CCA | Departamento de Comunicações e Artes

Grupos de pesquisa lançam ferramenta de busca de dados sobre a violência contra jornalistas

AGENDA

Equipes dos grupos de pesquisa COM+ e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) promovem no dia 30 de novembro, às 12h, o lançamento de uma ferramenta que irá auxiliar pesquisadores e profissionais de comunicação na pesquisa de dados sobre casos de violência contra jornalistas no Brasil. O evento é on-line e terá transmissão ao vivo pelo Canal da ECA no Youtube.

A ferramenta de pesquisa automatiza a busca e o cruzamento de dados da série histórica dos Relatórios de Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), ampliando as possibilidades de conhecimento e acesso dos dados destas violências: no índice global de Liberdade de Imprensa, elaborado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o Brasil ocupa em 2022 o 110º lugar entre 180 países, caracterizando uma posição sensível entre os 10 piores países da América Latina para o exercício da profissão. Bilíngue (português e inglês), a ferramenta também gera gráficos que localizam as ocorrências nos Estados do país, bem como um gráfico de barras que compara padrões ao longo dos anos.

Ferramenta Com Mais

Print de uma tela da ferramenta de busca. Na imagem, o mapa do Brasil, dividido pelos Estados, aparece à esquerda. Os estados estão em cores diferentes: verde e tons de vermelho escuro, alguns mais claros e outros mais intensos. À direita, diferentes campos de busca para filtrar informações: ano, mês, mídia, estado, tipo, categoria de agressor, gênero etc. Acima do mapa e dos campos de busca, uma nota explicativa sobre o uso da ferramenta.

Ferramenta de pesquisa de dados sobre a violência contra jornalistas, desenvolvida por grupos de pesquisa da ECA

A iniciativa faz parte do convênio de mobilidade de pós-graduação docente e discente internacional Safety Matters: research and education on the Safety of Journalists, em parceria com a Oslo Metropolitan University (Noruega), University of the Witwaterstrand Johanneburg (África do Sul) e a University of Tulsa (EUA), financiado pelo Research Council of Norway, sob a coordenação da professora Daniela Oswald Ramos, docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e Elizabeth Saad, professora sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

Além das coordenadoras do projeto, participam do lançamento: Samira de Castro, Presidente executiva da FENAJ; Maria José Braga, jornalista e ex-presidente FENAJ; e Marcelo Soares, jornalista e diretor do estúdio de inteligência de dados Lagom Data e membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

A iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM).

Serviço:

Lançamento de ferramenta de busca para pesquisa sobre dados de violência contra jornalistas

Data: 30 de novembro, quarta-feira

Horário: 12h às 13h15

Evento on-line com transmissão ao vivo pelo Canal da ECA no YouTube.