Espaço das Artes: confira a programação do laboratório expositivo da ECA

EdA recebe exposições, performances e outras atividades da graduação e da pós-graduação em Artes Cênicas, Artes Visuais e Música
 

Comunidade

O Espaço das Artes (EdA) é um laboratório para as obras de estudantes da graduação e da pós-graduação da ECA e conta com uma área ampla para abrigar grandes exposições e outras atividades, como performances cênicas e musicais. Antiga sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, o EdA tem sido, desde 2017, um ambiente comum a três departamentos de artes da Escola: o de Artes Cênicas (CAC), como na exposição Modas e vestires no Brasil do século 16 ao 19; o de Artes Plásticas (CAP), que recentemente apresentou seu Laboratório do Semestre; e o de Música (CMU), com trabalhos como a exposição Des-habitar escutas.

 

 

Foto de painel composto por diversos quadros unidos como em um mosaico, formando fotos de vários interiores de casas. À esquerda, há uma porta de vidro de pé em uma sala, no centro há um corredor com paredes azuis, à direita há a estrutura de um telhado com o céu ao fundo e a fachada de um prédio.
Obra Um lugar. A espera (desde 2017), de Bruno Makia. Foto: Weslley Andrade/ LAC-ECA.

 

 

O papel do EdA na arte e para além da arte

De acordo com Mario Ramiro, professor do CAP, o grande destaque do espaço são as suas dimensões museológicas, que permitem a elaboração de projetos de grande escala. “Trata-se de um espaço único entre as universidades brasileiras, ao oferecer as condições espaciais para uma prática expográfica de fôlego”. 

 Foto de sala de vídeo exibindo filme. Há um conjunto de cadeiras de praia na sala, e uma mulher está sentada no centro da sala. A projeção mostra uma sala por onde passam carros.
Visitante assiste a obra I_Chicxulub (2024), de Lara Ovídio, na sala de vídeo do EdA. Foto: Amanda Ferreira/ LAC ECA.

Além dos trabalhos práticos em arte, o EdA abriga, desde setembro, o projeto do Programa Unificado de Bolsas (PUB) Trabalhos de mediação com o público no Espaço das Artes (EdA), que conta com dois bolsistas em projetos do CAP e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV): “A intenção é impulsionar mais as atividades do Espaço no Instagram, como também ativar projetos de curricularização das mediações culturais”. Segundo Mario, desde 2023, os estudantes da USP precisam cumprir créditos relacionados à curricularização da extensão, que relaciona as atividades discentes com a comunidade. “São atividades desenvolvidas a partir das disciplinas obrigatórias ou de ações culturais derivadas das atividades que realizamos regularmente no EdA”. 

Os bolsistas também acompanham a montagem e desmontagem das exposições, documentando essas etapas e organizando a memória das produções realizadas no EdA.  

Por fim, o EdA terá em breve um edital de curadoria para estudantes da pós-graduação e do pós-doutorado. Essa iniciativa é mais um diferencial que coloca a ECA numa vanguarda do ensino da arte no país, ao proporcionar condições para o exercício de curadorias para os alunos de teoria, história e crítica da arte, e também para arte-educadores e artistas curadores. 

Confira a seguir a programação do EdA neste semestre:  

 

Quando a casa queima

Quando a casa queima foi uma exposição coletiva que envolveu diversos estudantes do PPGAV e que ficou aberta até 14 novembro. A mostra trouxe a produção de 25 artistas com trabalhos desenvolvidos em cerâmica, desenho, fotografia, gravura, instalação, performance e pintura. A proposta da exposição era trazer a diversidade de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes da pós-graduação. 

Pôster da exposição. O fundo é vermelho escuro com letras brancas. No topo, há os escritos “Quando a casa queima” com o nome dos artistas participantes abaixo.
Quando a casa queima é uma exposição coletiva de vários artistas-pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da ECA. Imagem: divulgação/ PPGAV

O professor Mario Ramiro, um dos organizadores da mostra, comenta que a inspiração para o seu título vem do filósofo Giorgio Agamben: 

 

 “O autor cria metáforas com as ideias de chamas e ruínas, para falar de uma parte da humanidade que finge não ver o mundo em crise, enquanto a sensibilidade aparece como possibilidade de resgate da vida. Os trabalhos apresentados discutem com linguagens diversas as crises do mundo.”

Mario Ramiro, professor 

 

 

Foto de salão com pedestais onde estão expostas esculturas em cerâmica. No primeiro plano, há uma escultura de lula, e no fundo há um conjunto de pequenas esculturas distribuídas em outros três pedestais, e à esquerda, há um pedestal menor com apenas uma escultura de tartaruga.
Obras da série brotamentos (2022-2024), de Fernando Aidar. A exposição Quando a casa queima reúne obras em diversos formatos, como esculturas, fotografias e desenhos. Foto: Weslley Andrade/ LAC-ECA

 

A exposição foi  promovida pelo PPGAV com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com entrada gratuita.

 

Serviço

Quando a casa queima

Período de visitação: de 30 de outubro a 14 de novembro de 2024

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Local: Espaço das Artes – EdA Rua da Praça do Relógio, 180, Cidade Universitária, São Paulo - SP

Entrada gratuita

 

 

 

 

 

 

 

Outras mostras e eventos

O EdA sediou e vai sediar outras mostras e eventos neste semestre. Ainda em outubro, o espaço sediou três exposições simultâneas: Mercúrio, Prata, Feltro e Barro, que envolveu o trabalho de 20 jovens artistas, Às Vezes o Universo Fala onde os Caminhos se Encontram, organizado por Laiani Gomes, estudante de Artes Visuais da ECA e Laixxmo, artista e arte-educadora formada na Unesp, e no__entre, de Antônio Yudi e Vinicius Barbosa, ambos graduandos da ECA. 

Foto de um saguão com cerca de cinco pessoas. No primeiro plano à direita, uma mulher jovem de cabelos curtos e escuros conversa com um homem de cabelo grisalho. No fundo e à esquerda, três pessoas conversam ao lado de um pedestal onde está um projetor.
O EdA também sedia, em seu auditório, debates e bate-papos que integram a programação das exposições, além de eventos acadêmicos como o XIII Congresso Internacional de Estética e História da Arte. Foto: Weslley Andrade/ LAC-ECA.

Em 2024, o EdA ainda recebe mais uma exposição, a tradicional mostra de formandos do curso de Artes Visuais, que vai acontecer de 2 de dezembro a 7 março de 2025. Organizada pelo professor Marco Gianotti, do CAP, a exposição reunirá os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da turma que colará grau no próximo ano. 

 

 

Todas as obras nesta matéria integraram a exposição Quando a casa queima.

 

 

Atualizado em 18 de novembro de 2024 com informações do término da exposição Quando a casa queima.
 
 

Foto de capa: Weslley Andrade/LAC-ECA.