Relembrando as pesquisas que foram notícia em 2023

Estudos da pós-graduação da ECA em destaque por serem premiados, inovadores ou por discutirem pautas relevantes da atualidade

Vida acadêmica

A pesquisa acadêmica em diversas áreas do conhecimento é parte importante do que faz a universidade pública. Na ECA, os seis programas de pós-graduação e os grupos de pesquisa englobam uma variedade de estudos realizados em cursos de pós-graduação stricto sensu nos níveis de mestrado e doutorado. 

A seguir, confira um resumo de matérias que foram ao ar no site da ECA em 2023 sobre pesquisas realizadas nos diferentes programas da Escola. 

 

Fotografia antiga em sépia de brincantes da Folia de Reis segurando estandartes, bandeiras e instrumentos musicais. Nela há um grupo de pessoas, majoritariamente homens posando em um terreno gramado. A maioria utiliza camisa social branca e calça escura e se encontra em pé. Uma mulher que está centralizada na imagem segurando uma bandeira enquanto outras duas pessoas estão agachadas ao seu lado utilizando máscaras e adornos.
Companhia de Reis dos Prudêncios de Cajuru.
Foto: Coleção Priscila Ribeiro 
 

Música

A pesquisadora Priscila Maria Ribeiro defendeu sua tese de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS), na área de concentração Etnomusicologia, sob a orientação da professora Flávia Camargo Toni. O estudo trata da Folia de Reis na cidade de Cajuru, no interior de São Paulo, mais precisamente da Companhia de Reis da família Prudêncio de Cajuru, grupo fundado no início do século XX na zona rural de Cajuru, o qual Priscila estuda desde 2011. 

A autora utilizou como metodologia de pesquisa uma abordagem qualitativa, considerando a etnografia como um dos processos de trabalho. Essa modalidade permite que o autor faça uma autorreflexão a fim de conectar experiências pessoais. De acordo com a autora, isso implica em ir além do pensar sobre o objeto de estudo para pensar com o objeto de estudo, uma vez que Priscila faz parte dessa cultura. Por estar inserida nesse contexto desde pequena, a pesquisadora se coloca no lugar de pesquisadora e participante.

Confira a matéria completa.

 

Ciência da Informação

A pesquisa de Walter Eler do Couto analisa a “pirataria de obras científicas”, comentando o debate existente sobre o assunto e tratando do movimento pelo acesso aberto às informações provenientes de pesquisas científicas. A tese de doutorado denominada Comunicação científica e direitos autorais: o acesso aberto e o avanço da pirataria foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da ECA. O trabalho teve orientação da professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira.

Muito do que é produzido pelos pesquisadores no meio da comunicação científica é  publicado por editoras comerciais, ou seja, para ter acesso à maioria dessas publicações, deve-se pagar. No entanto, para que um pesquisador realize seus estudos e desenvolva novos conhecimentos, ele precisa do conhecimento gerado por outras pesquisas. É nesse cenário que se inserem os questionamentos sobre o acesso aberto, pois muitos estudantes e pesquisadores não têm os recursos suficientes para acessar todas as publicações necessárias para seus estudos.

Veja a matéria completa no site da ECA.

 

CIências da Comunicação

A dissertação de mestrado de Laiara Alonso traz à tona a discussão sobre as redes sociais serem locais de maior diversidade de vozes do que a mídia tradicional. A pesquisa nomeada Diversidade no YouTube: Narrativas de Gênero, Identidade e Sexualidade pela Perspectiva de Youtubers Trans  foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) sob orientação da professora Brasilina Passarelli

A pesquisa analisa narrativas de youtubers transexuais e transgêneros, que tratam em seus vídeos de suas próprias experiências de como é viver a transexualidade. Para a realização do estudo, a autora analisou alguns youtubers:  Mandy Candy, Thiessita, Lucca Najar e Luca Scarpelli.  Dentre os cinco vídeos mais visualizados desses youtubers, ela selecionou os que tinham como principais assuntos diversidade, sexualidade e gênero. A partir do método da etnografia de tela, Laiara pôde mostrar o que contavam as narrativas desses vídeos e seus aspectos de convergência e divergência, além de explicar o motivo de instigar tanta curiosidade da audiência. 

Confira a reportagem.

 

Artes Cênicas 

Fotografia de uma mulher branca, de cabelos curtos, ondulados e grisalhos, usando óculos, relógio no pulso esquerdo e camiseta polo amarela. O enquadramento vai até a altura do peito. Com as duas mãos, segura o que parece ser uma bengala abaixo do queixo, enquanto olha para cima. Ao fundo cadeiras de plateia de teatro vazias de cor roxo escuro, colunas do teatro e luzes em formato de círculos pequenos espalhadas pelo teto.
Tunica começou sua trajetória como diretora musical e sonoplasta em 1969. 
Foto: reprodução/Facebook
 

Rafaella Uhiara, pesquisadora do Centro de Documentação Teatral (CDT) da ECA, no ano passado, começou a reunir uma equipe para se dedicar à criação de uma nova linha de pesquisa: o estudo do som em espetáculos teatrais. Para a doutora em Artes Cênicas, a sonoplastia compreende os sons de um espetáculo como um todo, o que faz com que a criação sonora seja complexa. A questão colocada é que não há vocabulário nem metodologia consolidada para se tratar de arquivos sonoros de teatro.

O projeto inclui o tratamento, preservação e disponibilização ao público do patrimônio da sonoplasta paulista Maria Antonia Ferreira Teixeira, conhecida como Tunica Teixeira, que está sob a guarda do CDT. Esse material ajudará a equipe do projeto a compreender o processo de criação sonora nos espetáculos teatrais, além de entender as mudanças tecnológicas pelas quais passaram esses espetáculos a partir de diferentes suportes. 

Confira a matéria completa no site da ECA.

 

Artes Visuais

No campo das artes visuais, o pesquisador Leandro de Oliva Costa Penha dialoga com os estudos de Paulo Freire. Sob a orientação da professora Sumaya Mattar, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Leandro defendeu a tese Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire. A pesquisa busca entender a relação da escola pública com o seu entorno, considerando a cultura local e os saberes populares no ensino das artes.

 

 Foto da tese de doutorado encadernada como um livro. A foto exibe a capa da tese com o título, subtítulo e nome do autor em letras pretas. O fundo é rosa claro com linhas pontilhadas em um tom de rosa mais escuro, formando figuras geométricas sobrepostas. O livro está sobre o verso de um tecido branco na horizontal com frases bordadas em vermelho. Atrás desse tecido há uma superfície de madeira.
Capa da tese Das Frestas dos Muros. - Foto: Divulgação

 

O trabalho foi desenvolvido analisando os objetos de pesquisa em duas tríades. Uma delas contendo passado, presente e futuro e a outra universidade, escola e território. Três experiências educacionais diferentes compunham os objetos de pesquisa, sendo elas a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o curso de extensão Arte e Educação para professores realizado pelo Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE) e as atividades do projeto social PALCO. 

Confira a reportagem.

 

Audiovisual 

O pesquisador e cineasta Renato Candido de Lima é formado em Audiovisual e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA USP, além de professor da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Sua tese de doutorado, orientada pelo professor Almir Almas, teve origem em suas experiências pessoais como realizador negro. 

Sua pesquisa é denominada Por uma política audiovisual preta no Brasil: estudo sobre a negritude dentro das políticas públicas audiovisuais brasileiras e as questões que envolvem ações afirmativas para produção audiovisual negra no Brasil e foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). A tese busca explicar e evidenciar a baixa participação de pessoas negras no audiovisual brasileiro e  propor ações para mudar este cenário. 

De acordo com o estudo, mesmo que exista um aparente crescimento da negritude na TV, há pouco espaço para os profissionais do audiovisual,  como diretores, roteiristas e diretores de fotografia, entre outros. Muitos deles dependem de políticas públicas para que seus trabalhos sejam viabilizados, cheguem ao público e conquistem notoriedade. Mas a pesquisa mostra como esse caminho é cheio de impedimentos. 

Confira a matéria completa.

 

 


Imagem de capa: Montagem a partir de fotos reproduzidas do currículo lattes dos pesquisadores. Em sentido horário: Renato Candido de Lima, Leandro de Oliva Costa Penha, Priscila Maria Ribeiro, Rafaella Uhiara, Laiara Alonso e Walter Eler do Couto.