Curso de gramática, redação e cidadania tem inscrições abertas até esta quinta, dia 3
Projeto Redigir é gratuito e voltado para pessoas que não estudaram em universidades públicas; aulas são ministradas por estudantes da ECA e de outras unidades da USP
Nesta quarta e quinta-feira, 2 e 3 de agosto, acontecem as inscrições para o curso de Comunicação e Cidadania com Ferramentas da Língua Portuguesa. Realizado pelo Projeto Redigir, o curso enfoca conceitos de gramática e redação e se destina a pessoas de baixa renda que concluíram o ensino fundamental e não estudaram em universidades públicas. A idade mínima para participar é 16 anos.
O curso é gratuito, com aulas ministradas por estudantes da ECA e de outras unidades da USP. Os encontros têm duração de 3 horas e ocorrem aos sábados, na ECA, de setembro a dezembro. Além de trabalhar aspectos do idioma e da linguagem escrita, a formação promove debates sobre temas atuais como estímulo para o desenvolvimento de habilidades de comunicação.

As inscrições são presenciais, das 11h às 13h e das 19h às 21h, no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), que fica ao lado do Prédio Central da ECA, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária. O preenchimento das vagas obedecerá critérios socioeconômicos e o resultado sai na última semana de agosto. Confira os documentos necessários para se inscrever:
- cópia do RG;
- cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa
- cópia de comprovante de escolaridade do último nível cursado (fundamental, médio ou superior).
Para mais informações sobre o projeto e as inscrições, entre em contato pelo email
projetoredigir@gmail.com ou pelo Instagram @projetoredigir.
Sobre o Projeto Redigir
O Redigir foi fundado em 1999 por estudantes e docentes da ECA, inicialmente com foco na redação de vestibulandos. Mais tarde, o projeto de extensão adquiriu caráter mais amplo, contando com participantes de diversas unidades da USP e elegendo como público-alvo pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar em uma universidade pública. O projeto trabalha ferramentas da língua portuguesa e da comunicação partindo da compreensão do idioma como um mecanismo vivo. Atualmente, o Redigir é coordenado pelo professor Thiago Mio Salla, do CJE.