Pós-Graduação | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação foi criado em 2006, com o objetivo de fortalecer a pesquisa e o ensino na área. Tem como pressuposto a formação de pesquisadores e recursos humanos qualificados para o ensino superior e outras instâncias sócio-político-científico-culturais nacionais e internacionais. A internacionalização tem como pauta o incremento do diálogo acadêmico e cultural com outras universidades, ao mesmo tempo em que se reconhece a maturidade das pesquisas desenvolvidas no interior do Programa em condições equilibradas de atividades em parceria. As atividades que vêm sendo desenvolvidas, nos âmbitos dos convênios acadêmicos, com pesquisadores estrangeiros buscam consolidar a pesquisa em temáticas de interesse do Programa, além de incorporar novos temas e inserir docentes e discentes em outras frentes de pesquisa.

Considerando, que a universidade pública tem como missão a capacitação de recursos humanos para o exercício profissional nos vários níveis, o PPGCI diagnosticou a necessidade de preencher uma lacuna não preenchida pelos cursos de especialização ou atualização.  

O Mestrado Profissional em Gestão da Informação foi proposto em 2015 como um novo curso dentro do PPGCI. Isso tornou possível o aproveitamento da infraestrutura disponível na instituição, experiência do corpo docente do PPGCI-ECA/USP e sua inserção no contexto regional do Estado de São Paulo, o qual não contava até o momento com nenhum Mestrado Profissional na área. O curso se destina a atender público-alvo de profissionais que buscam qualificação para atuação como gestores em instituições públicas e privadas diversas com capacidade de liderança nas respectivas áreas de atuação profissional: bibliotecários, museólogos, arquivistas, agentes culturais, bacharéis em sistemas de informação e demais profissionais que atuam em processos de produção, preservação e circulação da informação, nos vários contextos institucionais e em setores industriais, comerciais ou de serviços.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

O PPGCI-ECA-USP tem como objetivo fortalecer a pesquisa e o ensino na área, sob o pressuposto da formação de pesquisadores e recursos humanos qualificados para a educação universitária e outras instâncias sócio-político-científico-culturais nacionais e internacionais. A qualificação de pessoal para a gestão e elaboração de políticas públicas, bem como para atuação em instituições privadas de relevância nacional, tem sido um dos objetivos específicos a ser alcançado na modalidade Mestrado Profissional. A internacionalização iniciada em ciclos avaliativos anteriores foi objetivo perseguido desde o quadriênio anterior, tendo como pauta o incremento do diálogo acadêmico e cultural com outras universidades, ao mesmo tempo em que se reconhece a maturidade das pesquisas desenvolvidas no interior do Programa em condições equilibradas às atividades em parceria. As ações que vêm sendo desenvolvidas com pesquisadores estrangeiros buscam a consolidação da pesquisa em temáticas de interesse do Programa, ao mesmo tempo procurando incorporar novos objetos e inserir docentes e discentes em outras frentes de pesquisa. No presente quadriênio, contou-se com um pesquisador estrangeiro especialista em avaliação, para participação no Planejamento Estratégico do Programa e processo de autoavaliação.

Mestrado Profissional em Gestão da Informação

O Mestrado Profissional  tem por objetivo a qualificação de profissionais para atuação na gestão de políticas públicas de informação, na cultura, ciência e tecnologia e nos serviços de informação multidisciplinares em novos contextos, principalmente em ambientes virtuais. Assim, busca atender a enorme demanda de interessados oriundos de diferentes áreas do conhecimento que atuam com a "Gestão da Informação" ou com "Políticas Públicas de Informação" em múltiplos contextos de produção e uso da informação cultural, econômica, científica e tecnológica, principalmente, nos sistemas de informação das instituições de pesquisa estaduais e federais.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Área de Concentração: Cultura e Informação
Trata das relações que caracterizam os processos de construção e/ou re-construção do sentido e/ou do produto cultural quando a informação é transformada em conhecimento e o produto cultural, em bem cultural propondo a observação das ações necessárias, no contexto dos equipamentos culturais, para que a informação possa ser preservada e circular socialmente (coleta, seleção, organização, acesso) e a análise dos contextos culturais dentro dos quais estes processos se realizam e adquirem seu sentido social. A inserção dos estudos de informação no contexto social-cultural pretende fornecer uma leitura particular da introdução da Ciência da Informação no escopo das Ciências Sociais Aplicadas.

Linha de pesquisa: Apropriação Social da Informação
Estudo dos processos de apropriação social da informação, considerados em seus aspectos educacionais e culturais, definidos como objetos específicos da Ciência da Informação. Compreende estudos de bases histórico-culturais centrados nas políticas, dinâmicas, dispositivos e práticas culturais, bem como nos estudos das relações entre Informação e Educação sob perspectivas sincrônica e diacrônica. A área mobiliza conceitos como apropriação simbólica, ação cultural, saberes informacionais, infoeducação, mediação cultural, protagonismo cultural, dentre outros, distribuídas em duas frentes complementares, a saber:
a) ação cultural como processos vinculados à política cultural e aos dispositivos culturais e tecnológicos de informação, na sociedade contemporânea;
b) infoeducação, estudo das conexões entre Educação e Informação, tendo em vista a apropriação de saberes informacionais indispensáveis à construção de conhecimentos e à participação afirmativa na cultura da contemporaneidade.

Linha de pesquisa: Gestão de Dispositivos de Informação
Estudos teóricos e metodológicos relativos ao planejamento, gerenciamento e avaliação de serviços, redes e sistemas de informação presenciais ou virtuais. Compreende a análise das variáveis que interferem na gestão dos fluxos informacionais de modo a garantir a adequação e preservação de produtos e serviços às necessidades do usuário em contextos específicos. Compreende, também, análises e reflexões das políticas de informação e de comunicação científica e tecnológica, bem como, seus principais canais de difusão. As pesquisas que a integram distribuem-se nos seguintes eixos complementares:
a) estudo de modelos de mediação gerencial em Serviços de Informação, respaldados em teorias e métodos da Administração, da Comunicação e Ciência de Dados;
b) estudos de produção e avaliação da comunicação científica e técnica, respaldados em teorias e métodos bibliométricos, cientométricos e infométricos;
c) estudos de ambientes virtuais de produção, circulação, preservação e acesso à informação, com ênfase na compreensão dos processos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação;
d) reflexões histórico-conceituais sobre estudos de usuários, colégios invisíveis, comunidades virtuais e comunidades de prática, incluindo a compreensão dos métodos e procedimentos de análise.
A contextualização dos estudos permite melhor compreensão das variáveis ambientais, organizacionais, sócio-culturais que interferem nas necessidades de informação do usuário (individual ou coletivo) e na avaliação dos seus critérios de relevância em relação a recursos informacionais e ao apoio à pesquisa e recuperação das informações disponibilizadas. Deste modo, os estudos consideram diferentes dispositivos de informação, virtuais ou presenciais, públicos ou privados, gerais ou especializados e da natureza das informações disponibilizadas para acesso.

Linha de pesquisa: Organização da Informação e do Conhecimento
Estudos teóricos e metodológicos sobre a organização do conhecimento e da informação e sua circulação, acesso, recuperação e uso. Compreende a análise dos objetivos e processos de organização da informação, considerando-se a sua inserção histórica e sociocultural, e as condições de interação entre a produção, a circulação e o consumo por diferentes públicos. Compreende, também, as abordagens históricas e epistemológicas da organização do conhecimento e da informação. As pesquisas que a integram distribuem-se nos seguintes eixos complementares:
a) teorias e métodos de construção e organização da informação documentária para distintos receptores. Observam-se os aspectos textuais/discursivos dos objetos informacionais e os diferentes modelos de leitura, análise, condensação e representação, incluídos os modelos computacionais;
b) construção de linguagens documentárias e outras ferramentas de organização da informação para acesso, recuperação e uso, observando–se as características linguísticas, semióticas, terminológicas e comunicacionais dos conteúdos documentários e dos grupos receptores;
c) estudos históricos e epistemológicos relativos à organização social do conhecimento e sua relação com as propostas de organização da informação;
d) análise e proposição de políticas de organização, distribuição e recepção da informação.
As pesquisas se aplicam a todos os tipos de documentos (científicos, administrativos, textuais, iconográficos, etc.) e contextos (equipamentos culturais tais como bibliotecas, centros ou sistemas de informação, arquivos, museus; sites na Web, empresas, etc.), objetivando tornar acessível a informação, de acordo com as necessidades de diferentes comunidades de usuários.


Mestrado Profissional em Gestão da Informação

Área de Concentração: Cultura e Informação
Do ponto de vista pedagógico, um mestrado profissional assenta-se muito mais na ênfase dos problemas oriundos do campo profissional como objetos de investigação, visando contribuir para o desenvolvimento de competências destinadas à avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas a ele relacionados. Ao mesmo tempo, procura dinamizar a relação entre a pesquisa científica e a pesquisa aplicada, facilitando a apropriação dos referenciais teóricos da área para desenvolvimento de projetos de intervenção no mundo do trabalho. Assim, sua área de concentração denominada “Organização, Mediação e Circulação da Informação” é composta por duas linhas de pesquisa e seus respectivos docentes com projeto em andamento até o ano de 2024:

Linha de pesquisa: Gestão de Unidades de Informação
A linha propõe capacitar profissionais para o reconhecimento das variáveis ambientais e organizacionais intervenientes nas necessidades de informação de diferentes grupos socioculturais e profissionais; identificação e avaliação dos recursos informacionais essenciais ao planejamento e gerenciamento de dispositivos, redes e sistemas de informação públicos ou privados, gerais ou especializados; produção de indicadores de ciência, tecnologia e inovação para elaboração de políticas institucionais. Implica desenvolver estudos sobre os métodos de análise de acervo, de autenticidade documental, de confiabilidade de fontes de informação, o conhecimento da legislação sobre os direitos de propriedade intelectual em face das formas de produção de conhecimento na atualidade. Compreende, ainda, o estudo das formas de comunicação científica e tecnológica, bem como dos canais de difusão, o desenvolvimento de projetos de intervenção em serviços de informação, repositórios e redes, e em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem.

Linha de pesquisa: Organização do Conhecimento
A linha se propõe a capacitar profissionais na elaboração de projetos de tratamento e recuperação da informação, considerando os diferentes tipos de contextos, documentos (documentos científicos, administrativos, textuais, imagéticos) e dispositivos (bibliotecas, centros ou sistemas de informação, arquivos, museus; sites na Web, empresas), Compreende a análise e proposição de políticas de organização da informação; o domínio de métodos de representação e recuperação de informação, incluindo os modelos computacionais e a construção de sistemas de organização do conhecimento (linguagens documentárias), com base em teorias linguísticas, semióticas e terminológicas, apoiadas em tecnologias da informação.

 
Comissão Coordenadora de Programa (Mandato de 09.12.2024 a 08.12.2026):
Profa. Dra. Giovana Deliberali Maimone - Coordenadora
Prof. Dr. Rogério Mugnaini - Suplente da Coordenação
Prof. Dr. Marco Antonio de Almeida
Profa. Dra. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (suplente)
Profa. Dra. Asa Fujino (suplente)
Profa. Dra. Ednéia Silva Santos Rocha (suplente)
 

Portaria Interna CCP-PPGCI/ECA nº 4/2024 de 11.11.2024

 

Representação Discente (Mandato de 27.09.2024 a 26.09.2025)

Titular: Juliana Mendes Santiago

Comunicado da Eleição de Representates Discentes da Pós-Graduação  - 20.09.2024
 

Comissões de Apoio à Comissão Coordenadora de Programa

Portaria 1/2023 - Institui a Comissão de Autoavaliação do PPGCI - 02.03.2023 - Mandato de 2/03/2023 a 1/11/2025:

Portaria 3/2023 - Institui a Comissão de Seleção de Bolsas - 19.04.2023 - Mandato de 19.0.2023 a 18.04.2023

Portaria 4/2023 - Institui a Comissão de acompanhamento de discentes e egressos - 17.05.2023 - Mandato de 17/05/2023 a 1/11/2025

Portaria 5/2023 - Institui a Comissão de Internacionalização - 17.05.2023 - Mandato de 17/05/2023 a 1/11/2025

Portaria 1/2025 - Institui a Comissão de Seleção de Teses - 24.03.2025 - Mandato de 24 de março de 2025 a 24 de abril de 2026

Calendário de Atividades 2024

 

Contato:
Secretário:  Bruno Ribeiro
Horário de atendimento:
Sala 260 (2o. andar do prédio Central da ECA/USP)
de segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 16h
Telefone: +55 11 3091 8658
E-mail: ppgci.eca@usp.br

 


Horário de atendimento:
Sala 260 (2o. andar do prédio Central da ECA/USP)
de segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 16h
Telefone: +55 11 3091 8658
E-mail: ppgci.eca@usp.br

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Área de Concentração: Cultura e Informação

 

Linha de Pesquisa: Apropriação Social da Informação

Edmir Perrotti (colaborador)
Giulia Crippa (permanente)
Ivete Pieruccini (colaborador)
Lúcia Maciel B. de Oliveira (colaborador)
Marco Antônio Almeida (permanente)

 

Linha de Pesquisa: Gestão de Dispositivos de Informação

Alan César Belo Angeluci (permanente)

Asa Fujino (permanente)

Ednéia Silva Santos Rocha (permanente)
Francisco Carlos Paletta (permanente)
Fernando Modesto (colaborador)
Marcos Luiz Mucheroni (permanente)
Rogério Mugnaini (permanente)

 

Linha de Pesquisa: Organização da Informação e do Conhecimento

Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (permanente)

Cristina Dotta Ortega (permanente)
Giovana Deliberali Maimone (permanente)
Marivalde Moacir Francelin (permanente)
Nair Yumiko Kobashi (permanente)
Vânia Mara A. Lima (permanente)


 

MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Área de Concentração: Organização, Mediação e Circulação da Informação

 

Asa Fujino (permanente)
Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos (permanente)
Ednéia Silva Santos Rocha (permanente)
Fábio Orsi Meschini (colaborador)

Francisco Carlos Paletta (colaborador)

Giovana Deliberali Maimone (colaborador)
Marcos Luiz Mucheroni (permanente)
Marivalde Moacir Francelin (permanente)
Paulo Henrique Assis Feitosa (permanente)
Rogério Mugnaini (permanente)
Solange Maria dos Santos (permanente)
Vânia Mara Alves Lima (permanente)
Wellington Barbosa Rodrigues (colaborador)

 

Prix ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturale) de la meilleure thèse de doctorat en recherche interculturelle - 2025
Autora: Laure Guillot Farneti
Instituição: Université Lyon 2 em dupla titulação do com PPGCI - ECA/USP
Título: São Paulo, ville de la « diversité » et de l« accueil »? Représentations des migrations contemporaines, polyphonies urbaines et fabrique des imaginaires territoriauxfabrique des imaginaires territoriaux"
Co-orientadora no PPGCI - ECA/USP: Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira

XIV Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo - 2023
Modalidade: Trabalhos Acadêmicos - Mestrado
Autora: Léia Santos
Título: A biblioteca em presídio: relato, à luz dos direitos culturais, de uma bibliotecária na prisão
Orientador: Edmir Perrotti

Modalidade: Trabalhos Acadêmicos - Doutorado
Autor: Leonardo da Silva de Assis
Título: Biblioteca pública e suas dinâmicas sociais: o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (1984-1996)
Orientadora: Lucia Maciel Barbosa de Oliveira

Prêmio Tese Destaque USP – 10ª Edição - 2021
Grande área: Inclusão Social e Cultural
Autora: Bianca Maria Santana de Brito
Título: A escrita de si de mulheres negras: memória e resistência ao racismo
Orientador: Marco Antonio de Almeida

Prêmio CAPES de Teses - 2016
Área: Ciências Sociais Aplicadas I
Autora: Solange Maria dos Santos
Título: O desempenho das universidades brasileiras nos rankings internacionais: Áreas de destaque da produção científica brasileira
Orientadora: Daisy Pires Noronha

Alunos Especiais

Processo seletivo - 1º semestre de 2025

Processo seletivo - 2º semestre de 2024

Processo Seletivo Aluno Especial - 1º Semestre 2024

Processo Seletivo Aluno Especial - 2º Semestre 2023

Processo Seletivo Aluno Especial - 1º Semestre 2023

Processo Seletivo Aluno Especial - 2º Semestre 2022

Processo Seletivo Aluno Especial - 1º Semestre 2022

Processo Seletivo Aluno Especial - 2º Semestre 2021


Consulte os processos seletivos anteriores para alunos especiais.


Alunos Regulares

As normas para o processo de seleção, visando o ingresso de alunos(as) regulares para o mestrado e o doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação são disponibilizadas, anualmente, via edital, no segundo semestre.

Consulte os processos seletivos anteriores para alunos regulares.

 

Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado e Doutorado Acadêmico) - Ingresso no 1º semestre de 2025

Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado Profissional) - Ingresso no 1º semestre de 2025

Informações sobre PROFICIÊNCIA

IMPORTANTE: Devido à coincidência entre a data de prova do exame de proficiência em Inglês do Centro de Línguas da USP e a prova dissertativa do processo Seletivo, lembramos que há no Edital opções para a proficiência e sugerimos, conforme apontado por candidatos, o Exame de Proficiência em Leitura da UFSC (https://www.proficienciadlle.com/novo/) e o Exame de Proficiência da FUVEST (https://www.fuvest.br/proficiencia/).


Ingresso no 1º semestre de 2024 - Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado e Doutorado Acadêmico)

 

Ingresso no 1º semestre de 2024- Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado Profissional)

 

Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado e Doutorado Acadêmico) - ingresso no 1º semestre de 2023

Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado Profissional) - ingresso no 1º semestre de 2023


 

     

     

     

    Projetos de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação:

    Docente
    Projeto de pesquisa
    Alan César Belo Angelucci Métodos e Técnicas para Visualização de Dados: uma revisão sistemática da literatura
    Asa Fujino
    Informação na Sociedade Contemporânea e as Novas Práticas Sociais Que a Sustentam: Formação do Profissional da Informação e os Desafios para Sua Interação Significativa Com o Usuário
    Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos
    Organização e Representação do Conhecimento: aportes teóricos, metodológicos, ensino-aprendizagem e perspectivas em ambientes digitais e analógicos
    Cristina Dotta Ortega Estudos sobre Organização da Informação na perspectiva da mediação como ato de responsabilidade social
    Edmir Perrotti
    Informação e Educação: abordagens
    Francisco Carlos Paletta
    Busca, Recuperação e Organização da Informação e do Conhecimento na Web de Dados
    Giovana Deliberali Maimone
    Organização e representação da informação de arte: descrição física e de assunto
    Giulia Crippa
    Discutindo Uma Teoria das Coleções para a Memória do Futuro: Registros, Narrativas e Exposições.
    Ivete Pieruccini
    Ordem Informacional Dialógica: Formulação de Categorias Sobre Práticas e Formação de Mediadores de Informação Especializados
    José Fernando Modesto da Silva
    Estudos sobre a catalogação descritiva em ambiente digital e das redes sociais: desafios e impactos para o tratamento, armazenamento, digitalização, intercâmbio da informação registrada (impressa e digital)
    Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
    Que políticas culturais para o século XXI?
    Marco Antonio de Almeida
    Práticas Culturais, Informação e Tecnologia: Mediações
    Marcos Luiz Mucheroni
    Aplicações de redes sociais em comunicação científica e web semântica
    Marivalde Moacir Francelin
    Epistemologia, Ciência da Informação e Organização do Conhecimento
    Nair Yumiko Kobashi
    Avaliação de atividades de ciência, tecnologia e inovação nas instituições de ensino superior: reflexões a partir da História e Sociologia das Ciências
    Rogério Mugnaini
    Avaliação de produção científica no Brasil: estudo da comunicação científica nas diversas áreas e desenvolvimento de infraestrutura institucional
    Sueli Mara Soares Pinto Ferreira Project maps the initiatives from lac libraries in support to Agenda 2030
    Vânia Mara Alves Lima
    Organização, representação e recuperação da informação iconográfica

     


    Projetos de Pesquisa do Mestrado Profissional em Gestão da Informação:


     

    Docente
    Projeto de pesquisa
    Asa Fujino O Profissional da informação: Reflexões sobre Formação e o Mundo do Trabalho
    Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos Gestão de dados de pesquisa no ARQUIGRAFIA: uma proposta de implementação no Mendeley
    Edneia Silva Santos Rocha Politicas de integridade cientifica
    Fabio Orsi Meschini Correlações entre organização do conhecimento e inteligência artificial: perfil da produção científica e aplicabilidades em bibliotecas
    Francisco Carlos Paletta Busca, Recuperação e Organização da Informação e do Conhecimento na Web de Dados
    Marcos Luiz Mucheroni Redes sociais, ontologias e comunicação científica
    Marivalde Moacir Francelin Epistemologia, Ciência da Informação e Organização do Conhecimento
    Paulo Henrique Assis Feitosa Avaliação multidimensional de impactos sociais em fomentos à PDI em cooperação com empresas
    Rogerio Mugnaini Avaliação de produção científica no Brasil: estudo da comunicação científica nas diversas áreas e desenvolvimento de infraestrutura institucional
    Solange Maria dos Santos Periódicos científicos: transformação digital e desafios da gestão editorial no contexto da ciência aberta
    Vania Mara Alves Lima Instrumentos para a organização, representação e recuperação da informação e do conhecimento: aspectos conceituais, terminológicos e ontológicos para o seu desenvolvimento e gerenciamento em comunidades e contextos interculturais
    Wellington Barbosa Rodrigues Da Ciência dos Dados à Ciência da Informação: Formação e Democratização de Recursos Computacionais para Cientometria e Bibliometria

    Produção intelectual

    O Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação mantém uma rica produção intelectual, que inclui teses e dissertações defendidas junto ao programa, periódicos, publicações e eventos acadêmicos.
     
     
     
     
    As dissertações de mestrado, teses de doutorado e livre-docência defendidas na USP podem ser acessadas em: teses.usp.br

    https://teses.usp.br/Consulte abaixo publicações recentes de pesquisadores e pesquisadoras do PPGCI:

     

    Monitoramento, infraestruturas e tecnologias: novos desafios na comunicação científica
    Este livro aborda os desafios da comunicação científica na era digital, com foco no monitoramento de infraestruturas e tecnologias. Ele destaca a importância dos Estudos Métricos da Informação (EMI) e como a ciência aberta está transformando a avaliação da pesquisa. O livro também explora o papel das infraestruturas digitais, como o Google Scholar e repositórios institucionais. Além disso, analisa o impacto das tecnologias, como APIs e inteligência artificial, nos estudos bibliométricos e cienciométricos.
    Rogério Mugnaini e Fernando Modesto (organizadores)

    Informação, Ciência e Amazônia
    Asa Fujino e Joliza Fernandes (organizadoras) - Sobre o livro

     

    Informação e Contemporaneidade: Perspectivas
    Marilda Lopes Ginez de Lara, Asa Fujino e Daisy Pires Noronha (organizadoras)

    Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil
    Além do texto da conferência da professora Olga Pombo, da Universidade de Lisboa, o livro traz os dois melhores trabalhos apresentados nos oito GTs da ANCIB relativos ao ENANCIB de 2008, realizado em São Paulo.
    Marilda Lopes Ginez de Lara e Johanna Wilhelmina Smit (organizadoras)

    Guia para Apresentação de Dissertações e Teses
    O guia tem como proposta apresentar as normas que servem como instrumento de apoio aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da ECA-USP na apresentação das dissertações de mestrado e teses de doutorado.
    Daisy Pires Noronha (organizadora)

    X Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação
    Data de realização: 4 a 8 de novembro de 2024
    Local: ECA/USP
    Organização: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
    Participantes: Armando Malheiro, Audilio Gonzales, Lise Verlaet, Tomàs Baiget, José Antonio Moreiro Gonzales, Isa Freire, Ednéia S. S. Rocha, Gabriel Cirino, Rodrigo Lemes, Daniel Furtado, Tereza Alux, Líndice Thiengo e Roxana Dinu.

    Site do evento: https://doity.com.br/xtoi2

     

    Seminário de Internacionalização do PPGCI
    Data de realização: 19 de agosto de 2024
    Local: Auditório Lupem Cotrim - ECA/USP
    Mediação: Prof. Dr. Rogério Mugnaini
    Participantes: Laure Guillot Farneti (estágio de co-tutela no PPGCI, vinda da Université Lumiere Lyon 2), Erika Santos (estágio sanduíche na Università di Bologna), Luciana Corts Mendes (estágio sanduíche na UC Berkeley)  e Fernanda de Mattos (realizou o  Programa de Capacitação para Servidores Técnicos Administrativos no King's College).

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=VhE3Gq0d-gI

    Informações de interesse dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação:
     

    Atende Virtual

    Sistema de envio de solicitações (prorrogações, transferências, trancamentos, aproveitamento de créditos, etc), com acesso através de usuário e senha única: http://pos.sistemas.eca.usp.br/atende-virtual

     
    Documento de Apresentação do PPGCI aos Discentes Ingressantes 2025
     
    Acesso ao wi-fi e VPN da USP
     
    Exame de Qualificação
    Toda/o discente deve depositar o material para o Exame de Qualificação até a data limite indicada em sua Ficha de Aluno do sistema Janus.
    A partir de Abril de 2024, a inscrição no Exame de Qualificação será realizado através do formulário Atende Virtual (senha única USP).
    1. É OBRIGATÓRIO que a/o discente defina os membros titulares e suplentes da banca de qualificação com a/o orientador/a antes de realizar o depósito;
    2. Deverá ser submetido no formulário do Atende Virtual, o relatório de qualificação, em pdf, conforme  parágrafo VII das Normas do PPGCI;
    IMPORTANTE: A data de depósito será a mesma do recebimento do email pela secretaria, de forma que depósitos fora do prazo não serão efetivados.
     
    Depósito de Teses e Dissertações
    O depósito digital deve ser realizado direto no Sistema Janus no Portal USP, para os PPGs - PPGAC - Artes Cênicas; PPGCOM - Ciências da Comunicação e PPGMUS - Música.
    No Sistema Janus, o aluno deve anexar os documentos obrigatórios em formato PDF:
    1. PDF da Sugestão de Banca (preenchimento completo e assinatura);
    2. PDF com a Autorização para disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (conforme descrito no item 2 abaixo);
    3. PDF da Dissertação ou Tese;

    Verificamos que o Sistema solicita a inclusão do documento "anuência de depósito pelo orientador(PDF)", neste caso, o aluno pode carregar a Sugestão de Banca também neste campo.

    Esclarecemos que a entrega da versão corrigida na ECA é realizada pelo email defesaseca@usp.br

    Documentos obrigatórios para depósito de teses e dissertações

    Formulário de indicação de banca: Mestrado (Acadêmico/Profissional): DOC - PDF | Doutorado: DOC - PDF

    Formulário de autorização para a Biblioteca Digital da USP: DOC - PDF

    Ficha catalográfica: solicite aqui

     
    Bolsas de Estudo 
     
     
    Quem pode concorrer?
    Todos os alunos ingressantes e regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação, com exceção dos alunos e alunas que foram selecionados pelo Programa PEC-PG.
    Requisitos exigidos pela CAPES
    Requisitos exigidos pela CAPES (Portaria 76, de 14.04.2010):
    • não acumular bolsa de outro programa, ou de outra agência de fomento e de organismos nacionais e internacionais;
    • não ser funcionário ou servidor, docente, pesquisador ou técnico, da instituição onde se realiza a pós-graduação;
    • não se encontrar aposentado ou em situação equiparada;
    • realizar estágio de docência de acordo com o estabelecido no Artigo 18º da Portaria Nº 76, de 14.04.2010 da CAPES.
    Duração da bolsa
    A bolsa é concedida pelo prazo de um ano, ficando sua manutenção condicionada à avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando.
    A duração máxima da bolsa de doutorado é de 48 (quarenta e oito) meses e a de mestrado, tem a duração máxima de 24 (vinte quatro) meses, improrrogáveis.
    Valor da bolsa
    Atualmente o valor da mensalidade é:
    Mestrado: R$ 2.100,00 (três mil e cem reais)
    Doutorado: R$ 3.100,00 (três mil e cem reais)
    Diretamente nas agências
    Os alunos da pós-graduação podem obter bolsas para mestrado ou doutorado diretamente nas agências de fomento.
    Mais informações em:
    Links relacionados:

    O PPGCI-ECA-USP estimula a participação de discentes regularmente matriculados em eventos científicos, oferecendo auxílio financeiro, que consiste de duas diárias (estipulada pela Capes no valor de R$ 640,00) para eventos nacionais e duas diárias ((estipulada pela Capes no valor de R$ 640,00) para eventos internacionais .

    OBSERVAÇÃO para auxílios no ano de 2024: A comprovação de participação no evento deverá ser enviada, através de certificado de apresentação de trabalho emitido pelo evento, até novembro de 2024.

    A confirmação do auxílio se dará mediante apresentação de comprovação de aceite do trabalho, pela comissão organizadora do evento. E o pagamento será efetuado após apresentação do certificado.

    Preferivelmente, estimula-se a publicação de artigos completos. Por outro lado, em se tratando de mestrandos que pretendam apresentar resumos, poderão solicitar e serão analisados excepcionalmente.

    Alternativamente, o auxílio para tradução/revisão de manuscrito em outro idioma poderá ser concedido (em valor equivalente a duas diárias, R$ 640,00), desde que aceito em periódicos classificados nos estratos A1 a A4 do Qualis.

    Considerando a intenção de permitir o atendimento de um maior número de discentes, estima-se que cada um usufrua do auxílio apenas uma vez ao longo do curso. Contudo, a depender do número de solicitações no ano, pode-se considerar a possibilidade de um segundo auxílio.

    Em consonância com os critérios avaliativos estabelecidos pela Capes, os manuscritos devem ser em coautoria com docente(s).

    Para solicitar auxílio para participação em eventos, a/o discente deve enviar um e-mail a ppgci.eca@usp.br com o título "Solicitação de auxílio discente - (nome)" contendo os seguintes documentos:

    - Requisição de auxílio PROAP preenchido e assinado;

    - Termo de responsabilidade preenchido e assinado;

    - Trabalho a ser apresentado no evento, em PDF;

    - Aceito/convite para apresentação do trabalho no evento, em PDF.

    IMPORTANTE: É necessário enviar ao PPGCI, através do ppgci.eca@usp.br, o comprovante de apresentação de trabalho no evento tão logo ele seja recebido pelo discente.

    IMPORTANTE: Essas regras aplicam-se ao Mestrado e Doutorado Acadêmico, não sendo possíveis para o Mestrado Profissional.

     

     

     

    Consulte abaixo os editais em andamento para bolsas e auxílios financeiros do PPGCI: 
     
    Editais em andamento
     
    Editais concluídos
    Edital do processo seletivo para novos bolsistas Mestrado e Doutorado 2020
    Inscrições: 2 a 13 de março