de reflexões e investigações coletivas são divulgados na forma de artigos, livros, ações em congressos, seminários, palestras, cursos e projetos.
Líder do grupo: Adilson Odair Citelli
- MEMI – Movimentos Econômicos & Migratórios
-
O grupo de pesquisa abriga trabalhos sobre os movimentos migratórios na América Latina, reunindo estudantes de graduação e de pós-graduação do Programa de Integração em América Latina (PROLAM) da USP e pesquisadores em geral. O Brasil tem atraído fluxos migratórios dos mais diversos, incluindo aqueles com origem no Oriente Médio, na África e na própria América Latina. Se os noticiários destacam a crise migratória especialmente na Europa e nos Estados Unidos, o grupo incentiva a discussão sobre a problemática no Brasil. Desenvolve estudos ligados ao tema, por exemplo, sobre o caso dos haitianos em São Paulo, promove cursos, desenvolve projetos de extensão e participa de congressos na área, entre outras atividades.
Líderes do grupo: Lucilene Cury
Amaury Patrick GremaudClique e entre em contato com o grupo.
- Recepção Estética e Crítica de Arte
-
O grupo dedica-se à pesquisa sob a ótica da produção artística e crítica em torno de temas atuais do cenário das artes, em confronto com o estudo da produção crítica que marcou o período da arte moderna na realidade cultural do século XX. Discute questões metodológicas de abordagem da arte, na ótica da sua recepção estética por público especializado, ou seja, o público de contato "face-a-face" com a produção artística. Realiza seminários abertos ao público, visitas de estudo a exposições de arte em museus e bienais e pesquisas de documentação no arquivo da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA).
Líderes do grupo: Lisbeth Ruth Rebollo
Cláudia Fazzolari - OBCOM - Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura
-
O grupo dedica-se à pesquisa sobre censura e liberdade de expressão. Nos últimos anos, passou a se dedicar a outras perspectivas, como as questões de liberdade de imprensa no Brasil. É resultado deste trabalho a consulta de maneira automatizada da série histórica dos relatórios da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Integrante do projeto de pesquisa internacional: Questões de Segurança: Pesquisa e educação sobre a Segurança de Jornalistas em cooperação entre Noruega-Brasil-África do Sul e EUA.
Líderes do grupo: Daniela Osvald Ramos
Carla Risso
Claudia LagoClique e acesse a página do grupo.