CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Projeto de extensão ensina a comunicar temas cotidianos, tecnologia e sustentabilidade

Iniciativa em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas resultou em doze oficinas gratuitas e impactou mais de 2 mil pessoas

Comunidade

O Ciclo Cidades Tecnológicas e Comunicativas foi realizado pelo Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEX) e diretoria da ECA em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Com organização do grupo de pesquisa Alterjor, as oficinas online foram iniciadas em outubro de 2021 e encerradas no dia 13 de abril deste ano. Ao todo, 2.092 pessoas acompanharam as transmissões.

No total, foram realizadas doze oficinas gratuitas, com certificados, ministradas por especialistas do IPT e transmitidas pelo canal do CJE no Youtube. As lives ainda podem ser acessadas gratuitamente no mesmo endereço eletrônico.

O objetivo do ciclo foi “instrumentalizar comunicadores, turismólogos e profissionais interessados na linguagem especializada em tecnologia”. O projeto também visou traduzir termos técnicos e exemplificar a jornalistas a melhor maneira de cobrir temas do cotidiano.

A ideia das oficinas surgiu de um encontro entre o professor Luciano Victor Barros Maluly (CJE) com o então diretor executivo do IPT, Alessandro Pansanato Rizatto. Os temas trabalhados no ciclo se voltaram para as áreas do turismo, lazer, sustentabilidade, meio ambiente, educação e tecnologia. Confira todas as atividades realizadas:

Tivemos vários retornos das pessoas que trabalhavam com o tema, durante e após as oficinas. O encontro mais quente foi a da oficina que coincidiu com a tragédia de Petrópolis. Mais de 500 pessoas assistiram à oficina, com diversas perguntas respondidas pelos pesquisadores”, conta o professor Luciano.

Captura de tela da transmissão Áreas de riscos e a prevenção de desastres naturais. Na imagem, do lado esquerdo da tela e em maior proporção, há uma uma fotografia do Morro do Macaco Molhado, no Guarujá, em 2020. A foto conta com a visão aérea de casas localizadas abaixo do morro, rodeadas de árvores e afetadas por um deslizamento de terra. Do lado direito, em menor proporção, a imagem de dois homens brancos que falam.
A terceira das oficinas do ciclo, ministrada por Eduardo Macedo e Marcelo Gramani, teve como tema as áreas de risco e a prevenção de desastres naturais. A transmissão coincidiu com o desastre de Petrópolis em 2022 e contou com grande participação do público. Imagem: reprodução/Youtube

Além de Luciano, o ciclo teve como responsável a professora Clarissa Maria Rosa Gagliardi, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). A iniciativa contou, ainda, com o apoio da Comissão Organizadora formada por:

  • Andreia Terzariol Couto e Carlos Augusto Tavares Júnior (Pós-doutorandos/ECA-USP);
  • Carla de Oliveira Tôzo e Felipe Parra Alves de Oliveira (Doutorandos - Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM)/ECA-USP);
  • Daniel Azevedo Muñoz (Doutorando Universidade Autônoma de Madri/ Estágio Doutoral PPGCOM/ECA-USP);
  • Ulisses Rodrigues de Paula (Webmaster - CJE TV);
  • William Mathias de Oliveira (Audiovisual - CJE);
  • Rita de Cássia Parise (IPT).

Com o encerramento desse projeto, já há previsão de novas parcerias voltadas à pesquisa e atividades de extensão e ensino, com atividades presenciais e virtuais envolvendo a comunidade interna e externa à USP. 

 

Imagem de capa: versão editada da imagem de divulgação. Reprodução/Universidade 93.7