CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Orientação em pesquisas acadêmicas é tema de livro de docente da ECA

O professor Jean Pierre Chauvin divulga seu guia desmistificador com dicas para a investigação científica

Vida acadêmica
Foto em preto e branco de um homem de pele clara, cabelos curtos, escuros e cacheados e barba grisalha. O homem está sorrindo e usando uma camisa polo sob uma jaqueta. O fundo é branco.
Professor Jean Pierre Chauvin (CJE). Imagem: reprodução/ Lattes

Jean Pierre Chauvin graduou-se em Letras-Portugês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), é mestre e doutor pela USP e, hoje, é professor associado do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), onde leciona Cultura e Literatura Brasileira. Também orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH. Considerando sua longa carreira como professor e pesquisador e sua pesquisa em torno de manuais, o docente se sentiu motivado a sintetizar conhecimentos sobre pesquisa acadêmica em seu último lançamento

O título do livro é Da Arte de (se) Orientar [para Pós-modernos e Geração Z]: Observando-se Preceitos da Retórica Antiga, da Etiqueta Moderna e do Utilitarismo Contemporâneo. Além de fazer referência a certos títulos de tratados que circularam pelo menos até o final do século dezenove,  a palavra “arte” recorda que há uma série de procedimentos embutidos na tarefa de ser e atuar como pesquisador, reconhecendo que há pouco espaço para pretender a originalidade. Jean conta que a realização desse livro foi um exercício pessoal de criar um guia despretensioso, porém, proveitoso: “no plano mais específico, oferecem-se exemplos do quê/ como pesquisar (...); no âmbito mais geral, desmitifica-se o ingresso e a permanência na universidade, apresentando-se dicas, algumas delas em tom provocativo”.

Capa de livro de cor bege com desenhos abstratos na cor cinza na parte superior, logo abaixo há o nome do autor, Jean Pierre Chauvin, e o título do livro Da Arte de (se) Orientar [para Pós-modernos e Geração Z]: Observando-se Preceitos da Retórica Antiga, da Etiqueta Moderna e do Utilitarismo Contemporâneo. No rodapé há o logo da editora Ponta de Lança
Imagem/Divulgação

De acordo com o autor, por ser um pseudo tratado, o texto foi escrito a fim de soar sério e divertido, levando em conta que foram incluídos interesses daqueles nascidos antes e depois da Era Digital, ou seja, para Pós-modernos e Geração Z. Jean ainda complementa que o livro foi feito de forma acessível: “Considerando eventuais leitores formados em diferentes áreas do conhecimento, procurou-se adotar uma linguagem a meio caminho entre o registro formal e o coloquial, de maneira a facilitar a leitura e/ou consulta.” Por fim, o autor pretende que o material seja útil tanto para candidatos que querem ingressar no universo científico, quanto para orientadores, abordando assuntos relacionados a acolhimento, etapas de candidatura, atuação e comunicação entre orientador e orientando.

O livro Da Arte de (se) Orientar [para Pós-modernos e Geração Z]: Observando-se Preceitos da Retórica Antiga, da Etiqueta Moderna e do Utilitarismo Contemporâneo, do professor Jean Pierre Chauvin está disponível para pré venda no site da Livraria Ponta de Lança.

 

 

 


Foto de capa: estudante folheando livro em uma biblioteca. Imagem: reprodução/ Portal Marcos Santos.