Bibliotecária da ECA promove campanha global sobre obras literárias

Lilian Viana é uma das participantes do GLAM Wiki Bibliotecas da USP, que, neste mês,  promove a campanha #Cada Livro Seu Público

Comunidade

A bibliotecária da ECA, Lilian Viana, criou com colegas de outras unidades da USP o projeto GLAM das Bibliotecas da Universidade de São Paulo (GLAM USP) com o suporte do Wiki Movimento Brasil, associação sem fins lucrativos afiliada à Fundação Wikimedia. Dentro desse projeto, ela se dedica neste mês de abril à iniciativa Cada Livro Seu Público, um concurso para a criação e edição de verbetes sobre livros de literatura, majoritariamente brasileira, na Wikipedia.

O que é GLAM

GLAM é a sigla ou acrônimo para Galleries, Libraries, Archives and Museums (galerias, bibliotecas, arquivos e museus). Essas instituições culturais podem realizar parcerias com a Wikimedia, a rede colaborativa de democratização do conhecimento por trás de projetos como a enciclopédia livre Wikipédia, o Wikcionário e o Wikimedia Commons, promovendo o desenvolvimento de conteúdo livre e educacional. As iniciativas GLAM Wiki visam disponibilizar parte dos acervos das instituições de forma gratuita e acessível ao público em geral. No Brasil, além das bibliotecas da USP, participam da iniciativa outras instituições como o Museu Paulista, o Arquivo Nacional e o Museu da Pessoa.

Fotografia de Lilian Viana, mulher branca sorrindo de cabelos longos e loiros, que veste uma blusa azul escuro.
Lilian Viana. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA

A proposta de criação do GLAM USP surgiu com a participação de bibliotecárias do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) durante o contexto de pandemia em 2020 como uma iniciativa de democratização do conhecimento na web. Lilian conta como foi o caminho para chegar ao movimento Wikimedia e como ele poderia favorecer a disponibilização de conteúdo acadêmico nos meios digitais: “Como a gente pode contribuir para levar informações da Universidade para esse universo de amplo alcance (...) que tem um público não especialista ou não especializado? Então, vamos para dentro dos projetos Wikimedia”.

Atualmente, Lilian coordena as atividades da ECA no GLAM Bibliotecas da USP e as principais ações são a criação de verbetes, a criação de artigos sobre docentes no Wikipédia e o cadastro da produção científica dos institutos envolvidos no projeto. Essas ações são realizadas com uma rede de colaboradores, incluindo graduandos em disciplinas ministradas na ECA. Lilian ressalta a importância da implementação de artigos sobre docentes para divulgar as contribuições de pesquisadores nacionais para os diferentes campos do conhecimento, em linguagem acessível e objetiva e com divulgação em um dos websites mais visitados do mundo.

 

Campanha enfoca livros de autoria afro-brasileira e de povos originários

A iniciativa mundial #Cada Livro Seu Público nasceu com a ideia de atrair pessoas para contribuírem com informações na Wikipédia sobre produções literárias e seus autores. Lilian e bibliotecários ao redor do mundo desenvolveram o mote da campanha e, atualmente, a bibliotecária coordena as atividades relacionadas à campanha no Brasil junto à bibliotecária do IME-USP, Stela Madruga. Em 2023, durante a primeira edição global, a ação obteve mais de 900 artigos criados com 152 editores participantes.

O projeto #Cada Livro Seu Público ocorre em abril, uma vez que no dia 23 desse mês é celebrado o Dia  Internacional do Livro. No Brasil, a ação acontece em colaboração entre as bibliotecas da ECA e do IME e de outros parceiros do movimento Wikimedia. O projeto GLAM Bibliotecas da USP realiza um concurso que convida pessoas a criarem e editarem verbetes para a Wikipédia sobre obras majoritariamente brasileiras. O foco da produção está em literatura afro-brasileira e de povos originários.

Lilian justifica o destaque para esse eixo temático como forma de chamar atenção para um patrimônio cultural nacional: “nosso objetivo é contribuir para melhorar as informações dentro desses eixos, dando um enfoque para obras de povos originários e obras de povos afro-brasileiros, que historicamente são deixados à margem da memória do nosso país.”

 

Logotipo da campanha. À esquerda da imagem há uma ilustração de uma figura humana estilizada na cor preta segurando três fios ligados a livros abertos que estão sobre sua cabeça, sendo dois deles amarelos e um laranja.Outros  pequenos livros amarelos flutuam  acima da figura humana. Do lado direito da imagem está escrito “#CADA LIVRO SEU PÚBLICO” com letras bastão maiúsculas na cor preta. Toda a imagem está sobre fundo branco.
Logotipo da campanha #Cada Livro Seu Público de 2024, criado por Andeia Tiemi, funcionária da biblioteca da ECA

 

Em 2024, o concurso ocorre durante todo o mês de abril com inscrições gratuitas e premiação para aqueles que obtiverem maior quantidade de pontos com suas edições. Lilian espera maior engajamento com a campanha devido à realização de encontros presenciais em diversas bibliotecas para reunir interessados e pelo apoio da TAG Livros, que contribuiu com doações e prêmios para o concurso. 

Para saber mais, acesse a página do #Cada Livro Seu Público.

 

 


Imagem de capa: Amanda Ferreira/ LAC ECA USP.