ECA

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) é uma instituição pública de ensino superior, vinculada à Universidade de São Paulo (USP) que, em pouco mais de 50 anos de história, tornou-se referência pela excelência de sua produção acadêmica nos campos da Comunicação, Artes e Informação, e pela qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação.

A ECA congrega em sua estrutura oito departamentos de ensino, em que são oferecidos 14 cursos regulares de graduação, entre bacharelados e licenciaturas, e uma escola de nível técnico, responsável por um curso de nível técnico para a formação de atores e atrizes. Tendo se constituído no cruzamento de áreas emergentes do conhecimento, a ECA é, por definição, interdisciplinar, voltando-se tanto à formação profissional como para a carreira acadêmica.

Junto a uma estrutura de disciplinas que dão contam de áreas fundamentais do conhecimento, os departamentos da ECA oferecem disciplinas de caráter nitidamente laboratorial, congregando equipes diversificadas de ministrantes. Os cursos da ECA envolvem a colaboração frequente de professores visitantes, oriundos de instituições nacionais e estrangeiras, especialistas de diversos campos profissionais, jovens pesquisadores ligados a projetos de pós-doutoramento e alunos bolsistas, em estágios supervisionados de graduação ou pós graduação.

Nessas cinco décadas de dedicação ao ensino, pesquisa, cultura e extensão, a ECA formou inúmeros profissionais de renome nacional e internacional, fornecendo ao país parte significativa dos profissionais que atuam nas áreas social e politicamente estratégicas de mídia e cultura, nas instituições artísticas e culturais, museus, grandes órgãos de informação, redes digitais. Com isso, a ECA consolidou seu prestígio como uma instituição que mantém o nível de excelência nas áreas das Comunicações e das Artes também no cenário internacional, o que tem atraído alunos estrangeiros de todos os continentes.

Departamentos de Ensino da ECA-USP

 

Veja também: