CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

Departamento de Jornalismo e Editoração perde Ciro Marcondes Filho

Docente faleceu neste domingo (dia 8) em São Paulo

Comunidade

Faleceu neste domingo, aos 72 anos, Ciro Juvenal Marcondes Filho, professor titular do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Na ECA desde 1968, quando ingressou na segunda turma do curso de graduação em jornalismo, logo tornou-se pesquisador e, em 1974, docente do CJE. Com seu grupo de pesquisa, o Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (Filocom), desenvolveu a Nova Teoria da Comunicação – referência para os estudos em teoria e filosofia da comunicação no Brasil e reconhecida em diversas universidades do exterior.

Em nota, a Diretoria da ECA lamentou o falecimento do docente: “Ciro Marcondes Filho será lembrado por todos com imensa gratidão pelos anos dedicados à pesquisa e à docência”. O Jornal da USP publicou uma reportagem especial sobre a trajetória do docente, com depoimentos de diversos professores do CJE.

Foto de Ciro Marcondes Filho
Foto: Matheus Araújo/IEA/USP

Confira outras manifestações sobre o mestre Ciro Marcondes Filho:

Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)

[...] Ciro transitava com maestria, inventividade e clareza nas áreas da comunicação, da filosofia e da sociologia, com especial profundidade na filosofia e sociologia alemãs, mas não somente. Criador da chamada Nova Teoria da Comunicação, propôs uma forma de olhar esse campo a partir da ideia de que só existe comunicação quando sujeitos são capazes de afetar uns ao outros, provocando pensamentos novos. [...] Sua genialidade e rigor acadêmico, sua retidão moral, sua dedicação ao alunato e à ECA já são profundamente sentidos. Só não serão ainda mais porque seu legado está mais vivo do que nunca, nos seus ex-alunos, nos seus colegas e em suas obras e ensinamentos. Com seu trato fino e cordial, e cuidadosa escolha de palavras, Ciro sempre se fazia comunicar, e nos provocava a sentir e pensar. Muito obrigado por tudo, professor Ciro!

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) lamenta profundamente a morte de Ciro Marcondes Filho, professor titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ele nos deixa um importante legado em sua obra, especialmente sobre a nova Teoria da Comunicação.

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)

Ciro Marcondes Filho era um nome de referência nos campos acadêmicos da Comunicação e do Jornalismo, contribuindo ao longo de sua carreira com importantes reflexões e publicações científicas. Publicou, dentre outros diversos títulos, os livros “O capital da notícia” (Editora Ática, 1986), “A saga dos cães perdidos” (Editora Hacker, 2000) e “Ser Jornalista: o Desafio Das Tecnologias e o Fim Das Ilusões” (Editora Paulus, 2009). [...] A SBPJor se solidariza com os familiares, amigos e colegas do Departamento de Jornalismo da ECA/USP.

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)

Ciro, um gigante da Comunicação, com larga trajetória nas Ciências da Comunicação e no pensamento do jornalismo no país, deixa um legado filosófico-científico ímpar para a área de Comunicação no Brasil. Manifestamos nossas condolências aos familiares e rendemos as mais altas homenagens à valiosa contribuição do Professor Ciro para a qualificação do debate no campo comunicacional no nosso país. Que seu espírito encontre a paz e que seu legado continue a iluminar os caminhos da nossa área.

O velório aconteceu no dia 9 de novembro, às 13h, seguido do sepultamento, às 14h, no Cemitério São Paulo, localizado à Rua Cardeal Arcoverde, 1250, no bairro de Pinheiros, na capital paulista.