Iniciativas do conhecimento livre: terreno fértil para profissionais da Informação

Em parceria com outras unidades da USP, Biblioteca da ECA integra projetos voltados para a democratização do conhecimento na web

Comunidade

Os projetos Wikimedia constituem território aberto a possibilidades de atuação de profissionais da informação. Representativos do conhecimento livre – o conhecimento explícito inscrito em qualquer suporte e disponibilizado de modo que possa ser livremente acessado, compartilhado e adaptado –, são projetos de amplo alcance na esfera digital e pautados no ideal democrático da garantia do acesso e uso das informações por todos. Tais características os aproximam das bibliotecas e de seus profissionais, historicamente ocupados com a organização, preservação e comunicação da memória cultural.

Neste contexto, as iniciativas GLAM-Wiki configuram terreno fértil à atuação de bibliotecas. Do inglês Galleries, Libraries, Archives and Museums, as iniciativas GLAM voltam-se ao enriquecimento dos projetos Wikimedia, seja por meio da disponibilização de conteúdos, ou de ações voltadas ao engajamento da comunidade. Por sua vez, amplificam a presença dos acervos das bibliotecas na esfera digital e, diante disso, em 2020 foi criado o GLAM Bibliotecas da USP, iniciativa desenvolvida colaborativamente entre equipes das bibliotecas da ECA, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME) com o intuito de comunicar informações e conhecimentos produzidos pela comunidade acadêmica da USP nos diferentes projetos Wikimedia e de promover práticas educacionais por meio do emprego destes projetos em ações junto aos docentes e estudantes.

Com atuação autônoma e de base colaborativa, as equipes das bibliotecas da ECA e IME vêm desenvolvendo, face às suas comunidades e acervos, ações com a  Wikipédia, enciclopédia digital, e a Wikidata, base de dados abertos, estruturados e conectados.

A Wikipédia é um circuito explorado para a edição de verbetes sobre docentes das respectivas instituições, com o objetivo de comunicar para uma ampla audiência informações sobre tais pesquisadores e suas contribuições em seus campos de atuação. Nessa esfera, a biblioteca da ECA tem primado por desenvolver verbetes destacados, ou seja, os artigos são submetidos a um processo de avaliação pela comunidade de editores e, caso atendam aos critérios estabelecidos, recebem uma marcação de “artigo bom”. Um exemplo é o verbete sobre Lupe Cotrim.

insert alt
De costas, a bibliotecária Lilian Viana durante a oficina Wikidata para bibliotecários(as), realizada em dezembro de 2022. Foto: Stela do Nascimento Madruga/Wikimedia Commons.

Por meio de iniciativas em parceria com docentes, as equipes da ECA e IME também seguem explorando possibilidades de utilizar a Wikipédia como um recurso educacional aberto para o desenvolvimento de habilidades informacionais e midiáticas com os estudantes de graduação, por meio de práticas de leitura e de escrita colaborativa

De outro lado, a Wikidata é tomada como projeto que possui o potencial de ampliar a comunicação da produção intelectual da universidade. Nesse sentido, os dados de docentes da ECA e do IME foram cadastrados na Wikidata, assim como parte de sua produção intelectual. Com isso, as bibliotecas adentram na esfera da Web Semântica, trabalhando seus dados de maneira estruturada e conectada, e disponibilizando-os abertamente. Um exemplo de cadastro de docentes na Wikidata é o de Antonio Galves.

Os resultados deste trabalho com a produção intelectual podem ser conferidos por meio da ferramenta Scholia, que permite visualizar dados relativos à produção de instituições e pessoas, dentre outros. Ali, é possível visualizar os dados da produção intelectual da ECA-USP e do IME-USP cadastrados na Wikidata.

Reconhecendo o amplo alcance destes projetos, o GLAM Bibliotecas da USP atua em sua divulgação, por meio de ações que visam formar e engajar a comunidade bibliotecária nesses projetos. Em 2022, no escopo da campanha global #1Lib1Ref,  as equipes da ECA e IME realizaram uma oficina sobre Wikipédia voltada para bibliotecários e no dia 7 de dezembro desenvolveram, com o apoio da Fundação Wikimedia, uma oficina sobre Wikidata para bibliotecários(as).

Estas oficinas foram experiências enriquecedoras tanto para aprendizagem dos participantes, que desvendaram esse novo espaço de desenvolvimento profissional e de ações informacionais em ambiente digital, quanto para o aprofundamento de conteúdos por parte das equipes das bibliotecas organizadoras. Além do compartilhamento de saberes, tais iniciativas colaboram para a construção de uma rede de pessoas comprometidas com a melhoria e ampliação do conhecimento livre na Web.

Imagem de capa: Wikimedia Commons