Espaço das Artes: confira a programação do laboratório expositivo da ECA
EdA recebe exposições, performances e outras atividades da graduação e da pós-graduação em Artes Cênicas, Artes Visuais e Música
O Espaço das Artes (EdA) é um laboratório para as obras de estudantes da graduação e da pós-graduação da ECA e conta com uma área ampla para abrigar grandes exposições e outras atividades, como performances cênicas e musicais. Antiga sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, o EdA tem sido, desde 2017, um ambiente comum a três departamentos de artes da Escola: o de Artes Cênicas (CAC), como na exposição Modas e vestires no Brasil do século 16 ao 19; o de Artes Plásticas (CAP), que recentemente apresentou seu Laboratório do Semestre; e o de Música (CMU), com trabalhos como a exposição Des-habitar escutas.
O papel do EdA na arte e para além da arte
De acordo com Mario Ramiro, professor do CAP, o grande destaque do espaço são as suas dimensões museológicas, que permitem a elaboração de projetos de grande escala. “Trata-se de um espaço único entre as universidades brasileiras, ao oferecer as condições espaciais para uma prática expográfica de fôlego”.
Além dos trabalhos práticos em arte, o EdA abriga, desde setembro, o projeto do Programa Unificado de Bolsas (PUB) Trabalhos de mediação com o público no Espaço das Artes (EdA), que conta com dois bolsistas em projetos do CAP e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV): “A intenção é impulsionar mais as atividades do Espaço no Instagram, como também ativar projetos de curricularização das mediações culturais”. Segundo Mario, desde 2023, os estudantes da USP precisam cumprir créditos relacionados à curricularização da extensão, que relaciona as atividades discentes com a comunidade. “São atividades desenvolvidas a partir das disciplinas obrigatórias ou de ações culturais derivadas das atividades que realizamos regularmente no EdA”.
Os bolsistas também acompanham a montagem e desmontagem das exposições, documentando essas etapas e organizando a memória das produções realizadas no EdA.
Por fim, o EdA terá em breve um edital de curadoria para estudantes da pós-graduação e do pós-doutorado. Essa iniciativa é mais um diferencial que coloca a ECA numa vanguarda do ensino da arte no país, ao proporcionar condições para o exercício de curadorias para os alunos de teoria, história e crítica da arte, e também para arte-educadores e artistas curadores.
Confira a seguir a programação do EdA neste semestre:
Quando a casa queima
Quando a casa queima foi uma exposição coletiva que envolveu diversos estudantes do PPGAV e que ficou aberta até 14 novembro. A mostra trouxe a produção de 25 artistas com trabalhos desenvolvidos em cerâmica, desenho, fotografia, gravura, instalação, performance e pintura. A proposta da exposição era trazer a diversidade de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes da pós-graduação.
O professor Mario Ramiro, um dos organizadores da mostra, comenta que a inspiração para o seu título vem do filósofo Giorgio Agamben:
“O autor cria metáforas com as ideias de chamas e ruínas, para falar de uma parte da humanidade que finge não ver o mundo em crise, enquanto a sensibilidade aparece como possibilidade de resgate da vida. Os trabalhos apresentados discutem com linguagens diversas as crises do mundo.”
Mario Ramiro, professor
A exposição foi promovida pelo PPGAV com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com entrada gratuita.
Serviço
Quando a casa queima
Período de visitação: de 30 de outubro a 14 de novembro de 2024
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Local: Espaço das Artes – EdA Rua da Praça do Relógio, 180, Cidade Universitária, São Paulo - SP
Entrada gratuita
Outras mostras e eventos
O EdA sediou e vai sediar outras mostras e eventos neste semestre. Ainda em outubro, o espaço sediou três exposições simultâneas: Mercúrio, Prata, Feltro e Barro, que envolveu o trabalho de 20 jovens artistas, Às Vezes o Universo Fala onde os Caminhos se Encontram, organizado por Laiani Gomes, estudante de Artes Visuais da ECA e Laixxmo, artista e arte-educadora formada na Unesp, e no__entre, de Antônio Yudi e Vinicius Barbosa, ambos graduandos da ECA.
Em 2024, o EdA ainda recebe mais uma exposição, a tradicional mostra de formandos do curso de Artes Visuais, que vai acontecer de 2 de dezembro a 7 março de 2025. Organizada pelo professor Marco Gianotti, do CAP, a exposição reunirá os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da turma que colará grau no próximo ano.
Todas as obras nesta matéria integraram a exposição Quando a casa queima.