CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Estudantes de jornalismo lançam revista com temática latino-americana

Nova edição da Revista Babel traz como matéria de capa os 50 anos do golpe no Chile

Vida acadêmica

Capa da revista Babel. Em destaque, ocupando toda a imagem, a foto preto e branco de um jovem soldado que empunha um fuzil. Atrás dele, outro soldado está em pé e de braços cruzados. No topo, os dizeres Revista Babel, em letras pretas e brancas que simulam letras recortadas de jornais e revistas. Logo abaixo, os dizeres 50 anos do golpe no Chile, em letras brancas. Na parte inferior, em letras pretas e pequenas, os dizeres “cooperação acadêmica no Sul Global”, “a relação econômica entre Brasil e Paraguai”, “América Latina de Bolaño a Bolaños”.  No canto inferior esquerdo, o logo da revista Babel, formado por semi-círculos e três quartos de círculos vermelhos.
Capa da Revista Babel, produzida por estudantes do quarto ano do curso de jornalismo. Imagem: Reprodução/Revista Babel

Está no ar a versão digital da Revista Babel, publicação laboratorial de estudantes do curso de Jornalismo da ECA. Desenvolvida durante a disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso (Revista), Babel tem orientação do professor Alexandre Barbosa e pode ser lida gratuitamente na  plataforma digital Issuu.

Todo o processo de elaboração da pauta, redação, edição e diagramação segue critérios latino-americanos e decoloniais, ou seja, que colocam a história, a cultura popular e as personagens da América Latina como categoria central de noticiabilidade, explica o professor Alexandre Barbosa. “Eu apresentava os desafios, como, por exemplo, incluir a cultura popular ou tratar das relações sul-sul e os estudantes traziam as soluções e conseguiam encontrar caminhos para melhor resolver as situações-problema”.

 

América Latina como notícia

Tendo a América Latina como tema central, a turma de jornalismo construiu a edição da Babel com reportagens, fontes e abordagens latino-americanas. A matéria de capa analisa o cinquentenário do golpe no Chile, lembrado em 2023. A reportagem ouviu especialistas para contextualizar a derrubada do governo Allende e como esse fato histórico influenciou o Chile e a região até hoje. Entre os destaques da editoria de cultura, a revista traz reportagens sobre a música ranchera, manifestação da cultura popular do México que influenciou a música sertaneja no Brasil, além da resenha sobre o livro Omeros, do escritor de Santa Lúcia, Derek Walcott. Destaque também para a matéria sobre o reggae no Maranhão, que mostra a conexão entre o estado nordestino e a Jamaica.

A revista Babel também tem reportagens sobre a cooperação entre universidades latino-americanas, sobre as relações comerciais entre Brasil e Paraguai, sobre a incorporação de ervas tradicionais das culturas originárias e sobre o crescimento do islamismo na América Latina, além de artigos e crônicas que tratam de temáticas latino-americanas como uma crônica sobre as aparições de Maria e um artigo sobre o apagamento das culturas originárias em regiões de grande interesse turístico.

 

imagem de página dupla da revista Babel. Na página à esquerda, uma foto preto e branco de um jovem soldado empunhando um fuzil Atrás dele há outro soldado em pé de braços cruzados e um homem raspando o cabelo de outro homem, que está sem camisa e sentado.. Abaixo da foto, em letras grandes e negritadas, os dizeres "Nuestro 11 de septiembre". A metade restante do interior da página é ocupada por um texto em duas colunas. A página à direita apresenta texto em duas colunas com um subtítulo e com uma citação destacada em negrito e em letras maiores no centro da página.
Estudantes são responsáveis por todas as etapas de criação da revista: da escolha das pautas à diagramação. Imagem: Reprodução/Revista Babel.

Processo de ensino e aprendizagem

Desde que foi criada, em 1997, a revista Babel tem como principal objetivo o exercício do jornalismo para revista, incluindo a prática do jornalismo literário e outros gêneros, como resenhas e crônicas. Em 2023, a publicação adotou a temática latino-americana.

A Revista Babel é uma oportunidade para estudantes do quarto ano colocarem em prática os conhecimentos acumulados em produção jornalística, depois das passagens pelas produções laboratoriais do Notícias do Jardim São Remo, da Agência Universitária de Notícias, do Jornal do Campus e do Suplemento Claro. Para o professor Alexandre, Babel também concilia o olhar crítico sobre o fazer jornalístico. “Como a abordagem dos textos da Babel é mais aprofundada, com pautas pensadas a longo prazo, os estudantes podem refletir sobre a seleção de fontes, sobre critérios de noticiabilidade e sobre a angulação dos textos que passem a incorporar temáticas latino-americanas de um ponto de vista decolonial”, relata o docente.

 


Imagem de capa: montagem por Verônica Cristo a partir de imagens da Revista Babel.