Biblioteca

O INÍCIO
A Biblioteca da ECA existe desde que a Escola de Comunicações e Artes da USP foi criada, em 1966. Inicialmente, era vinculada à antiga Biblioteca Central da USP. Foi transferida ao Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD) da ECA em 1970 e tornou-se independente desse Departamento em 1973.
Em maio de 1970 foi inaugurada oficialmente, abrindo suas portas com cerca de 1.000 livros e 50 títulos de periódicos, como noticiado num jornal estudantil da época. 
Página de jornal antigo, mostrando estantes de biblioteca
 
Em junho, julho e setembro do mesmo ano, incorporou, respectivamente, as doações de Francisco Matarazzo Sobrinho, constituída  por livros de arte; a Biblioteca da Escola de Arte Dramática, contendo livros, periódicos, peças e programas de teatro; a hemeroteca do Departamento de Jornalismo e Editoração, composta de revistas e recortes de jornais.


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Coleção Ciccillo Matarazzo
Rolos de filmes
 

ACERVO: DIVERSIDADE E EXPERIMENTAÇÃO
A Biblioteca da ECA sempre se caracterizou pela presença de coleções de audiovisuais e outros documentos diferentes dos acervos típicos de bibliotecas universitárias, como filmes, discos, partituras, fotografias, slides, catálogos de exposições de artes, recortes de jornais, peças teatrais não publicadas, histórias em quadrinhos e outros. Um acervo diversificado, fundamental para apoiar e complementar o amplo universo de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na ECA. 
Foram criados setores para agrupar e organizar as diversas coleções e oferecer atendimentos especializados. Em 1972 foi criada a Fonoteca, com um acervo de discos, partituras e fitas cassetes e, em 1978, a Filmoteca, que mantinha os filmes produzidos pelos alunos do Departamento de Cinema, Rádio e TV e, posteriormente, incorporou acervos de vídeos, DVDs, fotografias e slides. 
A Biblioteca da ECA tornou-se pioneira na organização de documentos audiovisuais e musicais, desenvolvendo metodologias específicas para o tratamento desse tipo de coleção. Essa experiência foi compartilhada por meio da publicação de dois manuais, hoje disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP: Manual de catalogação de partituras e Manual de catalogação de filmes
Em 1988 foi aberto ao público o setor de Histórias em Quadrinhos, cujo núcleo central era a coleção de revistas raras do Museu de Imprensa "Júlio de Mesquita Filho”, do Departamento de Jornalismo, doada à Biblioteca em 1983.
 
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DOCUMENTAÇÃO
Nas décadas de 1970 e 1980, a equipe da Biblioteca da ECA dedicou-se à elaboração de bibliografias especializadas, em parceria com outras instituições da área, entre as quais: Boletim de Documentação Musical (1977 a 1981); Catálogos de obras (de compositores brasileiros), série publicada pelo Ministério das Relações Exteriores; Bibliografia da música brasileira: 1977 a 1984, com o Centro Cultural São Paulo; Bibliografia da dramaturgia brasileira, com o Museu Lasar Segall. Muitos levantamentos bibliográficos foram realizados para apoiar eventos da Escola e publicados pela própria Biblioteca, como as bibliografias sobre o expressionismo, sobre Glauber Rocha e outras.
 
INOVAÇÃO
A Biblioteca desenvolveu serviços de caráter inovador, entre os quais se destacou o Serviço de Difusão de Partituras (SDP), criado em 1978 e voltado à publicação e distribuição de partituras inéditas de compositores brasileiros. O manuscrito era depositado pelo autor na Biblioteca, que enviava cópias aos interessados, recolhendo um valor simbólico destinado ao compositor. Assim, de forma quase artesanal, a Biblioteca contribuía para amenizar as dificuldades de acesso a partituras de autores brasileiros contemporâneos.
 
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MILANESI, L.A. Memorial. 1997. Memorial (Professor titular). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. Disponível em formato impresso no acervo.
 
ESTRUTURAÇÃO
O primeiro organograma da Biblioteca da ECA foi aprovado em 1986 e implantado no ano seguinte. A partir desse momento, pôde estruturar novos serviços e ampliar o quadro funcional. Em 1991 e 2012, o organograma foi atualizado, a fim de adequar-se às novas políticas de recursos humanos  da Universidade.
 
MUDANÇAS
 O período entre 1989 e 1992 foi marcado por uma série de mudanças administrativas que alteraram as prioridades da Biblioteca. O Serviço de Difusão de Partituras foi extinto; o acervo de recortes de jornais nas áreas de Comunicações e Artes foi doado à Biblioteca Mário de Andrade; o setor de Histórias em Quadrinhos foi desativado e seu acervo removido do espaço da Biblioteca, retornando apenas em 1998.
Pela alteração no organograma aprovada em 1991, a Fonoteca e a Filmoteca deixaram de existir como seções da Biblioteca, tendo seu acervo e atividades de atendimento reunidas na nova Seção de Multimeios. 
Nesse período teve início a informatização dos catálogos, considerada necessária devido à insuficiência dos recursos então oferecidos pelo Banco de Dados Bibliográficos da USP – Dédalus. Usando o software CDS-ISIS, na época uma das poucas opções viáveis, foram desenvolvidas bases de dados para os catálogos de livros, periódicos, filmes, partituras e produção acadêmica da ECA. Além disso, a Biblioteca colaborou com projetos coordenados por docentes da Escola, criando e alimentando bases de dados referenciais especializadas em diversas áreas. Posteriormente, os projetos foram descontinuados e a Biblioteca voltou a se concentrar na alimentação de seus catálogos.
 
Leia mais:
ALMEIDA, M.C.B. de. Por uma rearquitetura dos serviços de informação em arte na cidade de São Paulo. 1998. Tese (Doutorado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. Disponível em formato impresso no acervo.
ANTÔNIO, I. Informação e música no Brasil : memória, história e poder. 1994. Dissertação (Mestrado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994. Disponível em formato impresso no acervo.
 
CONSERVAÇÃO
A Oficina de Encadernação e Restauro, criada em 1994, estabeleceu uma cultura de conservação que transformou o acervo da Biblioteca, e incluiu uma experiência pioneira de capacitação na área, que atingiu funcionários, usuários e público externo.
 
REFORMAS
Em 1997 a Biblioteca ganhou novo espaço, totalmente remodelado. A reforma total das instalações, bem como a compra de mobiliário adequado e novos equipamentos foi financiada pela FAPESP. Outras reformas ocorreram em 2018, para ajustes no espaço, em dezembro de 2019, para reparos no piso.
 
Seção de Multimeios, em 2008
Vista parcial da Seção de Multimeios, em 2008
Vista parcial da Biblioteca
Acervo e corredor central, em 2019
 
O INCÊNDIO DA ECA

Em 2001, um incêndio atingiu o segundo andar do prédio central da ECA, destruindo totalmente o Departamento de Comunicações e Artes e parcialmente o Departamento de Biblioteconomia e Documentação e o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão. A Biblioteca não foi atingida pelo fogo, mas a água usada para combatê-lo causou estragos nas instalações e equipamentos. Poucos itens do acervo foram totalmente perdidos. A grande perda foi o acervo do Núcleo de Estudos em Telenovela, que não pertencia à Biblioteca e foi totalmente destruído. 

NA INTERNET

Em 1996, a USP adquiriu o software Aleph, que permitiu melhorar consideravelmente o Dédalus, catálogo unificado de todas as bibliotecas da Universidade. Com o novo software,  tornou-se possível a consulta remota aos catálogos de livros e periódicos da ECA.
A Biblioteca lançou seu primeiro website em 2001. Contando com assessoria técnica eventual, terceirizada, a equipe assumiu o desenvolvimento e criação de conteúdo do site.
A partir de 2009 a Biblioteca entra nas redes sociais, criando inicialmente um blog e perfis no Twitter e Flickr para divulgação de serviços e outros conteúdos. Outros recursos foram incorporadas nos anos seguintes: atendimento online, perfis no Facebook, Pinterest, Pearltrees, Instagram e canal no Youtube, com a finalidade de estabelecer formas de comunicação mais dinâmicas e informais com o público.
Em 2017, o catálogo de partituras foi incorporado ao Dédalus, com uma interface criada especialmente para a busca nesse acervo.

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PROGRAMA DE TREINAMENTOS
O Programa Permanente de Treinamentos, implantado em 2014, oferece diversas possibilidades de capacitação para o usuário, que pode escolher o conteúdo de seu interesse e marcar atendimento individual por meio de um formulário online
 
PROJETOS
Em 2012, foi aprovado e realizado o projeto Conservação dos álbuns de fotografias de Leon Kaniefsky, que permitiu a conservação e a digitalização da documentação fotográfica doada pela família do regente.  O projeto Preservação das Obras Raras doadas por Francisco Matarazzo Sobrinho à USP – acervo da Biblioteca da ECA, aprovado na mesma ocasião, não foi concluído devido à suspensão da liberação da verba pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.  No ano de 2015 teve início a organização do acervo de livros de artistas, que contém trabalhos importantes de artistas brasileiros contemporâneos.  Em 2018 a Biblioteca da ECA começou a desenvolver o projeto da Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA. Em 2020, a Biblioteca da ECA começou a participar do GLAM  das Bibliotecas da USP, destinado a melhorar a cobertura dos projetos Wikimedia nos temas relacionados à arte e cultura. 

FOTOS