CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Professores e estudantes de Jornalismo lançam série de podcasts para combater fake news

ECA Contra as Fake News traz orientações de especialistas para identificar e evitar a propagação de notícias falsas

Comunidade
ecaemcasa
notícia
jornalismo
fake news
docentes
discentes
extensão
Arte ilustrativa do projeto ECA Contra as Fake News. Ao fundo, há um mapa-mundi estilizado todo em azul. Sobre ele, em primeiro plano, estão os logos brancos da ECA e da USP, seguidos do texto "contra as fake news". A composição da imagem se assemelha a uma abertura de telejornal.
Imagem: Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). 

Com as eleições municipais, cresce o risco de proliferação das fake news. Contra essa ameaça, professores e estudantes da ECA se mobilizaram para produzir uma série de podcasts sobre o tema, com orientações para identificar, evitar e combater essa prática.   

Intitulada ECA Contra as Fake News, a série surgiu graças à iniciativa do professor Luciano Maluly, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e do doutorando Felipe Parra, também ecano. Maluly conta que se inspirou na campanha de combate às notícias falsas veiculada atualmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o biólogo Átila Iamarino. O incentivo definitivo, explica, veio quando as pessoas começaram a lhe perguntar o que a ECA faz para combater as fake news.

Reunindo contribuições de professores, ex-estudantes e colaboradores de outras instituições acadêmicas, a série procura utilizar o conhecimento em defesa da democracia e da cidadania, de acordo com o docente. Segundo ele, os podcasts são gravados pelos próprios participantes a partir de um pequeno roteiro. Em cada episódio, o convidado tece suas considerações sobre o combate às fake news, em áudios que variam de 50 segundos a pouco mais de oito minutos. Eles se apresentam, dão seu recado e finalizam com as palavras do projeto: “Esta é uma luta da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo contra a proliferação das fake news”. Os arremates de edição ficam por conta de Parra.

Os episódios contam com participação dos professores Eugênio Bucci, Rosana de Lima Soares, Dennis de Oliveira, Elizabeth Saad Corrêa e o pós doutorando Rafael Duarte de Oliveira Venancio, entre outros. De acordo com Maluly, a ideia é angariar o maior número possível de depoimentos, reunindo não só professores, alunos e ex-alunos da ECA, mas profissionais e pesquisadores de outras áreas além da comunicação, e também de outras instituições acadêmicas. Quem quiser contribuir pode entrar em contato com o professor Maluly pelo e-mail alterjor@gmail.com.

Nesta matéria do Jornal da USP, o professor Maluly e participantes dos primeiros episódios falam mais sobre a série e o papel de instituições da universidade no combate à desinformação. A reportagem também traz uma entrevista sobre o uso das fake news nas eleições com o professor Pablo Ortellado, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

A série ECA contra as Fake News está disponível na página do programa Universidade 93,7 Mhz, produzido no CJE e transmitido pela Rádio USP.

 


Com informações do Jornal da USP. Atualizado em novembro de 2022.