CAC | Departamento de Artes Cênicas

Professora de Artes Cênicas promove olhar crítico sobre a pandemia por meio da dança

Vídeo Coreografia do Vírus foi realizado pela docente Andréia Nhur, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), em parceria com a artista Paola Bertolini

Comunidade
Foto de uma mulher branca com cabelos loiros presos e um vestido cinza em um quarto branco. Ela se posiciona em frente à câmera e estende seu braços, mostrando as palmas de suas mãos.
A professora Andréia Nhur no vídeo Coreografia do Vírus. Imagem: reprodução/ Youtube.

Há cerca de quatro meses, a professora Andréia Nhur, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), chegou à Bélgica como professora visitante da Ghent University. Naquele momento, o contágio por covid-19 estava em plena ascensão na Europa e começava a se alastrar no Brasil. Ao longo das semanas seguintes, enquanto cumpria as medidas de isolamento implementadas pelo governo belga, a docente acompanhou com apreensão as notícias sobre a pandemia em solo brasileiro.

Para reagir a um quadro que classifica como “aterrorizante”, Nhur realizou junto com a artista Paola Bertolini o vídeo Coreografia do Vírus. “Uma espécie de comentário político dançado”, segundo as palavras da professora, o vídeo faz uma metáfora sobre o papel do presidente Jair Bolsonaro e de seu governo nas crises sanitária, econômica e política que hoje atingem o país.

O vídeo se insere na profusão de materiais audiovisuais que vêm sendo realizados no âmbito das artes performáticas durante a pandemia. Impossibilitados de ocupar os palcos, os artistas têm recorrido principalmente às redes sociais, promovendo encontros e experiências de caráter coletivo em plataformas que foram e ainda são criticadas como espaços voltados exclusivamente para o culto ao individualismo.

“As artes da presença sofrem pela nulidade de espaço que possa abrigar algo além do compartilhamento de obras filmadas ou de lives. Os espaços de intimidade (que fora desse contexto pandêmico poderiam ser lidos como projeção narcisística) se tornaram uma das únicas plataformas de criação para os artistas na pandemia."

Não é a primeira vez que a docente faz reflexões políticas por meio da dança. Em 2016, pouco antes do impeachment da então presidenta Dilma Roussef, Nhur lançou um vídeo chamado Coreografia do Golpe, também realizado em parceria com Paola Bertolini. A intenção naquele momento, assim como hoje, é “chamar o público para uma discussão urgente”, afirma a professora.

Os dois vídeos estão disponíveis no Canal de Andreia Nhur no Youtube

Docente pesquisa relação entre som e movimento nas Artes Cênicas contemporâneas
Além de oferecer uma perspectiva crítica para o contexto brasileiro atual, as coreografias de Andréia Nhur dialogam com seu principal objeto de pesquisa no momento. Como professora visitante do Departamento de História da Arte, Musicologia e Estudos do Teatro da Ghent University (Bélgica), Nhur tem realizado estudos sobre a relação entre som e movimento nas Artes Cênicas contemporâneas, com ênfase “nas dinâmicas de integração entre voz e movimento em performances que envolvem multitarefas, como cantar dançando ou falar em movimento."

A realização do Projeto Sonorocoreográfico envolve pesquisa bibliográfica, estudo de técnicas vocais expandidas, investigação artística, captação de movimento e áudio nos laboratórios do departamento e participação no grupo de pesquisa do Institute for Systematic Musicology (IPEM). Nhur também desenvolve atividades junto ao ArtScienceInteractionLaboratory (ASIL), do mesmo departamento.

Os resultados previstos para o projeto incluem publicação de artigos, criação de obra artística e desenvolvimento de novas disciplinas a serem ofertadas no CAC e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). O projeto conta com financiamento da Capes, por meio de bolsa concedida pelo Programa Institucional de Internacionalização (PrInt).

Imagem de capa: Reprodução/Youtube