CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

Departamento de Jornalismo e Editoração oferece curso gratuito sobre streaming

Pesquisador André Barbosa Filho abordará as características do streaming no Brasil, novos formatos, serviços e o seu uso pelo jornalismo

Comunidade
Foto de um homem branco, idoso, cabelos brancos e ligeiramente calvo, cavanhaque e bigode brancos. Ele usa um óculos quadrado, com haste de metal fina. Ele veste uma camiseta azul e um casaco na cor bege. Tem um óculos escuros pendurado na camiseta. Ele posa para uma foto atrás de um fundo luminoso, de aneis circulares coloridos, em que predominam a cor verde. Atras dos aneis, um painel colorido com diversas formas.
Com passagens na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e como assessor especial para políticas públicas sobre TV Digital do Governo Federal, André Barbosa Filho ministra curso na ECA sobre streaming. Foto: Reprodução/Facebook.

O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) está com inscrições abertas para o curso de extensão gratuito A plataforma de streaming: formatos, características e aplicações. As aulas acontecem entre os dias 11 de outubro a 13 de dezembro, sempre às quartas-feiras, no Auditório Freitas Nobre do CJE. Para participar, é preciso fazer inscrição na página do evento na plataforma Sympla.

Em oito aulas, os pesquisadores André Barbosa Filho, autor da iniciativa, Luiz Fernando Santoro, docente do CJE e coordenador do curso, e Fernando Fábio de Lacerda Fernandes irão apresentar dados sobre o streaming no Brasil e tratar de temas ligados à distribuição, mecanismos de interação, serviços e o seu uso pelo jornalismo.

André Barbosa Filho é pesquisador em mídias digitais e estratégias de comunicação, com estudos sobre o desenvolvimento de políticas públicas na área de comunicação digital. Formado em Direito pela USP, é mestre pela Universidade Metodista de São Paulo e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA. Atualmente, é consultor de políticas digitais pela Lebar Digital e Consultor sênior do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Fernando Fábio de Lacerda Fernandes é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estadual do Tocantins, tendo experiência em metodologia e técnicas da computação.

Programa:

Aula 1: Dados sobre streaming no Brasil.
Aula 2: Streaming ao vivo e por demanda.
Aula 3: Distribuição, armazenamento e ambiente de negócio.
Aula 4: Streaming: novos formatos e serviços.
Aula 5: Streaming não interativo e streaming interativo.
Aula 6: Streaming de jornalismo.
Aula 7: O Streaming de Serviços Agregados.
Aula 8: A construção do projeto Streaming de Serviços Agregados.

O curso tem carga horária de 16h. Haverá emissão de certificado aos participantes.

Serviço

Curso de extensão - A plataforma de streaming: formatos, características e aplicações

Data: 11 de outubro a 13 de dezembro

Horário: quartas-feiras, das 16h às 18h

Local: Auditório Freitas Nobre - CJE (Prédio 2)

Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Butantã, São Paulo - SP.

Curso gratuito. Inscrições pela plataforma Sympla.

Atualizado por Amanda Ferreira em 6 de outubro de 2023.

Foto de capa: Glenn Carstens-Peters/Unsplash