Biblioteca da ECA integra projeto de democratização do conhecimento

Projeto GLAM das Bibliotecas da Universidade de São Paulo é uma iniciativa da Wikimedia que reúne o acervo bibliográfico e atividades promovidas em três unidades da USP

Comunidade

O projeto GLAM, do inglês Galleries, Libraries, Archives & Museums (Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus) é uma iniciativa da Wikimedia, a rede colaborativa de democratização do conhecimento por trás de projetos como a Wikipédia, o Wikcionário e o Wikimedia Commons.  O GLAM busca ampliar o acesso e a divulgação de conhecimentos sobre arte e cultura, principalmente por meio de parcerias com instituições educacionais e culturais. Atualmente, o projeto tem atividades em mais de 10 países, distribuídos em todos os continentes.

Print da página do GLAM das Bibliotecas da USP na Wikipédia. Sobre um fundo branco, aparece na parte superior a logomarca do projeto, na cor preta, e abaixo dela, em letras pretas, os menus Principal, Atividades em sala de aula, Conteúdos criados, Publicações, Oficinas e eventos, Contatos, Como Contribuir? e Inscreva-se. Abaixo um texto descreve brevemente os objetivos, composição e ratificação das parcerias da iniciativa. Na parte inferior, ilustrações coloridas destacam artigos sobre as atividades do GLAM no mundo, as estratégias do Movimento Wikimedia 2030 e a campanha 1Lib1Ref, 1 bibliotecário, 1 referência.
Página inicial do GLAM das Bibliotecas da Universidade de São Paulo na Wikipédia.

Desde junho de 2020, graças a uma parceria firmada com o Wiki Movimento Brasil (WMB), a USP também integra o projeto, que hoje conta com o acervo bibliotecário da ECA, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME). A meta é difundir a produção científica e democratizar o conhecimento produzido por estudantes, pesquisadores e docentes destas unidades.

“A gente busca, de alguma forma, trazer as bibliotecas para esse contexto do conhecimento livre numa esfera do digital. Então, temos que pensar em como as bibliotecas universitárias poderiam contribuir para externalizar conhecimentos que estão dentro dos muros da universidade para fora deles”, afirma Lilian Viana, bibliotecária do Serviço de Tratamento da Informação da Biblioteca da ECA e uma das participantes do projeto.

O GLAM das Bibliotecas da USP inclui uma rede de colaboradores que criam e revisam artigos na Wikipédia, além de promoverem oficinas, eventos e atividades junto a docentes e estudantes em disciplinas ministradas nas unidades participantes. Nestas atividades, os estudantes aprendem a criar e editar conteúdos na plataforma, contribuindo para a melhoria e introdução de verbetes relacionados aos conhecimentos e áreas de atuação contemplados pela disciplina.

Em 2021, por exemplo, quem cursou a disciplina História do Audiovisual II, ministrada pela professora Esther Hamburger, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), utilizou os conhecimentos adquiridos para aprimorar diversos verbetes de filmes clássicos lançados entre 1945 e o fim da década de 60.

Lilian conta que o trabalho do GLAM foi ampliado para o Wikidata, uma base de dados livre que dá suporte à Wikipédia, aos demais projetos da Wikimedia e a projetos de terceiros, facilitando a criação e edição de informações em diversos idiomas e para diversas finalidades. “A gente exportou todos os dados dos docentes das unidades em causa e a ideia agora é trabalhar com a exportação do registro da produção intelectual para começar a extrair algumas métricas de visualização e também de medição das produções científicas”, explica.

Para saber mais, acesse a página do GLAM das Bibliotecas da Universidade de São Paulo na Wikipédia