Departamento de Jornalismo e Editoração perde Ciro Marcondes Filho
Docente faleceu neste domingo (dia 8) em São Paulo
Faleceu neste domingo, aos 72 anos, Ciro Juvenal Marcondes Filho, professor titular do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Na ECA desde 1968, quando ingressou na segunda turma do curso de graduação em jornalismo, logo tornou-se pesquisador e, em 1974, docente do CJE. Com seu grupo de pesquisa, o Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (Filocom), desenvolveu a Nova Teoria da Comunicação – referência para os estudos em teoria e filosofia da comunicação no Brasil e reconhecida em diversas universidades do exterior.
Em nota, a Diretoria da ECA lamentou o falecimento do docente: “Ciro Marcondes Filho será lembrado por todos com imensa gratidão pelos anos dedicados à pesquisa e à docência”. O Jornal da USP publicou uma reportagem especial sobre a trajetória do docente, com depoimentos de diversos professores do CJE.

Confira outras manifestações sobre o mestre Ciro Marcondes Filho:
- Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)
-
[...] Ciro transitava com maestria, inventividade e clareza nas áreas da comunicação, da filosofia e da sociologia, com especial profundidade na filosofia e sociologia alemãs, mas não somente. Criador da chamada Nova Teoria da Comunicação, propôs uma forma de olhar esse campo a partir da ideia de que só existe comunicação quando sujeitos são capazes de afetar uns ao outros, provocando pensamentos novos. [...] Sua genialidade e rigor acadêmico, sua retidão moral, sua dedicação ao alunato e à ECA já são profundamente sentidos. Só não serão ainda mais porque seu legado está mais vivo do que nunca, nos seus ex-alunos, nos seus colegas e em suas obras e ensinamentos. Com seu trato fino e cordial, e cuidadosa escolha de palavras, Ciro sempre se fazia comunicar, e nos provocava a sentir e pensar. Muito obrigado por tudo, professor Ciro!
- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
-
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) lamenta profundamente a morte de Ciro Marcondes Filho, professor titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ele nos deixa um importante legado em sua obra, especialmente sobre a nova Teoria da Comunicação.
- Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
-
Ciro Marcondes Filho era um nome de referência nos campos acadêmicos da Comunicação e do Jornalismo, contribuindo ao longo de sua carreira com importantes reflexões e publicações científicas. Publicou, dentre outros diversos títulos, os livros “O capital da notícia” (Editora Ática, 1986), “A saga dos cães perdidos” (Editora Hacker, 2000) e “Ser Jornalista: o Desafio Das Tecnologias e o Fim Das Ilusões” (Editora Paulus, 2009). [...] A SBPJor se solidariza com os familiares, amigos e colegas do Departamento de Jornalismo da ECA/USP.
- Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)
-
Ciro, um gigante da Comunicação, com larga trajetória nas Ciências da Comunicação e no pensamento do jornalismo no país, deixa um legado filosófico-científico ímpar para a área de Comunicação no Brasil. Manifestamos nossas condolências aos familiares e rendemos as mais altas homenagens à valiosa contribuição do Professor Ciro para a qualificação do debate no campo comunicacional no nosso país. Que seu espírito encontre a paz e que seu legado continue a iluminar os caminhos da nossa área.
O velório aconteceu no dia 9 de novembro, às 13h, seguido do sepultamento, às 14h, no Cemitério São Paulo, localizado à Rua Cardeal Arcoverde, 1250, no bairro de Pinheiros, na capital paulista.