CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

Joelmir Beting ganha biografia escrita por professor da ECA

Livro é o 18º do professor aposentado Edvaldo Pereira Lima, referência em jornalismo literário

Comunidade

Recentemente lançado, o livro Joelmir Beting – o jornalista de economia mais influente da história do Brasil traz a biografia do respeitado comentarista e apresentador falecido em 2012. A obra tem autoria de Edvaldo Pereira Lima, professor aposentado do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

Joelmir tornou-se célebre por traduzir “para uma linguagem compreensível medidas econômicas anunciadas pelos mais diferentes governos, que sempre soavam como uma incógnita para a maior parte da população, num país em que a economia foi levada aos solavancos por grandes períodos.” Ainda estudante universitário, Joelmir iniciou sua carreira como repórter esportivo em 1957. Foi responsável, em 1968, pelo lançamento da editoria de Economia da Folha de S. Paulo, onde trabalhou até 1991, quando transferiu-se para o Estado de S. Paulo. Ao longo de toda sua carreira participou de programas nas Rádios Jovem Pan, Bandeirantes, Excelsior e CBN, além de ter atuado na televisão, com destaque para suas passagens pela Rede Bandeirantes, Rede Globo e Globo News, onde foi um dos apresentadores do programa Espaço Aberto.

Segundo o professor Edvaldo, “a história de um homem é a história de seu tempo. Nesse tempo individual estão refletidas as marcas de uma época, a trajetória de um povo, as vidas que se entrecruzam com a sua”. Ele destaca que esta é a quinta de suas publicações que teve como base o método de escrita de narrativas biográficas desenvolvido por ele durante seu período ativo de docência e pesquisa na ECA, responsável por torná-lo referência no campo do Jornalismo Literário.

O docente também ressalta a contribuição de outros colegas para a obra lançada agora: “três outros professores da USP, contemporâneos e colegas meus na ECA, todos aposentados, são citados e referenciados como fontes importantes – na contextualização da biografia de Joelmir conto em síntese a história do jornalismo de economia no país –, com destaque para um deles (Carlos Manuel Chaparro), com dois estudos sobre o Joelmir que são comentados no livro. Os outros colegas são Jair Borin – já falecido – e Bernardo Kucinski.”

Joelmir Beting – o jornalista de economia mais influente da história do Brasil está disponível para venda no site da editora Beting Books.