Encontros de Educom e de História da Mídia recebem trabalhos até dia 30

Eventos aceitarão estudos de vários níveis de formação, inclusive de pessoas de fora do meio acadêmico

Vida acadêmica

O IX Encontro Brasileiro de Educomunicação acontece de 14 a 16 de novembro e pretende levantar discussões que relacionam Educomunicação, Direitos Humanos e Meio Ambiente. O objetivo é levantar propostas de soluções de problemas relacionados à sustentabilidade, a partir de ações de Educomunicação, aproximando essa área do cotidiano das pessoas. Quem promove o evento é a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e o curso de Comunicação Social – Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com apoio do Instituto Palavra Aberta.

Cartaz do evento. No centro do cartaz uma ilustração estilizada e colorida de duas pessoas, uma de cada lado, segurando um pequeno planeta Terra com uma planta crescendo nele. Abaixo o nome do evento em laranja, temática em bege e logotipos dos apoiadores abaixo. O fundo tem dois tons de bege divididos numa linha diagonal.
Cartaz do IX EDUCOM / Reprodução do site da ABPEducom

Para quem tiver interesse em apresentar estudos ou relatos de experiência relacionados ao tema do Encontro é preciso submeter um resumo expandido do trabalho até o dia 30 de setembro. A lista de trabalhos aprovados será divulgada no site no dia 1 de novembro.

O evento permite inscrições de pessoas em diferentes níveis de formação, incluindo estudantes de graduação, pós-graduação, mestres e doutores das áreas de Comunicação e Educação. É permitida também a inscrição de trabalhos de profissionais que atuam nos campos dos Direitos Humanos, Meio Ambiente, Tecnologias da Informação e da Comunicação, além de profissionais e integrantes de movimentos sociais e de classe.

O resumo expandido deverá ter de 8 a 10 mil caracteres, de acordo com as regras de participação do evento. Os trabalhos aprovados serão apresentados de forma virtual através de canal da plataforma do evento. Caso o trabalho aprovado tenha co-autoria, é necessária que os co-autores também sejam inscritos no site do evento para que todas as pessoas envolvidas no trabalho recebam certificado de participação.

Após aprovação do trabalho, o texto completo deverá ser entregue até o dia 20 de dezembro de 2022 para participar do processo de seleção para o e-book do evento. 

Para mais informações sobre o IX EDUCOM e detalhes sobre as inscrições de trabalhos, acesse o site do evento.

 

VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia 

 

Durante os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar), promove o VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. Ele será realizado na ECA, com o tema Reinventando as Independências: Conquistando novas democracias, que busca debater como as práticas comunicacionais e midiáticas se relacionam com a memória e a história dessa área. Questões como liberdade, democracia, o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna também estarão presentes. 

Até o dia 30 de setembro, docentes, pesquisadores e pós-graduandos poderão submeter artigos para exposição no encontro, por meio do preenchimento de um formulário. Discentes da graduação também podem participar, desde que em parceria com seus orientadores. Os artigos deverão ser enviados em forma de resumo expandido, com, no mínimo, 5 mil e, no máximo, 10 mil caracteres com espaços. 

Os trabalhos podem ser submetidos individualmente ou em coautoria. Nesse resumo expandido, os autores deverão apresentar introdução, objetivos, metodologia, resultados,  discussão e análise do material, bem como suas considerações e referências. Caso haja imagens, elas podem ser enviadas para o email alterjor@usp.br

Os temas dos textos devem se relacionar com um dos nove grupos temáticos (GTs) do evento, que abrangem a História de diversas áreas:

  • Cartaz de divulgação do evento, com o nome, o tema, o local e a data. Na porção esquerda da imagem, o logo do evento, que mescla os contornos de um livro aberto e do ícone da internet sem fio.
    Imagem: Divulgação 

    Jornalismo

  • Publicidade e das Relações Públicas
  • Mídia Digital; Mídia Impressa
  • Mídia Sonora
  • Mídias Audiovisuais;
  • Mídia Visual;
  • Mídia Alternativa;
  • Historiografia da Mídia.

Também há a possibilidade de enviar trabalhos em outras modalidades, como mesas-redondas, lançamentos de livros, oficinas e palestras. Para mais informações, acesse o site do evento
 


Imagem de capa / Reprodução: Krustovin Pixabay