CCA | Departamento de Comunicações e Artes

Estudantes de Educomunicação participam de atividade sobre a Wikipédia

Ação com a Biblioteca da ECA leva experiências da escrita acadêmica coletiva para a sala de aula

Vida acadêmica
Print da página inicial do site wikipedia.org, que mostra no centro da imagem a logomarca da Wikipedia, um globo tridimensional cinza formado por peças de quebra cabeça que trazem, cada uma, uma letra ou ideograma pertencentes a diferentes alfabetos e/ou idiomas. O globo não está totalmente montado, faltando algumas peças em sua parte superior. Em volta do globo, destacam-se em letras azuis e pretas os links para as páginas da Wikipédia em diversos idiomas, como inglês, chinês, português e russo. Abaixo do nome de cada idioma é apresentada a quantidade de verbetes da Wikipédia existentes naquela língua. Na parte superior da imagem estão, em letras pretas, os dizeres Wikipedia, the free encyclopedia (Wikipédia, a enciclopédia livre).
Fonte: reprodução/ Wikipedia.org

Estudantes da licenciatura em Educomunicação participam da atividade Educomunicação e Wikipédia: Experimentos da Escrita Acadêmica Compartilhada e Coletiva, com o objetivo de aproximar estudantes do curso da escrita em ambientes on-line colaborativos.

Com liderança de Lilian Viana, bibliotecária da ECA, a ação promovida para discentes da disciplina de Procedimentos de Pesquisa em Educomunicação leva a vivência da escrita acadêmica a partir dos formatos de hipertexto, considerando as normas e a ética da escrita coletiva no projeto de enciclopédia colaborativa Wikipédia.

Escrevendo na Wikipédia

Na atividade, estudantes entram em contato com os aspectos teóricos da Wikipédia, como funcionamento e mecanismos da ferramenta social para a produção de conhecimentos. Lilian conta que o trabalho de aproximação deste tipo de escrita gera conhecimentos importantes para as comunidades envolvidas. “Hoje, a Wikipédia é reconhecida como fonte confiável devido ao seu mecanismo autônomo de validação e vigilância da comunidade como um todo, principalmente os interessados nos temas delimitados, a partir do verbete existente ou da criação de um novo”, explica a bibliotecária da ECA.

Durante a ação, os alunos e alunas trabalham com temas que abordassem conhecimento livre, inteligência coletiva, escrita sobre verbetes e fluxo de informações e interações referentes à Internet. Também têm contato com a produção de verbetes na Wikipédia. Uma das produções do primeiro encontro, realizado no dia 20 de abril, foi a criação do verbete Ismar de Oliveira Soares, professor sênior do CCA e um dos principais nomes da área da Educomunicação.

Conhecimento em processo contínuo

Segundo o professor Claudemir Edson Viana, docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e responsável pela disciplina, a experiência possibilita acesso a outros tipos de conhecimento, como elaborar um projeto de pesquisa em Educomunicação e depois transformá-lo em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como o caso desta disciplina.

Projeto da Wikimedia para acesso a conhecimento sobre arte e cultura conta com participação da ECA

A biblioteca da ECA integra o projeto GLAM - Galleries, Libraries, Archives & Museums (Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus), da Wikimedia, fundação que abriga a Wikipédia e outras plataformas voltadas para a democratização do conhecimento, como o Wikcionário e o Wikimedia Commons. Presente em mais de 10 países, o GLAM quer facilitar o acesso a informações sobre arte e cultura. Confira a matéria sobre a participação da biblioteca da ECA no projeto.

Lilian Viana conta que a primeira edição da atividade, realizada em 2021, foi fruto de outras ações importantes para o curso.  “Ano passado, os discentes trabalharam diretamente na Wikipédia de duas formas, uma forma foi tomando o verbete Educomunicação, já existente e que também fora objeto de atividade do curso em 2018, em razão do II Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação e o VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação, realizados na ECA. Assim, este verbete pode ser qualificado ainda e por meio de práticas que são coletivas”, afirma.

Outros dois encontros acontecem até o final do semestre letivo para conclusão do exercício na Wikipédia.

Publicado originalmente no site do NCE.

Imagem de capa: reprodução/ site do NCE