INFORMÁTICA



ECA:
  • Site da ECA e Sistema de Reserva de Salas, utilize a senha única Senha única USP do UspDigital;
  • Para trocar a senha de logon no computador da rede ECA, acesse o Sistema de Usuários, logue com senha única Senha única USP do UspDigital, clique em Minha Conta (trocar senha da rede).
Serviços USP:
As revistas eletrônicas, e-books e bases de dados que a USP assina podem ser acessados por qualquer pessoa pelos computadores das bibliotecas. Se você for aluno, professor ou funcionário da USP, pode se cadastrar na rede VPN (Virtual Private Network) da USP e ter acesso a esses conteúdos.
 
O acesso aos conteúdos assinados/adquiridos pela CAPES somente estarão acessíveis utilizando o Portal de Periódicos CAPES.
 
Mais informações para cadastro na rede VPN da USP e acesso ao Portal de periódicos CAPES, acesse.
O que é Ambiente de Colaboração - USP MAIL?
A USP oferece a docentes, funcionários, alunos de graduação e pós-graduação, unidades, seções e departamentos o serviço de correio eletrônico (@usp.br) que permite  funcionalidades como compartilhamento de arquivos, agendas e atividades em grupo.
 
Como posso acessá-lo?
A conta de correio eletrônico pode ser acessada pela página http://email.usp.br/. Também é possível configurar seus leitores de e-mail como Outlook, Mozilla Thunderbird etc., para receber as mensagens eletrônicas diretamente no seu computador.
Acesse a STI pela página de tutoriais e saiba como configurar o seu equipamento e usar a funcionalidades do Ambiente de Colaboração.
 
Qual a validade da conta?
O endereço eletrônico para docentes e funcionários estará ativo até o desligamento do quadro de servidores ou em caso de aposentadoria.
O docente que, ao se aposentar, desejar manter seu endereço eletrônico, pode manifestar seu interesse por meio de uma solicitação formal encaminhada ao Centro de Computação Eletrônica da USP, com a anuência explícita do diretor da sua unidade de origem.
 
Como solicitar uma conta  de correio eletrônico?
Convencional
Os docentes, funcionários e alunos da graduação e pós-graduação podem solicitar a criação de uma conta de correio eletrônico clicando aqui.
 
Institucional
As contas institucionais são destinadas, exclusivamente, às unidades, departamentos, seções, laboratórios, cursos ou eventos oferecidos pela USP. Não são permitidas contas corporativas com endereços contendo nomes de pessoas físicas.
Para solicitar uma conta de correio eletrônico institucional é necessário:
  • Ser Funcionário ou Docente da Universidade São Paulo.
  • Ter a senha de acesso ao sistema USP Digital.
  • Estar de acordo com o Termo de Compromisso referente à utilização de correio eletrônico corporativo e preencher o formulário on-line com a justificativa da solicitação.
Para solicitar uma conta de correio eletrônico institucional clique aqui.
Uma conta institucional pode ter habilitado o recurso de gravação, para isso depois de criada a conta institucional solicite a habilitação do recurso de gravação clicando aqui.
 
Informações pelos telefones: (11) 3091-6442, (11) 3091-6441 ou por email para consulta@usp.br
O que faz o Projeto Pró-aluno?
O Programa Pró-Aluno coloca à disposição dos alunos de graduação da Universidade de São Paulo recursos básicos de informática. São 48 laboratórios instalados nas Unidades Universitárias, equipados com microcomputadores, softwares e impressoras, todos ligados à Internet. Todos os laboratórios dispõem de serviço de monitoria para apoio ao uso de seus recursos.
Para maiores Informações visite o site http://www.usp.br/proaluno.
 
Quem pode usar a Sala Pró-aluno da ECA?
Todos os alunos de Graduação da Escola de Comunicações e Artes.
 
Como obtenho a senha para utilizá-la?
Diretamente com o monitor(a) da sala.
 
Esqueci a senha, como conseguir uma nova?
Se você perdeu ou esqueceu seu nome de usuário ou a senha de acesso aos computadores da sala Pró-Aluno, é necessário avisar o(a) monitor(a) para que solicite uma nova senha.
 
Como funciona o sistema de impressão?
Cada aluno traz as folhas para impressão, que devem necessariamente ser A4 ou Carta, e só é permitida a impressão de material acadêmico.
Onde está localizada?
A Sala de Pesquisa está localizada junto da Sala Pró-Aluno.
 
Quem pode usar a Sala de Pesquisa?
Alunos de Pós-Graduação, alunos da EAD (Escola de Artes Dramáticas), alunos de Graduação em projetos de Iniciação Científica, funcionários e docentes da Escola de Comunicações e Artes.
 
Como obtenho um cadastro para utilizá-la?
Diretamente com o monitor(a) da sala.
 
Como funciona o sistema de impressão?
Cada aluno traz as folhas para a impressão, que necessariamente devem ser A4 ou Carta, e só é permitida a impressão de material acadêmico.
Esqueceu a senha da rede ECA? (Utilizada na sala de Pesquisa, Computadores da Rede ECA e WebMasters usuários de FTP)
Entre no site https://usuarios.sistemas.eca.usp.br, logue com Senha Única USP e troque sua senha.
 
Como eu troco minha senha da rede ECA?
Windows 7, 2000 e XP: Assim que estiver logado no sistema ECA, pressione as teclas Ctrl+Alt+Del simultaneamente, em seguida, clique em Change Password (Alterar Senha nas versões em Português), digite a senha atual e a nova senha duas vezes, em cada um dos espaços correspondentes.
 
Como obtenho a rede sem fio Eduroam?
Mais informações em http://eduroam.usp.br/.
Quem pode ter uma página no site da ECA?
Docentes e funcionários da ECA com projetos acadêmicos ou administrativos relacionados à ECA.
 
Como eu faço para ter uma página no site da ECA?
Antes de ter uma hospedagem fora da plataforma do site da ECA, não seria mais interessante que sua página estivesse abaixo da plataforma do site da ECA?
Veja algumas das vantagens:
  • Descentralização de publicação de conteúdo;
  • Os próprios funcionários/estagiários podem manter o conteúdo numa interface de fácil edição;
  • Funcionalidades como formulários de inscrições e solicitações de documentos online; banner de notícias ou imagens; tradução de conteúdo; calendário de eventos e outros de fácil implementação;
  • Busca por novas implementações mantidas pela Informática da ECA;
  • Atualizações de segurança da plataforma Drupal mantidas pela Informática da ECA;
  • Backup diário.
O que vemos como uma desvantagem, porém será analisado para a próxima versão do site da ECA é a questão de layout, mas temos exemplos como a página da Comissão de Relações Internacionais - CRINT, que mostra como pode isso pode ser trabalhado de forma adequada e satisfatória.
 
Nosso servidor de hospedagem suporta atualmente:
  • MySQL
  • PHP
Sobre incidentes de segurança e vulnerabilidades:

As hospedagens em nosso servidor possuem cabeçalhos que corroboram para evitar ataques maliciosos. Como efeito, algumas fontes de código externas podem acabar bloqueadas. Dessa forma, na fase de desenvolvimento e implantação da hospedagem, pode ser necessário identificar, através da console do navegador, as fontes externas que precisam ser adicionadas aos cabeçalhos para que a hospedagem carregue normalmente e de forma segura.

É de responsabilidade do solicitante manter atualizado (core, plugins/módulos, themes) do Gerenciador de Conteúdo - CMS (Wordpress, Drupal, etc), a fim de evitar vulnerabilidades e possíveis notificações de incidentes de segurança.

Recomendamos desabilitarem a funcionalidade de comentários no Wordpress.

Quando o CMS utilizado na hospedagem estiver desatualizado e havendo incidente de segurança, será avaliado o desligamento da hospedagem.

Para solicitar sua hospedagem, site ou página, primeiro tente obter a resposta das seguintes perguntas:
  1. Ter uma página na plataforma do site da ECA ou uma hospedagem no servidor da ECA?
  2. Qual o Título da página ou site?
  3. A que se refere a página (Núcleo de Pesquisa, Curso de Extensão, Página de Professor, etc.)?
  4. Qual o Endereço virtual, atalho, sigla ou apelido da página ou site?
  5. Terá banco de dados?
  6. Quem será o responsável por publicar e manter o conteúdo da página ou site?
  7. Quem será o responsável técnico por manter ou desenvolver o site (Webmaster)?
Com as respostas abra uma Solicitação de Hospedagem em nosso Sistema de Chamados.
A USP também possui uma Incubadora de sites em Wordpress, saiba mais em http://sites.usp.br/

Para acesso FTP recomendamos utilizar um cliente FTP como por exemplo o FileZilla.

Após  sua instalação, configure de acordo com as imagens abaixo:

  1. Clique no botão ;
  2. Clique no botão ;
  3. Configure o "Novo site" de acordo com as imagens abaixo:
  4.  

    Na Aba "Avançado":

    Na Aba "Configurações de transferência":

  5. Clique em .

ATENÇÃO:

  • Faça um backup dos arquivos antes de fazer as alterações;
  • Faça "Download" dos arquivos a serem alterados;
  • Altere as informações localmente, visualize em seu navegador e depois faça "Upload" dos arquivos alterados.
  1. Acesse sua hospedagem através de um cliente FTP, como indicado em "Como acessar o FTP?";
  2. Faça Download dos arquivos de seu site, como indicado abaixo:
    Selecione todos os arquivos/pastas na coluna "Endereço remoto", conforme a imagem abaixo:

     

    Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Baixar", a seguinte janela será aberta.

    Marque a opção
    e cliquem em "OK":
    Após a baixar os arquivos, observe nas abas inferiores se não existem "Arquivos na fila" ou em "Transferências com falha", conforme a imagem abaixo:

  3. Antes de alterar qualquer arquivo crie uma cópia da pasta local de seu site com outro nome. Ex.: nome-do-site-data-de-alteracao. Este será seu ponto de restauração, caso aconteça algum imprevisto;
  4. Altere e salve os arquivos/informações com o seu editor HTML/PHP preferido;
  5. Selecione os arquivos alterados e faça um Upload para atualizar os arquivos no servidor. O Upload é o inverso do Download. Para fazer Upload, basta selecionar os arquivos/pastas alterados na coluna "Endereço local", clicar com o botão direito do mouse e escolher a opçao "Upload";
  6. Acesse o site e verifique as atualizações feitas. Caso algo esteja errado, utilize os arquivos da pasta backup para voltar a situação anterior a atualização.
Ramais Comuns
ITEM DESCRIÇÃO DA FACILIDADE CÓDIGO DE ATIVAÇÃO
1 BLOQUEIO DE CHAMADAS A COBRAR AUTOMÁTICO
2 DESVIO DE CHAMADAS VARIÁVEL * 14
3 DESVIO DE CHAMADAS EM CASO DE OCUPADO *23
4 CANCELA DESVIO DE CHAMADAS # 14
5 DESVIO DE CHAMADAS EM CASO DE NÃO ATENDIMENTO *21
6 DESVIO DE CHAMADAS A DESTINOS EXTERNOS * 14
7 BOTÃO DE SINALIZAÇÃO ( FLASH ) CONFERÊNCIA A TRÊS BOTÃO FLASH
8 ESTACIONAMENTO PRIVATIVO DE CHAMADAS * 71
9 ESTACIONAMENTO GERAL DE CHAMADAS * 30 a * 39
10 REDISCAGEM DO ÚLTIMO NÚMERO DISCADO * 24
11 RECHAMADA AO ÚLTIMO RAMAL CHAMADOR * 89
12 ATIVAÇÃO DE MENSAGEM EM ESPERA * 81
13 RESPOSTA DE MENSAGEM EM ESPERA # 81
14 CAPTURA DE CHAMADAS DIRECIONADA ( INDIVIDUAL ) *86
15 CAPTURA DE CHAMADAS EM GRUPO * 11
16 CHAMADA ABREVIADA PARA RAMAL PARCEIRO * 88
17 PROGRAMA SELEÇÃO ABREVIADA INDIVIDUAL ( AGENDA ) # 13
18 SELEÇÃO ABREVIADA INDIVIDUAL ( AGENDA ) *13
19 CONSULTA PENDULAR * 84
20 CHAMADA DE RETORNO AUTOMÁTICA PARA RAMAL ( CALL-BACK ) *88
21 ATIVA CADEADO ELETRÔNICO * 82 (Código + senha)
22 DESATIVA CADEADO ELETRÔNICO # 82 (Código + senha)
23 GRUPO CONSECUTIVO DE RAMAIS ( CIRCULAR, TERMINAL, PILOTO ) PROGRAMAÇÃO NA CENTRAL

 

VOIP
ITEM DESCRIÇÃO DA FACILIDADE CÓDIGO DE ATIVAÇÃO
1 BLOQUEIO DE CHAMADAS A COBRAR AUTOMÁTICO
2 ATIVA DESVIO DE CHAMADAS VARIÁVEL * 14
3 ATIVA DESVIO DE CHAMADAS EM CASO DE OCUPADO * 23
4 ATIVA DESVIO DE CHAMADAS EM CASO DE NÃO ATENDIMENTO * 21
5 ATIVA DESVIO DE CHAMADAS A DESTINOS EXTERNOS * 14
6 ATIVA DESVIO DE CHAMADAS PARA LIGAÇÕES EXTERNAS * 20
7 ATIVA DESVIO DE CHAMADAS PARA LIGAÇÕES INTERNAS * 19
8 ATIVA DESVIO DE CHAMADAS EM CASO DE OCUPADO E NÃO ATENDIMENTO * 22
9 CANCELA DESVIO DE CHAMADAS # 14
10 CONFERÊNCIA A TRÊS *875
11 ESTACIONAMENTO PRIVATIVO DE CHAMADAS * 71
12 ESTACIONAMENTO GERAL DE CHAMADAS * 30 A * 39
13 REDISCAGEM DO ÚLTIMO NÚMERO DISCADO * 24
14 ATIVAÇÃO DE CHAMADA EM ESPERA * 81
15 RESPOSTA DE MENSAGEM EM ESPERA # 81
16 CAPTURA DE CHAMADAS DIRECIONADA ( INDIVIDUAL ) * 86
17 CAPTURA DE CHAMADAS EM GRUPO * 11
18 SELEÇÃO ABREVIADA INDIVIDUAL ( AGENDA ) # 13
19 PROGRAMA SELEÇÃO ABREVIADA INDIVIDUAL ( AGENDA ) * 13
20 CONSULTA PENDULAR * 84
21 CHAMADA DE RETORNO AUTOMÁTICA PARA RAMAL ( CALL-BACK ) * 88
22 ATIVA CADEADO ELETRÔNICO * 82 (Código + senha)
23 DESATIVA CADEADO ELETRÔNICO # 82 (Código + senha)
24 GRUPO CONSECUTIVO DE RAMAIS ( CÍCLICO, LINEAR ) PROGRAMAÇÃO NA CENTRAL
25 MENSAGEM *54 + RAMAL
26 CANCELA MENSAGEM *55 + RAMAL
Muitas vezes podemos fazer uma reunião com pessoas participando "virtualmente" online em alguns aplicativos disponíveis, por exemplo: Skype e Google Meet.
Clique aqui para visualizar tutoriais para se utilizar estes aplicativos.
O que é IPTV?
IPTV é um serviço de transmissão de eventos ao vivo pela internet.
 
Que tipos de eventos podem ser transmitidos?
Todos os eventos acadêmicos e administrativos de interesse da Escola, realizadas nas dependências internas da ECA ou em auditórios que possuam condições técnicas para isto.
 
Quem pode solicitar?
Todos os docentes e funcionários da ECA.
 
Como solicito o serviço?
Após efetuar a reserva de uma sala você deve  preencher o formulário, com antecedência mínima de uma semana antes do evento, para que seja feito o cadastro no CCE e os equipamentos sejam preparados.
 
Qual o endereço do site que será transmitido?
O endereço do site é http://www.iptv.usp.br/portal/home. No dia e horário do evento deve-se acessar o link Hoje na aba Transmissões do menu.
 
Porque devo solicitar ao Serviço Técnico de Tecnologia da Informação da ECA?
O Serviço Técnico de Tecnologia da Informação da Unidade é responsável pela montagem, preparação e monitoramento da transmissão.
 
Qual a diferença entre IPTV e Videoconferência?
No IPTV a transmissão é feita pela Internet e o receptor é, necessariamente, apenas um espectador, enquanto na Videoconferência a comunicação pode ser interativa, entre um número limitado de receptores.
 
Como deixar o vídeo disponível na internet?
Quando você preenche o formulário de solicitação através do site da STI, a autorização de postagem do vídeo no site do IPTV é enviada automaticamente para o e-mail cadastrado no formulário. Basta imprimir e entregar esta autorização na STI/ECA assinada pelo responsável do evento e o vídeo da apresentação será disponibilizado no site do IPTV.
O que é Videoconferência?
É uma tecnologia que permite realizar virtualmente palestras, treinamentos, entrevistas, aulas, participação em bancas de defesas de teses, reuniões, etc. considerando que seja necessária a interação e comunicação por audiovisual entre participantes ou grupos de participantes que não estejam no mesmo local.
 
Que tipos de eventos podem ser transmitidos?
Todos os eventos acadêmicos e administrativos de interesse da Escola.
 
Quem pode solicitar?
Todos os docentes e funcionários da ECA.
 
Como solicito o serviço?
Para solicitar o serviço de Videoconferência você deve, após efetuar a reserva da sala Egon Shaden ou a sala de reuniões nº 108, preencher devidamente o formulário, com antecedência mínima de 3 (três) semanas antes do evento, para que seja feito o contato com o destinatário e os equipamentos sejam preparados.
 
O evento será transmitido pela Internet?
Não. Apenas os envolvidos no evento poderão participar.
 
Porque devo solicitar ao Serviço Técnico de Tecnologia da Informação da ECA?
A Seção Técnica de Informática da Unidade é o responsável pela montagem, preparação e monitoramento da transmissão.
 
Qual a diferença entre IPTV e Videoconferência?
No IPTV a transmissão é feita pela Internet e o receptor é, necessariamente, apenas um espectador, enquanto na Videoconferência a comunicação pode ser interativa, entre um número limitado de receptores.

O código PHP abaixo descreve como utilizar a porta 587 do SMTP USP para envio de e-mails a partir de sites hospedados no servidor LINUX da ECA.

/* ENVIA E-MAIL COM A CLASSE PHPMAILER E ATENTICANDO SMTP NA PORTA 587 */
require("/var/www/sistemas/template/php/phpmailer/class.phpmailer.php");
$mail = new PHPMailer();
//$mail->SMTPDebug  = 2; // enables SMTP debug information (for testing)
$mail->IsSMTP(); // ajusto o email para utilizar protocolo SMTP
$mail->SMTPAuth = true;  // ativo a autenticação SMTP, no caso da USP é necessário
$mail->Port = 587; // ajusto a porta de smt a ser utilizada. Neste caso, a 587 que a USP utiliza
$mail->Username = 'usuario'; // Usuário SMTP da conta USP
$mail->Password = 'senha'; // Senha do usuário SMTP da conta USP
$mail->Host = 'smtp.usp.br'; // especifico o endereço do servidor smtp da USP
$mail->SetFrom('usuario@usp.br', 'nome do usuario'); // Email e nome de quem envia o email
$mail->AddAddress('destino@destino', 'nome do destinatario'); // Endereço e/ou nome de quem vai receber o email, o nome é opcional
//$mail->AddAddress('outroemail@xxx.xxx.xx'); // Mais um endereço, equivalente a vírgula
$mail->WordWrap = 50; // quebra linha sempre que uma linha atingir 50 caracteres
$mail->IsHTML(false); // ajusto envio do email no formato HTML
$mail->Subject = $subject; // Aqui colocar o assunto do email
$mail->Body     = $body; // Aqui colocar o corpo do email
//$mail->AltBody = "Este é o corpo da mensagem para usuários que possuem a opção de ver o html do email desativada em seu cliente de email";
if(!$mail->Send())
{
	echo "Mensagem não pode ser enviada."; 
        echo "Erro: " . $mail->ErrorInfo; exit; 
}