ECA suspende editais de intercâmbio em 2021

Decisão considerou a gravidade da pandemia e seus impactos nas instituições acadêmicas fora do Brasil

Vida acadêmica
corredor da área interna do aeroporto de guarulhos, com poucas pessoas, usando máscaras. No canto superior da imagem, uma placa amarela indica a área de embarque
Foto: Reuters/Roosevelt Cassio

Em reunião extraordinária realizada no dia 9 de fevereiro, a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA decidiu suspender pelos próximos meses a publicação de editais de intercâmbio internacional com vagas para alunos de graduação interessados em ir para o exterior durante o segundo semestre de 2021.

A decisão levou em conta a gravidade da atual crise sanitária, que vem causando instabilidade acadêmica em diversas instituições estrangeiras e o fechamento de fronteiras de diversos países, muitas vezes com pouquíssimo aviso prévio.

A CRInt continuará a observar a progressão da pandemia e a suspensão dos editais poderá ser revogada caso haja melhora na situação nacional e internacional. Em comunicado oficial, os membros da Comissão reforçaram o compromisso com a saúde dos alunos: “sabemos que a experiência acadêmica internacional é importante para a formação universitária, mas priorizamos a saúde física e psicológica de nossos estudantes.”

Na mesma reunião foi analisada a situação dos estudantes selecionados para intercâmbio internacional em 2020 e que optaram pelo adiamento da mobilidade. A Comissão informa que “manterá seu compromisso de realizar as nomeações junto às Instituições estrangeiras novamente, mediante a assinatura de Termo de Responsabilidade que será enviado aos interessados.” No entanto, é importante destacar que a CRInt não pode garantir o aceite por parte das instituições estrangeiras, “uma vez que os convênios firmados garantem aos parceiros a liberdade de aceitarem ou não as candidaturas, bem como suspenderem a recepção de intercambistas quando julgarem necessário.”

É estudante da ECA e quer saber mais sobre mobilidade acadêmica para o exterior? Visite a página da CRInt ou escreva para crint-eca@usp.br. A comissão também atende via telefone e whatsapp por meio do número +55 11 3091-4478.

Imagem de capa: Foto: Reuters/Roosevelt Cassio