“Desenhos Fantasmas”: professor do Departamento de Artes Plásticas inaugura exposição


AGENDA

 

No dia 23 de março, das 11h às 16h, a galeria Bolsa de Arte recebe a exposição Desenhos Fantasmas, que reúne obras de Claudio Mubarac, docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP). Além de ser professor na ECA, lecionando desenho e gravura desde 2004, Claudio também é graduado em Artes Visuais pela Escola. O artista já realizou mais de 160 exposições, dentro e fora do país e, agora, expõe suas obras mais uma vez em São Paulo.

A imagem de divulgação da exposição mostra uma das telas ao fundos. As formas são abstratas e estão na cor laranja e cinza. Centralizado o texto “Claudio Mubarac. Desenhos Fantasmas. 23.03 | 11h-16h. Save the date”. Na parte inferior esquerda da imagem “São Paulo | SP. Rua moutato Coelho, 790. +55 11 999747137” e “www.bolsadearte.com.br”. Ao lado do texto o logo da Bolsa de Arte composto por dois quadrados, um vermelho e outro branco inserido dentro e na parte central do quadrado maior. O texto “Bolsa” está na parte superior do quadrado vermelho e “de arte” na parte inferior.
Legenda: divulgação/ Galeria Bolsa de Arte.

Coordenador do Grupo de Estudos Rotas do Desenho, fundado no CAP em 2020, Claudio tem uma longa carreira artística e acadêmica dedicada à investigação teórica e prática sobre gravura, desenho e técnicas de impressão. Suas obras integram diversos acervos, com destaque para o MAM-SP e Rio, Museu Nacional de Belas-Artes e o Gabinete de Estampas da Biblioteca Nacional da França. O docente também atua como curador, tendo realizado exposições de Oswaldo Goeldi, Madalena Hashimoto e Evandro Carlos Jardim, entre outras.

“Os Desenhos Fantasmas sugerem um percurso possível para o interior da trajetória artística de Claudio Mubarac e nos fazem lembrar de que desenhos não cristalizam seus sentidos, são a um só tempo tênues e aderentes, e de que é possível prospectar, com argúcia e entusiasmo, um terreno tido como demasiadamente familiar”, é o que afirma Liliane Benetti, autora de texto crítico sobre a exposição. Ela faz reflexões sobre o significado do título da exposição — Desenhos Fantasmas — e discorre sobre  o acesso a uma intimidade que antes estava guardada nas paredes do ateliê.

 

Serviço

Exposição Desenhos Fantasmas

Data: 23 de Março (abertura)

Horário: 11h às 16h

Local: Galeria Bolsa de Arte. Rua Mourato Coelho, 790, Vila Madalena, São Paulo