CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

Inscrições abertas: curso gratuito em Comunicação e Língua Portuguesa

Desenvolvido por estudantes da ECA, curso do projeto Redigir apresenta conceitos de gramática e redação, além de debates sobre temas atuais

Comunidade
Arte digital de divulgação do projeto. Foto de metade do rosto de um jovem negro, sorrindo, com dreads curtos. Ele está com um fone de ouvido, jaqueta e mochila. Sobre a foto parte de um círculo amarelo sobre o qual está escrito “Todo mundo tem ideias, basta saber expressar!”, seguido de “Venha conhecer o Projeto Redigir”
Imagem:  reprodução projeto Redigir/Instagram

O Projeto Redigir está com inscrições abertas para o curso Comunicação e Cidadania com Ferramentas da Língua Portuguesa. As inscrições tiveram início no dia  1º – e ainda é possível se inscrever, de forma presencial,  nos dias 14 e 15 de abril. O curso possui duração de três meses e apresenta conceitos de gramática e redação, além de debates sobre temas atuais. O objetivo é fornecer ferramentas para que as pessoas possam se comunicar melhor, se empoderar e participar mais ativamente da sociedade.

O curso é gratuito e voltado para quem concluiu o ensino fundamental, tenha idade mínima de 16 anos e não tenha estudado em universidades públicas. Para se inscrever, é preciso comparecer ao Prédio Central da ECA, das 9h30 às 12h30, nos dias 14 e 15 de abril, ou no prédio do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), das 18h às 19h30 (somente no dia 14). O endereço é Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

O preenchimento das vagas é feito a partir de critérios socioeconômicos. Para a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do RG, cópias de comprovantes de renda de todos que contribuem para as despesas da casa e a cópia de comprovante de escolaridade do último nível cursado (ensino fundamental, médio ou superior, se houver). Para mais informações sobre o projeto e as inscrições, entre em contato pelo e-mail projetoredigir@gmail.com.

A lista de pessoas selecionadas será divulgada na última semana de abril, quando já inicia o curso. As aulas serão presenciais, na ECA, uma vez por semana. Haverá turmas às sextas e aos sábados, sempre no período da manhã. No momento da inscrição, é preciso optar por uma das turmas.

Sobre o projeto Redigir

O projeto Redigir foi criado por estudantes e docentes da ECA em 1999 e, no início, era voltado para a redação do vestibular. Com o tempo, o projeto de extensão começou a contar com participantes de outras unidades da USP e passou a focar na comunicação e na compreensão da língua portuguesa no cotidiano.

A proposta do projeto é mostrar como a comunicação pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social e democratizar os conhecimentos dessa área, que geralmente são de acesso restrito a alguns segmentos da sociedade.

O Redigir é formado principalmente por estudantes da ECA, mas sempre busca por voluntários de diversas áreas do conhecimento. Atualmente, o projeto tem como professor responsável Thiago Mio Salla, docente do CJE.

Para mais informações, acesse os perfis do Redigir no Instagram e no Facebook.

Serviço

Inscrições para o curso Comunicação e Cidadania com Ferramentas da Língua Portuguesa, do Projeto Redigir

Datas: 14 e 15 de abril
Horário: 9h30 às 12h30